Alongamentos no escritório: conheça 4 exercícios

O estilo de vida imposto pelas profissões de hoje não é inteiramente saudável. Precisamos agir para melhorar nossa saúde, e os alongamentos a seguir podem nos ajudar com isso.
Alongamentos no escritório: conheça 4 exercícios

Última atualização: 13 setembro, 2019

Os alongamentos no escritório podem dar a dose de energia necessária para continuar a jornada de trabalho. Além disso, são saudáveis para os músculos, ligamentos e articulações.

Trabalhar em um escritório pode parecer simples e conveniente. No entanto, a exaustão mental e física está presente na maior parte do tempo. Por essa razão, procurar opções para permanecer ativo e vigoroso é algo completamente necessário.

Falta de movimento, um mal comum hoje em dia

Estar por muitas horas sentado na frente de um computador ou de uma mesa e não fazer nenhum tipo de atividade física aumenta o nível de letargia, câimbras, sono, fadiga, entre outros problemas que prejudicam seu corpo e seu trabalho.

Antes disso, para despertar a mente e o corpo, você pode fazer alongamentos simples que não exigem muito esforço. Dessa forma, você pode manter seus músculos e seu cérebro oxigenados para cumprir todas as tarefas do seu dia de trabalho e preservar sua saúde.

1. Estique os músculos das costas e braços

Esse alongamento é ideal para exercitar a coluna vertebral, os braços e ombros. Além disso, também estabiliza a postura e reduz as dores na lombar. Para realizá-lo, siga estas etapas:

  • Sente-se na beira de uma cadeira, entrelace as mãos e estenda os braços para cima. Mantenha as costas retas e olhe para a frente, respire profundamente e com calma.
  • Agora separe as mãos e abaixe os braços como se desenhasse um círculo. Coloque as mãos atrás de você segurando as costas da cadeira.
  • Em seguida, estique os braços e puxe o peito arqueando as costas. Mantenha essa posição por dez segundos.

2. Estiramento da perna

Manter a boa circulação é essencial para os seres humanos, especialmente para aqueles que permanecem na mesma posição por muito tempo.

Dobrar-se tocando as pontas dos pés ajuda a circulação do fluxo sanguíneo nas pernas, o que evita varizes, celulites, cólicas e dor. Além disso, refresca a mente e estabiliza a frequência cardíaca. Coloque em prática da seguinte maneira:

  • Sentado: coloque sua cadeira em um lugar que permita esticar completamente as pernas. Com as costas retas, incline-se para a frente e tente tocar as pontas dos pés. Se você não alcançar as pontas dos seus pés, não se preocupe, eventualmente você vai conseguir. O importante é não forçar seus músculos. O objetivo do alongamento é relaxar e alongar as fibras musculares, portanto você não deve se sobrecarregar.
Alongamentos: como se tornar mais saudável
  • Em pé: levante-se com os pés juntos e toque as pontas dos pés. Se você não alcança, pode fazer a posição de ‘mesa’ inclinando-se para frente até que você tenha a coluna reta, simulando uma superfície plana.

3. Alongamentos para pescoço e ombros

O pescoço e ombros são áreas que tendem a acumular muito estresse e fadiga. Portanto, esticá-los é conveniente para liberar a tensão e diminuir qualquer tipo de desconforto.

Para alongar os ombros e o pescoço, execute os seguintes movimentos:

  • Posicione sua cabeça para trás, ou seja, olhando para cima. Em seguida, para baixo. Alterne esses movimentos cerca de quatro vezes. Agora faça o mesmo, mas virando a cabeça da esquerda para a direita. Em seguida, mova a cabeça de maneira circular para o lado direito e depois para o lado esquerdo. Repita esse exercício cerca de cinco vezes de forma relaxada e descontraída.
Alongamentos no escritório: como fazer?
  • Levante os ombros o máximo que puder e mantenha essa posição por cinco segundos. Relaxe os ombros e mova-os de volta em movimentos circulares. Finalmente, repita o movimento, mas para frente.

4. Alongamentos para exercitar os músculos das pernas

Trabalhar por muitas horas sentado afeta negativamente o seu corpo, uma vez que o corpo humano não é projetado para passar a maior parte do dia nessa posição. Portanto, é benéfico fazer um alongamento que envolva levantar-se e usar músculos normalmente inativos. Faça dessa maneira:

  • Fique firme com as mãos nos quadris e dê um passo à frente, colocando o peso nessa perna. A outra perna deve dobrar-se ligeiramente no chão. Mantenha essa posição por dez segundos e repita com a outra perna.
Alongamentos simples

O alongamento é uma excelente alternativa para liberar tensões e manter-se ativo para suas atividades. Você pode até agendar um horário específico para fazer vários alongamentos e, dessa forma, avançar no seu trabalho com um bom ritmo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • J., Y., H., K., K., W., & A., H. (2007). Stretching exercises vs manual therapy in treatment of chronic neck pain: A randomized, controlled cross-over trial. Journal of Rehabilitation Medicine39(2), 126–132. https://doi.org/10.2340/16501977-0015
  • Henning, R. A., Jacques, P., Kissel, G. V., Sullivan, A. B., & Alteras-Webb, S. M. (1997). Frequent short rest breaks from computer work: Effects on productivity and well-being at two field sites. Ergonomics40(1), 78–91. https://doi.org/10.1080/001401397188396

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.