Os melhores alongamentos para aliviar a dor no pescoço

· 9 de fevereiro de 2019
Conheça uma série de exercícios que você pode praticar em qualquer lugar, projetados especificamente para aliviar a dor no pescoço, que pode chegar até a afetar a mobilidade.

A dor no pescoço é a segunda causa de visitas a traumatologistas e fisioterapeutas, depois de lombalgia. Para atacar os sintomas deste mal-estar, existem exercícios de alongamentos de fácil execução. Veja alongamentos para aliviar a dor no pescoço a seguir.

Estresse extremo

Os altos níveis de angústia e tensão, combinados com uma baixa qualidade do sono, alimentação deficiente e um estilo de vida sedentário costumam ser as principais causas de dores cervicais.

Garota com dor no pescoço

A dor no pescoço é uma condição que pode se estender por toda as costas, pelos ombros, e até mesmo ser a origem de vários episódios de enxaquecas.

A má postura ao caminhar ou ficar muito tempo sentado também estão relacionadas à dor no pescoço. É o caso de passar o dia inteiro em frente ao computador, fraqueza muscular, sobrepeso ou dormir com um travesseiro pouco adequado.

O mesmo acontece com alguns fatores genéticos, dificuldades emocionais, como a ansiedade e a depressão. Felizmente, um percentual bastante baixo de visitas médicas provocadas por moléstias nesta região do corpo têm a sua origem em lesões e patologias entre moderadas e graves. É o caso de hérnias de disco, artrose e osteoporose.

Para os casos não graves, podemos realizar alongamentos para aliviar a dor no pescoço e acabar ou pelo menos reduzir bastante o problema.

Como prevenir essas dores?

Apesar de uma visita ao consultório médico ser sempre uma ótima ideia, existem muitas medidas pontuais que podem ser levadas em conta para reduzir as dores no pescoço. E também para preveni-las.

Entre os hábitos mais saudáveis está manter o peso adequado, alimentar-se de forma correta e fazer exercício físico regular. Também é muito eficaz eliminar o estresse.

É importante corrigir as más posturas, tanto quando estamos sentados ou quando estamos em pé. Se a jornada de trabalho é realizada em frente ao computador, a tela deve estar alinhada na mesma altura dos olhos.

Para aqueles que trabalham o dia todo sentados, ao menos uma vez a cada 45 minutos é importante se levantar da cadeira, andar um pouco e fazer alguns alongamentos. Entre eles temos os alongamentos para aliviar a dor no pescoço desse artigo.

Evitar a automedicação

Embora existam muitos analgésicos orais que podem ser comprados facilmente nas farmácias, a automedicação nunca deve ser considerada como uma boa opção. Os medicamentos em geral costumam ter contraindicações e devem ser tomados sempre sob supervisão médica.

Alongamentos para aliviar a dor no pescoço

Esses alongamentos para aliviar a dor no pescoço são destinados também para prevenir as dores nessa região, nos ombros e nas costas. A sua execução é simples, sem muita complexidade. São muito eficazes e têm que ser executados sem pressa.

Esses exercícios também podem ser combinados com massagens na zona do pescoço e com a aplicação de analgésicos genéricos de uso tópico.

Rotação de pescoço

Esse exercício deve ser executado sentado em uma cadeira. Com a coluna reta e os ombros para trás (mas sem gerar tensão), incline a cabeça de um lado para o outro, esticando suavemente o pescoço. Não se esqueça de procurar alcançar a máxima elasticidade possível.

Se você tiver um banco em casa, uma variação desse exercício serve para complementar o movimento básico. Sentado em um banco sem encosto, coloque um dos braços na parte de trás do quadril; apoiando por cima dos glúteos o pulso e colocando a palma da mão para fora.

A cabeça deve ser inclinada para o lado oposto, mantendo o pescoço totalmente esticado durante dez segundos, antes de voltar à posição inicial. Repita o exercício seis vezes no total, três vezes para cada lado.

Encolhimento de ombros

Esse exercício deve ser feito de preferência de pé, separando ligeiramente as pernas e deixando os braços caídos aos lados do corpo; os braços devem ficar relaxados e com as palmas das mãos para dentro.

Esse exercício consiste em levantar os ombros, tentando fazer com que entrem em contato com as bochechas. Mantenha-se nessa posição por alguns segundos e depois relaxe o corpo.

Realize dez repetições desse exercício, sincronize-as com a respiração: inspire ao encolher os ombros e exale com força ao liberar o ar. Além disso, você deve se certificar que os únicos músculos em ação durante o exercício são os da região cervical.

Flexões

As flexões são outro dos alongamentos para a dor cervical, que podem ser feitos no escritório, sem a necessidade de se levantar da cadeira. Antes de começar, você deve se sentar corretamente, com as costas retas e apoiadas no encosto.

exercícios em casa flexões

O exercício consiste em esticar o pescoço para a frente, fazendo com que o queixo toque no peito. Mantenha-se nessa posição por cinco segundos e volte à posição original. Faremos dez repetições, descansando por dois ou três segundos entre cada execução.

Por fim, devemos acrescentar que, se a dor não ceder com esses alongamentos ou se ela durar por mais de uma semana, é hora de fazer uma visita ao especialista.