Exercícios físicos podem causar o nascimento de um bebê prematuro?
A atividade física é saudável em todos os estágios da vida de uma mulher e também é necessária durante a gravidez. No entanto, o medo do nascimento de um bebê prematuro pode fazer com que a gestante hesite e passe os nove meses inativa. Essa decisão é um erro.
Um número crescente
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado sobre o crescente número de partos prematuros. Entre as possíveis causas estão os fatores ambientais e os altos níveis de estresse, típicos das sociedades modernas.
Junto a essas causas inerentes à sociedade e ao estilo de vida moderno, também é mencionado pela OMS um certo grau de negligência, tanto por parte de algumas gestantes quanto por parte dos médicos que as tratam.
Qual é a relação entre fatores esportivos e o nascimento de um bebê prematuro? Embora a princípio não haja uma relação direta, existem opiniões de todos os tipos. A seguir, analisaremos o assunto em profundidade.
Fatores de risco que podem causar partos prematuros
Um bebê prematuro é o que nasce entre as semanas vinte e oito a trinta e sete de gestação. Este bebê pode correr riscos, porque o tempo dentro do útero materno é necessário para sua maturidade antes do nascimento.
Por que esses nascimentos ocorrem prematuramente? Não há uma única causa. São reconhecidos diversos fatores que predispõem um período de gestação mais curto e um bebê prematuro. Alguns deles são:
- Doenças da mãe: renais, cardíacas, diabetes, anemias severas, alterações na tireoide
- Anormalidades do útero
- Gravidez múltipla
- Doenças gestacionais: pré-eclâmpsia, diabetes gestacional
- Vício ao álcool, tabaco ou outras drogas
- Deficiências nutricionais
- Obesidade
- Acidentes
Os controles rigorosos com profissionais podem prevenir os problemas de um parto prematuro. Com tratamentos adequados, esses riscos podem ser neutralizados.
Os exercícios físicos causam o nascimento de um bebê prematuro?
A resposta é que, por si só, não são a causa de nascimentos prematuros. Se a gravidez for normal, não será a atividade física que causará esse nascimento precoce. No entanto, é preciso tomar certas precauções se o médico detectar algum problema gestacional.
A gravidez não é uma doença, no entanto, as condições do corpo mudam e essas mudanças, às vezes, também exigem novos hábitos. Entre eles, os de adaptar as atividades e os esportes.
Por que o treinamento estaria ligado ao nascimento de um bebê prematuro? Porque algumas pessoas assumem que, se o corpo da mulher se esforça muito, reduz o suprimento de sangue para o feto. Acreditam que, por esse motivo, o bebê nascerá antes do tempo. É uma suposição totalmente infundada sem relação com a realidade.
Os relatórios dos pesquisadores mostram que o exercício durante a gravidez não produz esse risco. Pelo contrário, evita o excesso de peso do bebê no momento do nascimento.
Algumas considerações importantes
- O exercício intenso não é adequado para todas as mulheres grávidas. Você não deve começar com treinos de alta intensidade se nunca fez esse tipo de exercício antes. Mesmo as mulheres que corriam maratonas, participavam de torneios esportivos ou levantavam pesos, devem praticar essas atividades com precaução.
- Os exercícios leves ou moderados são altamente recomendáveis para todas as mulheres grávidas. A mulher deve estar atenta ao seu corpo e aos sintomas que manifesta. Devemos lembrar que, à medida que o bebê cresce, o oxigênio disponível diminui. Este é um fator a considerar.
- É uma boa medida, independentemente do costume, reduzir os treinos de alta intensidade durante os primeiros três meses de gestação. Esse período é fundamental para que a gravidez seja consolidada.
Em todos os casos, é fundamental conversar com o obstetra para se certificar de que a gravidez se desenvolve dentro da normalidade e que é seguro fazer exercícios. Será o profissional que terá os elementos que definirão o tipo de exercícios que a mulher pode realizar sem riscos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.