O que são as bebidas isotônicas e como você pode adicioná-las à sua dieta?

14 de março de 2019
Em muitas ocasiões as pessoas costumam confundir as bebidas isotônicas com as bebidas esportivas, no entanto, elas têm características diferentes e definitivamente é recomendável saber o que é cada uma, principalmente se você pretende incorporar esse tipo de bebida à sua dieta regular

As bebidas isotônicas são compostos ou preparações que os atletas costumam consumir para favorecer a reposição de eletrólitos e garantir, além disso, uma boa hidratação.

O que são as bebidas isotônicas?

Estes suplementos alimentares hidratantes possuem características e compostos muito específicos, que têm como objetivo principal o de hidratar profundamente o indivíduo.

Quando uma pessoa se exercita, é necessário que ela se hidrate adequadamente, pois é a única maneira de manter um bom nível de saúde e, além disso, também é essencial para que o desempenho não diminua. Por isso, muitos atletas incluem esse tipo de bebida em sua dieta diária.

É recomendável incorporar as bebidas isotônicas na dieta diária?

É recomendável incorporar as bebidas isotônicas na dieta diária?

Nos últimos anos, as bebidas isotônicas se tornaram um importante aliado dos atletas que buscam manter uma boa hidratação na hora do exercício.

No entanto, as empresas responsáveis por fabricar esses produtos estão expandindo os negócios e esperam que essas bebidas sejam consumidas até mesmo por pessoas que não realizam nenhum tipo de atividade física.

Com a finalidade de abarcar esse mercado, essas grandes empresas lançaram bebidas isotônicas leves ou light, que contêm consideravelmente menos açúcar que as tradicionais ou, na sua falta, substituem o açúcar por vários adoçantes.

Essas novas fórmulas são uma opção interessante para as pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade física regularmente. No entanto, para os atletas, essa nova fórmula light não é a melhor opção.

Por que as bebidas isotônicas light não são recomendadas para os atletas? Para além da mudança no sabor, o baixo teor de açúcar é o principal problema. A razão? O atleta precisa da dose de energia fornecida pela glicose.

A pequena quantidade de açúcar contida nessas bebidas light não atende ao objetivo perseguido por atletas e esportistas em geral. Além disso, o teor de açúcar nas bebidas isotônicas permite que o sódio seja muito melhor assimilado, um componente chave na recuperação do corpo através da reposição de eletrólitos.

O que são as bebidas isotônicas e como você pode adicioná-las à sua dieta?

As bebidas energéticas têm benefícios comprovados para a prática esportiva.

Diferenças entre as bebidas isotônicas e as bebidas esportivas

Como vimos, às vezes confundimos as bebidas isotônicas com as esportivas, mas é importante ressaltar que ambas contêm compostos diferentes. No caso das bebidas isotônicas, seus principais compostos são: água, minerais, vitaminas, corantes e carboidratos.

Para uma bebida ser considerada isotônica, ela deve conter uma osmolalidade que varia entre 270 e 330 mOsm/kg. Além disso, um dos principais compostos deste tipo de bebida são os carboidratos.

Os carboidratos são um dos principais responsáveis por fornecer ao consumidor toda a energia necessária para continuar o exercício sem reduzir o desempenho.

Nesse sentido, e ao contrário das bebidas esportivas, as bebidas isotônicas são ricas em minerais. Esses minerais são aqueles que são perdidos através do suor; por isso é essencial que eles sejam repostos.

Magnésio, cálcio e muito mais

Continuando com a análise de minerais, também é importante ressaltar que as bebidas isotônicas contêm magnésio e cálcio; ambos os componentes são fundamentais nos processos tanto de relaxamento quanto de contração muscular.

Outro componente presente nesse tipo de bebida é o fósforo, primordial para o processo de recuperação de energia.

No caso das bebidas esportivas, muitas delas não possuem os componentes e minerais descritos anteriormente. Por esse motivo, a hidratação não é tão boa assim.

As bebidas isotônicas são uma das preparações mais recomendadas para consumido enquanto estamos fazendo atividades físicas extenuantes.

Essas preparações energéticas vão ajudar o atleta a manter um desempenho ideal através da ingestão de energia por meio de seus diferentes componentes.

Por outro lado, estas são bebidas não são muito recomendáveis para quem não faz nenhum tipo de atividade física. Nesses casos, portanto, é preferível optar por opções mais naturais.