Logo image
Logo image

Como aproveitar ao máximo os antioxidantes do chá?

4 minutos
Os antioxidantes do chá são um dos seus principais ingredientes e fazem dessa bebida uma das mais consumidas no mundo. Para tirar proveito dos seus benefícios, é necessário saber como prepará-la.
Como aproveitar ao máximo os antioxidantes do chá?
Última atualização: 20 janeiro, 2020

Sabemos que as infusões têm muitos nutrientes e propriedades. No entanto, nem sempre estamos cientes de como podemos aproveitar ao máximo os antioxidantes do chá. Neste artigo, daremos algumas dicas para você aproveitá-los ao máximo!

As propriedades antioxidantes do chá

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e isso se deve não apenas ao sabor e às várias combinações, mas também às suas excelentes propriedades. Sem dúvida, o mais interessante é o seu efeito antioxidante, ou seja, de prevenção do envelhecimento.

As ervas usadas para fazer um chá têm ações muito úteis quando se trata de reparar os tecidos. É por isso que se diz que beber uma infusão por dia é o melhor “antirrugas” que podemos experimentar.

No entanto, isso não é tudo. O chá também tem a capacidade de inibir o crescimento de tumores, reduzir os níveis de colesterol no sangue, melhorar o sistema imunológico e fortalecer a função digestiva.

Os antioxidantes do chá de acordo com cada tipo e suas propriedades

Se você gosta de chá, provavelmente sabe que existem diferentes tipos ou variedades. Além da cor e sabor específicos, eles também oferecem benefícios diferentes. Preste atenção a algumas das classes de chá mais populares:

1. Chá verde

É a infusão com maiores benefícios à saúde, pois afeta diretamente o metabolismo da gordura, previne o envelhecimento celular e reduz o risco de câncer. Para consumi-lo, não use água a mais de 80 °C e deixe repousar por pouco tempo.

Some figure

2. Chá vermelho

Também conhecido como Pu Ehr, é produzido apenas na província chinesa de Yunnan. O chá do imperador (antigamente, apenas os líderes o bebiam) regula o colesterol e o ácido úrico, ajuda a reduzir as celulites e melhora a digestão, circulação e pressão.

3. Chá branco

Se você quiser aproveitar os antioxidantes do chá, não hesite em consumir o chá branco. Nos tempos antigos, acreditava-se ser um elixir para a vida eterna.

Atualmente, sabe-se que ele combate os radicais livres, reduz os níveis de açúcar no sangue, previne o envelhecimento prematuro, fortalece os cabelos e fornece as vitaminas C e E. Recomenda-se consumi-lo puro, sem leite ou adoçantes.

4. Chá preto

É o mais utilizado no Ocidente, com um sabor forte e aromático e com uma grande contribuição de teína. Perfeito para ativar o metabolismo pela manhã, pode ser combinado com leite, creme, limão, mel, açúcar ou o que quisermos. Não é recomendado deixá-lo descansar demais, dada a sua alta oxidação.

5. Chá azul

O Oolong é um chá entre o verde e o preto. Tem um sabor frutado e oferece propriedades purificadoras e digestivas. Entre os chás azuis, podemos destacar o jasmim, com um sabor suave e delicioso.

Como aproveitar os antioxidantes do chá

Como primeira medida, é muito importante que você mantenha os chás em latas escuras hermeticamente fechadas, porque o sabor e as propriedades são alterados com a luz, calor, umidade ou oxidação. Recomendamos que você os armazene em local fresco, em um armário e nunca na geladeira.

Ao prepará-lo, lembre-se de que quanto mais tempo o deixar repousar, mais escuro e forte será o sabor. Os chineses usam um bule de chá diferente para cada variedade, mas você não precisa fazer o mesmo. Lavar bem o recipiente após o uso será suficiente.

Some figure

O método mais comum para tirar proveito das propriedades antioxidantes do chá é através da infusãoPara fazer isso, devemos colocar as folhas em uma tigela, despejar a água quente e aguardar alguns minutos antes de consumir.

Embora tudo dependa do tipo de chá, estima-se que você precise deixar as ervas por dois a cinco minutos.

Nas lojas, você pode comprar diferentes utensílios para realizar a cerimônia do chá… Mesmo se for preparar apenas para si mesmo! Os infusores ou mugs são ideais, mas você também pode usar copos térmicos ou a sua xícara preferida.

No entanto, se você deseja preparar o chá como um profissional asiático, recomendamos que você compre um gaiwan, um elemento típico da China (mas que está disponível em todo o mundo) que consiste em um pires, uma xícara e uma tampa.

Seu uso é realmente simples: coloque as folhas de chá na tigela, despeje a água quente, tampe e deixe repousar. Finalmente, despeje a água em uma tigela ou copo e aproveite.

Para tirar proveito de todas as propriedades antioxidantes do chá, é aconselhável consumir entre uma e três xícaras por dia. Além de ser um hábito muito saudável, você notará que esse será um momento muito particular de relaxamento!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Valenzuela B., A. (2004). El consumo de té y la salud: características y propiedades benéficas de esta bebida milenaria. Revista Chilena de Nutrición. https://doi.org/10.4067/s0717-75182004000200001

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.