Os melhores exercícios para eliminar a celulite

4 de julho de 2019
Se você não gosta de mostrar suas pernas por causa da celulite, aqui oferecemos uma possível solução. Com os exercícios que propomos, você eliminará esse problema de uma vez por todas.

Eliminar a celulite é um desejo comum, ainda mais quando os meses de calor estão se aproximando e todos nós queremos usar roupas que mostram mais o corpo.

Mas isso é um problema para muitas pessoas e especialmente para as mulheres, já que é mais comum que a celulite apareça na população feminina. Para ajudar a erradicá-la, apresentamos os melhores esportes e exercícios.

Como não poderia ser de outra forma, todos os exercícios estão focados em trabalhar as pernas. A razão para isso é que é mais comum que a celulite se concentre nas pernas e nos glúteos. No entanto, há também uma proporção menor que aparece em outras áreas, como na barriga.

O que é a celulite?

A celulite é também conhecida como “pele de laranja” porque sua aparência é semelhante à casca da fruta. Explicando de maneira muito simples, pode-se dizer que a celulite é um problema metabólico que faz com que a pele tenha um efeito volumoso e irregular.

A razão pela qual a pele apresenta esse aspecto é porque há gordura acumulada debaixo dela. A celulite pode aparecer por diferentes razões. As principais são as seguintes:

  • Motivos genéticos: é a principal causa, por isso não há motivo para ficar obcecado com a celulite, especialmente quando ela está presente em áreas muito localizadas.
  • Vida sedentária: nesses casos, o exercício físico é a solução mais eficaz para eliminar a celulite.
  • Dieta pobre: ​​se gorduras, álcool e refrigerantes estão presentes em grandes quantidades em sua dieta, certamente esses são os culpados desse problema desagradável.

Atividade física para eliminar a celulite

1. Sair para correr

Se tivéssemos que escolher o esporte mais eficaz para acabar de uma vez por todas com a celulite, ele seria correr. Com a sua prática habitual, você não só acabará com esse problema chato, mas também mostrará um corpo tonificado.

Amigas correndo

Se você é um iniciante, recomendamos que comece a correr em grupo. Dessa forma você conseguirá manter sua motivação e não jogará a toalha em pouco tempo. Em relação à intensidade, você deve aumentá-la progressivamente à medida que você passa pelas sessões de treino.

Quando você já estiver correndo por um tempo, você entenderá porque tantas pessoas fazem isso. Você vai descobrir que é muito mais do que um esporte e aproveitar todas as vantagens que ele propicia.

2. Body jump

Cada vez o body jump conta com mais seguidores. É normal, pois é um esporte muito eficaz para perder peso, tonificar e lutar contra a celulite. Ao mesmo tempo, é muito divertido, apesar de ser um exercício de alta intensidade.

Durante uma sessão desse esporte você pode perder até 900 calorias, o que é o mesmo que duas horas correndo gasta.

A chave para a eficácia do body jump em relação à celulite são os saltos constantes. Esse exercício é praticado em uma cama elástica pequena, então o esforço que é feito com as pernas é contínuo durante toda a sessão.

Jump é um bom exercício para celulite

3. Natação

Muitas pessoas relutam em praticar natação porque acreditam que suas costas irão se desenvolver e aumentar em volume. Isso não é necessariamente verdade, pois depende dos exercícios que são realizados e da  intensidade.

A verdade é que a natação é um esporte muito completo com o qual você pode perder até 500 calorias por hora. Além disso, todo o corpo é trabalhado durante a prática, especialmente as pernas.

Como já comentamos anteriormente, as extremidades inferiores são a área em que a celulite geralmente se acumula. Por todas essas razões, a natação é uma opção muito eficaz para combatê-la.

4. Step para acabar com a celulite

Se correr parece muito chato ou intenso, existem alternativas. Uma delas é a aula de step. Se você ainda não tentou, nós o encorajamos a tentar, pois elas são divertidas e igualmente eficazes. Fazer exercícios no ritmo de suas músicas favoritas é uma verdadeira diversão.

Mulher fazendo step

Com o step você exercita todo o seu corpo, mas especialmente suas pernas enquanto você sobe e desce degraus constantemente. As aulas de step podem ter níveis e intensidades muito variadas, então você certamente encontrará uma que se adapte às suas necessidades.

Em suma, eliminar a celulite não só é possível, como também pode ser divertido. É apenas uma questão de mudar alguns hábitos e colocar o corpo em movimento. Sua saúde vai melhorar em todos os sentidos!

  • Segers, A. M., de Forteza, I. E., Conforti, F. Y., & Abulafia, J. (1985). Celulitis. Medicina Cutanea Ibero-Latino-Americana.