Como aproveitar ao máximo os antioxidantes do chá?

20 de janeiro de 2020
Os antioxidantes do chá são um dos seus principais ingredientes e fazem dessa bebida uma das mais consumidas no mundo. Para tirar proveito dos seus benefícios, é necessário saber como prepará-la.

Sabemos que as infusões têm muitos nutrientes e propriedades. No entanto, nem sempre estamos cientes de como podemos aproveitar ao máximo os antioxidantes do chá. Neste artigo, daremos algumas dicas para você aproveitá-los ao máximo!

As propriedades antioxidantes do chá

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e isso se deve não apenas ao sabor e às várias combinações, mas também às suas excelentes propriedades. Sem dúvida, o mais interessante é o seu efeito antioxidante, ou seja, de prevenção do envelhecimento.

As ervas usadas para fazer um chá têm ações muito úteis quando se trata de reparar os tecidos. É por isso que se diz que beber uma infusão por dia é o melhor “antirrugas” que podemos experimentar.

No entanto, isso não é tudo. O chá também tem a capacidade de inibir o crescimento de tumores, reduzir os níveis de colesterol no sangue, melhorar o sistema imunológico e fortalecer a função digestiva.

Os antioxidantes do chá de acordo com cada tipo e suas propriedades

Se você gosta de chá, provavelmente sabe que existem diferentes tipos ou variedades. Além da cor e sabor específicos, eles também oferecem benefícios diferentes. Preste atenção a algumas das classes de chá mais populares:

1. Chá verde

É a infusão com maiores benefícios à saúde, pois afeta diretamente o metabolismo da gordura, previne o envelhecimento celular e reduz o risco de câncer. Para consumi-lo, não use água a mais de 80 °C e deixe repousar por pouco tempo.

As propriedades antioxidantes do chá

2. Chá vermelho

Também conhecido como Pu Ehr, é produzido apenas na província chinesa de Yunnan. O chá do imperador (antigamente, apenas os líderes o bebiam) regula o colesterol e o ácido úrico, ajuda a reduzir as celulites e melhora a digestão, circulação e pressão.

3. Chá branco

Se você quiser aproveitar os antioxidantes do chá, não hesite em consumir o chá branco. Nos tempos antigos, acreditava-se ser um elixir para a vida eterna.

Atualmente, sabe-se que ele combate os radicais livres, reduz os níveis de açúcar no sangue, previne o envelhecimento prematuro, fortalece os cabelos e fornece as vitaminas C e E. Recomenda-se consumi-lo puro, sem leite ou adoçantes.

4. Chá preto

É o mais utilizado no Ocidente, com um sabor forte e aromático e com uma grande contribuição de teína. Perfeito para ativar o metabolismo pela manhã, pode ser combinado com leite, creme, limão, mel, açúcar ou o que quisermos. Não é recomendado deixá-lo descansar demais, dada a sua alta oxidação.

5. Chá azul

O Oolong é um chá entre o verde e o preto. Tem um sabor frutado e oferece propriedades purificadoras e digestivas. Entre os chás azuis, podemos destacar o jasmim, com um sabor suave e delicioso.

Como aproveitar os antioxidantes do chá

Como primeira medida, é muito importante que você mantenha os chás em latas escuras hermeticamente fechadas, porque o sabor e as propriedades são alterados com a luz, calor, umidade ou oxidação. Recomendamos que você os armazene em local fresco, em um armário e nunca na geladeira.

Ao prepará-lo, lembre-se de que quanto mais tempo o deixar repousar, mais escuro e forte será o sabor. Os chineses usam um bule de chá diferente para cada variedade, mas você não precisa fazer o mesmo. Lavar bem o recipiente após o uso será suficiente.

Como aproveitar os antioxidantes do chá

O método mais comum para tirar proveito das propriedades antioxidantes do chá é através da infusãoPara fazer isso, devemos colocar as folhas em uma tigela, despejar a água quente e aguardar alguns minutos antes de consumir.

Embora tudo dependa do tipo de chá, estima-se que você precise deixar as ervas por dois a cinco minutos.

Nas lojas, você pode comprar diferentes utensílios para realizar a cerimônia do chá… Mesmo se for preparar apenas para si mesmo! Os infusores ou mugs são ideais, mas você também pode usar copos térmicos ou a sua xícara preferida.

No entanto, se você deseja preparar o chá como um profissional asiático, recomendamos que você compre um gaiwan, um elemento típico da China (mas que está disponível em todo o mundo) que consiste em um pires, uma xícara e uma tampa.

Seu uso é realmente simples: coloque as folhas de chá na tigela, despeje a água quente, tampe e deixe repousar. Finalmente, despeje a água em uma tigela ou copo e aproveite.

Para tirar proveito de todas as propriedades antioxidantes do chá, é aconselhável consumir entre uma e três xícaras por dia. Além de ser um hábito muito saudável, você notará que esse será um momento muito particular de relaxamento!

  • Valenzuela B., A. (2004). El consumo de té y la salud: características y propiedades benéficas de esta bebida milenaria. Revista Chilena de Nutrición. https://doi.org/10.4067/s0717-75182004000200001