Estudo mostra que acordar cedo faz mal à saúde

9 de outubro de 2019
Existem muitas teorias diferentes sobre o costume de acordar cedo. Alguns dizem que não é saudável, e outros especialistas dizem que é. Analisaremos um relatório que conclui que acordar cedo faz mal à saúde.

Em todos os grupos sociais há pessoas que costumam acordar cedo e pessoas que preferem acordar tarde. De fato, há discussões sobre as vantagens de se levantar cedo. Existem muitos argumentos diferentes. No entanto, foi a ciência que se manifestou ultimamente a respeito do assunto.

Aqueles que adoram dormir até mais tarde todas as manhãs têm uma teoria validada por renomados pesquisadores. São conclusões contundentes que podem ser apresentadas a um parceiro, chefe e outras pessoas com quem você precisa negociar um horário.

Por que acordar cedo é ruim, de acordo com um estudo

As relações sociais e as habilidades físicas são alteradas de acordo com o horário que as pessoas acordam. Ángela Clow e um grupo de pesquisadores da Universidade de Westminster descobriram que acordar cedo faz mal à saúde.

Sintomas diferentes, como mau humor e dores de cabeça, são as principais consequências do sono insuficiente ou das dificuldades para dormir.

O estudo, realizado com 42 pessoas, foi baseado na extração de saliva em intervalos de três horas por dois dias consecutivos. Com essas amostras, foi verificada a quantidade de cortisol presente.

O conhecido hormônio do estresse tem variações importantes entre quem acorda cedo e quem não acorda. Aqueles que acordaram antes das 07h21 apresentaram níveis mais altos de cortisol.

O cortisol em níveis altos afeta a capacidade de interagir com outras pessoas pelo resto do dia, lidar com a tensão fica mais complicado e o estresse aumenta.

Assim, os que acordam cedo têm maior probabilidade de sofrer dores musculares, dores de cabeça e resfriados. Esse hormônio mantém o ser humano num estado de alerta diante de estímulos externos.

A fadiga periférica

Outros resultados conclusivos sobre acordar cedo durante os dias de acompanhamento

A investigação prosseguiu por 10 dias para determinar os resultados. Também foi demonstrado que o nível elevado de cortisol foi mantido pelo resto do dia.

Portanto, o humor dessas pessoas é mais irritável e compulsivo. Embora seja possível manifestar maior concentração nas atividades, no final do dia a sua exaustão é maior do que as dos demais.

O importante é que não se trata do número de horas que você dormeO ponto-chave é o momento exato do despertar. Portanto, tem a ver com a hora que você começa o dia. Também era muito importante que a amostra de saliva fosse coletada assim que a pessoa acordasse, e não minutos depois.

Com o estudo, há uma diferença fisiológica entre os que acordam cedo e os que dormem até mais tarde. Uma boa maneira de explicar que não se trata de preguiça por não querer acordar cedo.

Estresse: um mal que cresce diariamente

O ritmo atual da vida traz um crescimento excessivo de estresse na sociedade. Como este estudo já esclareceu, em parte se deve ao aumento do cortisol em pessoas que acordam cedo.

Em alguns casos, é possível alterar os hábitos de sono. No entanto, em outros, é uma rotina que não pode ser alterada. Então, é necessário encontrar outras maneiras de manter o equilíbrio emocional e relaxar.

Chaves para reduzir o estresse

De manhã cedo, praticar a atenção plena é um método eficaz para combater o estresse do dia. Isso implica se concentrar no café da manhã, mobilizando os sentidos apenas no prazer da tranquilidade do local. Isso deve ser feito sem dispositivos ou outros elementos que gerem vários estímulos ao mesmo tempo.

Também é necessário sorrir com mais frequência. Embora pareça um ato difícil em momentos tensos, o ato é um importante inibidor do cortisol. Passe alguns minutos respirando e use técnicas específicas conscientemente para ajudar a remover o nervosismo.

Estresse: um mal que cresce diariamente

O exercício do corpo e da mente com esportes ou Yoga é o mais aconselhável. Dessa forma, o corpo libera hormônios que combatem o estresse e aumentam o bom humor. Além disso, a circulação sanguínea melhora.

Também é positivo criar hábitos que ajudem a relaxar. Pinte, leia, escreva ou algo que concentre a sua atenção em algo divertido e agradável. Reservar um tempo para si e para os seus gostos pessoais pode ter um efeito curativo.

Concluindo, acordar cedo é ruim, mas muitas vezes não há escolha. Devemos trabalhar e nos planejar para que as energias não sejam desperdiçadas. A saúde é um bem precioso que deve ser cuidado.