3 alimentos que podem acelerar seu metabolismo

14 de outubro de 2019
Descubra os três alimentos que, por suas propriedades ideais para acelerar o metabolismo, serão seus aliados para perder peso.

Se você quiser perder peso, deve estar interessado em acelerar seu metabolismo. Isso pode ser alcançado ao incluir em sua dieta uma série de alimentos. É uma maneira fácil, saudável e completamente natural de atingir seu peso ideal.

No texto a seguir, falaremos sobre a importância de acelerar o metabolismo e como essa alteração pode afetar seu peso corporal. O melhor de tudo é que existem vários alimentos muito apetitosos que ajudarão você a atingir o seu objetivo.

Como já dissemos em outras ocasiões, exercício e alimentação equilibrada são duas coisas básicas que não podemos deixar de lado se quisermos alcançar o objetivo de perder peso e mantê-lo ao longo do tempo. De qualquer forma, existem alimentos que ajudarão você a atingir seus objetivos mais rapidamente.

Por que é preferível ter um metabolismo rápido?

Em muitas ocasiões ouvimos falar da importância da taxa de metabolismo. Explicado de uma maneira muito simples, pode-se dizer que é a velocidade com que o corpo processa e queima os alimentos que ingerimos.

Se o metabolismo for lento, levará mais tempo para digerir e processar os alimentos. Como consequência, haverá uma maior tendência a acumular gordura e, portanto, a ganhar peso. Em vez disso, as pessoas que têm um metabolismo mais rápido queimam nutrientes com mais eficiência e evitam o acúmulo de gordura.

Essa velocidade pode ser modificada até certos níveis. Uma maneira de conseguir isso é através do consumo de certos alimentos. Graças às suas propriedades, eles fazem com que o corpo trabalhe com mais eficiência e queime alimentos em menos tempo.

De qualquer forma, é preciso levar em consideração que o metabolismo depende em parte da genética de cada pessoa. É por isso que, naturalmente, existem pessoas cujo metabolismo é mais rápido e outras em que ele trabalha mais devagar.

Também é importante observar que o metabolismo diminui com o tempo. A partir dos 40 anos, esse processo começa a ser notavelmente mais lento.

3 alimentos para acelerar o metabolismo

Como acabamos de comentar, qualquer que seja o nosso metabolismo, podemos acelerá-lo. Aqui, apresentaremos uma lista dos alimentos que nos ajudarão a alcançar esse objetivo.

3 alimentos para acelerar o metabolismo

1. Café para acelerar o metabolismo

Não podemos falar sobre alimentos que aceleram o metabolismo sem mencionar o café. Essa bebida, que é um alimento básico no café da manhã de milhões de pessoas em todo o mundo,  é um dos alimentos que mais afetam a aceleração do metabolismo.

Todos nós notamos o efeito do café no corpo. Essa bebida cria uma sensação de nervosismo causada pela cafeína. Quando ingerido, o corpo libera adrenalina e a frequência cardíaca acelera. Como resultado de tudo isso, o corpo acelera o gasto de energia basal em até 15%.

O que você precisa manter em mente é que, muitas vezes, o café é acompanhado por uma quantidade considerável de açúcarNesse caso, é inútil tomar café para acelerar o metabolismo se, ao mesmo tempo, estivermos bebendo quantidades exorbitantes de açúcar.

2. Frutas

A fruta é outro dos alimentos que serão nossos grandes aliados para acelerar o metabolismo. Graças ao seu alto teor de água, elas exercem um efeito diurético no corpo que contribui para a expulsão das toxinas. Além disso, elas contêm vitaminas que são antioxidantes muito eficazes.

Frutas

Se quisermos perder peso, é melhor optar pelas frutas que contêm menos açúcar. Embora o açúcar intrínseco aos alimentos nunca seja tão prejudicial quanto o adicionado, não devemos abusar. Além disso, escolha aquelas frutas que tiverem a maior quantidade de água, porque elas cumprirão melhor a função diurética.

3. Alimentos picantes para acelerar o metabolismo

Talvez os alimentos picantes sejam os mais desconhecidos de todos aqueles que aceleram o metabolismo. As pimentas fazem com que o corpo processe os alimentos de forma mais rápida e eficiente. Todos nós notamos como sentimos calor e começamos a suar depois de experimentar um alimento picante.

Alimentos picantes para acelerar o metabolismo

É exatamente por isso que esse alimento é tão eficaz. O alimento picante causa um aumento na transpiração e calor, o que faz com que o metabolismo trabalhe até 20% mais rápido durante as horas após a sua ingestão.

Em resumo, essas são três opções muito fáceis de adicionar à dieta, com as quais também podemos otimizar o metabolismo.

Se você quiser saber mais sobre esse processo e avaliar seu funcionamento em seu corpo, consulte um nutricionista de confiança para elaborar um plano de acordo com as suas necessidades.

  • Albero, R., Sanz, A., & Playán, J. (2004). Metabolismo en el ayuno. Endocrinología y Nutrición. https://doi.org/10.1016/S1575-0922(04)74599-4.
  • Lozano, A. (2010). Metabolismo. In L. E. Beltrán, F. Gutierrez, & G. Rozo Torres (Eds.), Biología: Conceptos y fundamentos básicos. (Segunda ed, pp. 145–164). Bogotá- Colombia: Fundación de Bogotá Jorge Tadeo Lozano. https://doi.org/10.1111/j.1365-2583.2010.01024.x.Decreased
  • Ballesteros, A Chico; Gamboa Ramon Alberto, A. L. V. (2010). Dietoterapia, nutrición clínica y metabolismo. (D. A. de L. R. D. B. Guerrero & Pedro P. García Luna., Eds.), Diaz de Santos(Volume: 25, p. 879). Diaz de Santos. https://doi.org/10.3305/nh.2010.25.6.5134
  • Oliveira, R., & Meneguz, M. (2001). Metabolismo de carbohidratos. Revista de Endocrinología y Nutrición Revista de Endocrinología y Nutrición Abril-Junio9(2), 77–85. https://doi.org/10.1097/TP.0b013e3181e117b4