Câimbras musculares: por que aparecem e como evitar

· 11 de janeiro de 2019
Câimbras musculares não são perigosas ou muito prejudiciais, mas se elas forem dolorosas e se ocorrerem com muita frequência pode ser necessário consultar um médico.

Já aconteceu com todos nós: ao fazer um certo movimento, o músculo se contraiu com uma dor aguda e muita rigidez, ou seja: uma câimbra. Câimbras são contrações musculares involuntárias, geralmente dolorosas. Neste post, dizemos por que ocorrem e como evitá-las. Continue lendo!

Espasmos musculares ou câimbras podem ocorrer por vários motivos, como falta de oxigênio nos músculos, movimentos frios e bruscos, entre outros. Câimbras são comuns durante a menstruação, ao alongar o corpo quando você acorda ou ao fazer alguma atividade física extremamente exigente.

As câimbras musculares são muito irritantes para qualquer um, mas especialmente para os atletas. Pois, além de ser doloroso, elas interrompem o exercício e podem inflamar a área afetada.

Por que elas aparecem?

As câimbras musculares são fáceis de identificar. Basicamente, um espasmo muscular é a contração prolongada do músculo; entra na categoria de câimbras quando a contração não pode ser controlada voluntariamente.

Mulher com fadiga muscular

As razões pelas quais as câimbras geralmente aparecem são as seguintes:

  • Pouca circulação na área.
  • Não ter aquecido ou alongado antes de praticar esportes.
  • Fazer atividade física em baixas temperaturas.
  • Esgotamento muscular
  • Desidratação
  • Deficiência de magnésio ou potássio.
  • Fazer um movimento ou forçar o músculo a ficar em uma posição não natural.

Como posso evitá-las?

As câimbras causam dor intensa, por isso senti-las é extremamente desconfortável. Por esta razão, é aconselhável fazer todo o possível para evitá-las. Prevenir câimbras musculares é muito simples; na realidade, é só cuidar dos pequenos detalhes que muitas vezes esquecemos. Tenha esses aspectos em mente:

  • Se hidrate o suficiente: não importa se você vai se exercitar ou não. Mantenha-se hidratado a qualquer hora do dia. Caso contrário, o risco de câimbras aumenta com qualquer movimento que você for fazer.
  • Alongamento: antes e depois do exercício, faça um bom alongamento. Se você tende a sofrer câimbras enquanto dorme, faça um pequeno alongamento antes de ir para a cama. É importante destacar que quando você estica os músculos, deve estar relaxado e respirar suavemente.
  • Que não falte potássio nem magnésio: a deficiência desses elementos torna você mais propenso a ter câimbras. Então fique amigo das bananas e amendoins!
  • Evite acumular ácido láctico nos músculos: o ácido láctico é gerado por exercícios muito intensos. Acumular muito ácido lático nos músculos é extremamente prejudicial; na verdade, isso promove o aparecimento de câimbras. Para reduzir o ácido lático, você deve alongar, treinar regularmente e manter os músculos oxigenados.
Homem com cãibra na perna

Devo ir ao médico?

É necessário consultar um médico se tenho uma cãibra? Não, geralmente as câimbras são transitórias e não danificam a estrutura ou função do músculo. No entanto, existem alguns sintomas que podem exigir a visão de um profissional. Então você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  • Se os espasmos musculares aparecem com muita frequência e nos mesmos grupos musculares.
  • Se eles estão associados com vermelhidão ou alterações da pele e inflamação da área.
  • Quando a dor é muito intensa e insuportável.
  • Se eles não desaparecem com cuidados preventivos.
  • Quando você não apresenta razões aparentes para ter câimbras.

É essencial que você não se automedique quando tiver câimbras. Tomar medicamentos sem ter um diagnóstico médico não é conveniente.

Além de colocar métodos preventivos em prática, você pode ingerir bebidas isotônicas para hidratar melhor os músculos. Mas nunca tome antibióticos ou remédios sem primeiro consultar um médico.

Câimbras musculares não são contrações

É importante não confundir uma câimbra com uma contração. Embora o sintoma seja muito semelhante: dor e contração muscular. No entanto, as contrações podem durar dias ou meses. E elas são muito mais sérias que uma câimbra, não desaparecem nem com massagem nem com alongamento.

Podem ocorrer devido à tensão nervosa, exercício excessivo ou má postura. Um exemplo é o torcicolo. Portanto, tenha cuidado com os sintomas que você apresenta e vá a um profissional para ter em tratamento, enquanto isso você pode colocar gelo na área afetada.

As câimbras não são um tema para preocupação, no entanto, não faz mal cuidar do nosso corpo e evitar a dor desnecessária que uma cãibra pode causar. Além disso, se você começar a suspeitar de qualquer outro sintoma que acompanha espasmos musculares, não hesite em ir ao médico.