Alongamentos no escritório: conheça 4 exercícios

12 de setembro de 2019
O estilo de vida imposto pelas profissões de hoje não é inteiramente saudável. Precisamos agir para melhorar nossa saúde, e os alongamentos a seguir podem nos ajudar com isso.

Os alongamentos no escritório podem dar a dose de energia necessária para continuar a jornada de trabalho. Além disso, são saudáveis para os músculos, ligamentos e articulações.

Trabalhar em um escritório pode parecer simples e conveniente. No entanto, a exaustão mental e física está presente na maior parte do tempo. Por essa razão, procurar opções para permanecer ativo e vigoroso é algo completamente necessário.

Falta de movimento, um mal comum hoje em dia

Estar por muitas horas sentado na frente de um computador ou de uma mesa e não fazer nenhum tipo de atividade física aumenta o nível de letargia, câimbras, sono, fadiga, entre outros problemas que prejudicam seu corpo e seu trabalho.

Antes disso, para despertar a mente e o corpo, você pode fazer alongamentos simples que não exigem muito esforço. Dessa forma, você pode manter seus músculos e seu cérebro oxigenados para cumprir todas as tarefas do seu dia de trabalho e preservar sua saúde.

1. Estique os músculos das costas e braços

Esse alongamento é ideal para exercitar a coluna vertebral, os braços e ombros. Além disso, também estabiliza a postura e reduz as dores na lombar. Para realizá-lo, siga estas etapas:

  • Sente-se na beira de uma cadeira, entrelace as mãos e estenda os braços para cima. Mantenha as costas retas e olhe para a frente, respire profundamente e com calma.
  • Agora separe as mãos e abaixe os braços como se desenhasse um círculo. Coloque as mãos atrás de você segurando as costas da cadeira.
  • Em seguida, estique os braços e puxe o peito arqueando as costas. Mantenha essa posição por dez segundos.

2. Estiramento da perna

Manter a boa circulação é essencial para os seres humanos, especialmente para aqueles que permanecem na mesma posição por muito tempo.

Dobrar-se tocando as pontas dos pés ajuda a circulação do fluxo sanguíneo nas pernas, o que evita varizes, celulites, cólicas e dor. Além disso, refresca a mente e estabiliza a frequência cardíaca. Coloque em prática da seguinte maneira:

  • Sentado: coloque sua cadeira em um lugar que permita esticar completamente as pernas. Com as costas retas, incline-se para a frente e tente tocar as pontas dos pés. Se você não alcançar as pontas dos seus pés, não se preocupe, eventualmente você vai conseguir. O importante é não forçar seus músculos. O objetivo do alongamento é relaxar e alongar as fibras musculares, portanto você não deve se sobrecarregar.
Alongamentos: como se tornar mais saudável

  • Em pé: levante-se com os pés juntos e toque as pontas dos pés. Se você não alcança, pode fazer a posição de ‘mesa’ inclinando-se para frente até que você tenha a coluna reta, simulando uma superfície plana.

3. Alongamentos para pescoço e ombros

O pescoço e ombros são áreas que tendem a acumular muito estresse e fadiga. Portanto, esticá-los é conveniente para liberar a tensão e diminuir qualquer tipo de desconforto.

Para alongar os ombros e o pescoço, execute os seguintes movimentos:

  • Posicione sua cabeça para trás, ou seja, olhando para cima. Em seguida, para baixo. Alterne esses movimentos cerca de quatro vezes. Agora faça o mesmo, mas virando a cabeça da esquerda para a direita. Em seguida, mova a cabeça de maneira circular para o lado direito e depois para o lado esquerdo. Repita esse exercício cerca de cinco vezes de forma relaxada e descontraída.
Alongamentos no escritório: como fazer?

  • Levante os ombros o máximo que puder e mantenha essa posição por cinco segundos. Relaxe os ombros e mova-os de volta em movimentos circulares. Finalmente, repita o movimento, mas para frente.

4. Alongamentos para exercitar os músculos das pernas

Trabalhar por muitas horas sentado afeta negativamente o seu corpo, uma vez que o corpo humano não é projetado para passar a maior parte do dia nessa posição. Portanto, é benéfico fazer um alongamento que envolva levantar-se e usar músculos normalmente inativos. Faça dessa maneira:

  • Fique firme com as mãos nos quadris e dê um passo à frente, colocando o peso nessa perna. A outra perna deve dobrar-se ligeiramente no chão. Mantenha essa posição por dez segundos e repita com a outra perna.
Alongamentos simples

O alongamento é uma excelente alternativa para liberar tensões e manter-se ativo para suas atividades. Você pode até agendar um horário específico para fazer vários alongamentos e, dessa forma, avançar no seu trabalho com um bom ritmo.

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