Conheça o banho turco e seus benefícios

· 8 de abril de 2019
O calor nos banhos turcos vem da água quente que circula pelos canos e radiadores localizados nas paredes das salas, e eles são extremamente benéficos para relaxar

O banho turco, também chamado hammam (banho, em árabe), é praticado desde os tempos antigos. Este banho é caracterizado por ter uma umidade de 99%.

Além disso, a temperatura não é uniforme, mas sobe de acordo com a altura da sala. Então, no chão temos entre 20 e 25 graus, a um metro e meio cerca de 40 e na altura da cabeça a temperatura alcança 50 graus.

Benefícios do banho turco

  • Aumenta a capacidade de troca de oxigênio nos pulmões e no sistema brônquico.
  • O banho turco é menos estressante que a sauna para o corpo.
  • Para pessoas que sofrem de stress e ansiedade o banho turco relaxa o sistema nervoso.
  • Alisa e suaviza a pele, por isso é muito benéfico para adolescentes com acne. Também dilata os poros e provoca uma transpiração abundante, que elimina toxinas e impurezas, estimulando a circulação sanguínea.
  • O banho turco umedece o trato respiratório e por isso ajuda no alívio de resfriados, tosse, bronquite, sinusite…
  • Ajuda a retardar o envelhecimento da pele, pois permite uma maior oxigenação e revitalização dos tecidos.
  • Facilita a secreção do corrimento vaginal e ajuda na limpeza dos genitais. Além disso, o calor ajuda a aliviar a menstruação dolorosa.
Banho turco

Precauções

Uma das coisas a ter em mente quanto ao banho turco é que o ritmo cardíaco é duplicado quando submetemos o corpo a estas temperaturas elevadas.

Por isso não é recomendado em nenhum caso a prática deste banho para idosos, grávidas ou pessoas que sofrem problemas de saúde, como hipertensão ou cardiopatias.

Além disso, aqueles que sofrem de problemas de dermatite ou vasodilatação não devem fazer banho turco. Eles também devem ser evitados por pessoas que sofrem de uma doença brônquica grave, epilepsia, anorexia ou cólica renal.

Como agir antes do banho turco

Se vamos nos dar um banho turco depois de praticar esportes devemos descansar antes entre 15 e 30 minutos para que a temperatura corporal caia. Evitaremos assim que o corpo esquente demais.

Antes de entrar no banho, é melhor tomar banho por um tempo com água morna para adaptar a temperatura do corpo. Também não é aconselhável entrar com fome, nem com um estômago muito cheio. Se você acabou de comer o melhor é você descansar uma hora antes de entrar.

Não se esqueça de consumir líquidos, pois você estará submetendo seu corpo a uma desidratação moderada.

Garota fazendo banho turco

O que você deve fazer durante o banho turco

Ao entrar, é melhor começar nos assentos inferiores, para que seu corpo se adapte ao calor aos poucos. Durante a sessão, não beba líquidos, já que não aconteceria a desintoxicação do corpo.

Deite-se ou sente-se com os pés no assento para que todo o seu corpo permaneça na mesma temperatura. O normal é que com 8-12 minutos o corpo precise de uma recuperação, por isso é melhor sair por um tempo.

As pessoas muito acostumadas podem ficar até 15 minutos, mas aqueles que estão na sua primeira vez não devem exceder 10 minutos. Antes de sair sente-se com os pés pendurados no banco para que a circulação se adapte de volta à posição vertical e levante-se devagar.

Coisas que você deve ter em mente

Ao sair, é aconselhável permanecer do lado de fora para resfriar o trato respiratório. Em seguida, tome banho com água fria, transportando o jato de água das extremidades para o centro do corpo.

Uma vez terminado o banho turco, você deve beber água ou uma bebida isotônica para recuperar os sais minerais perdidos com a transpiração excessiva. Não é aconselhável fazer mais de duas sessões semanais de banho turco.