Exercícios de bíceps com a bola Power Ball

8 de fevereiro de 2019
Você já ouviu falar da Power Ball? Trata-se de uma bola de tamanho pequeno, com princípios básicos de funcionamento e notáveis benefícios para a saúde.

A Power Ball está cada vez mais famosa e vem sendo usada em diferentes tipos de treino. Essa bola especial nos permite trabalhar os membros superiores de uma forma muito eficaz. No seguinte artigo, apresentaremos os melhores exercícios de bíceps com a Power Ball, para que você aproveite ela ao máximo.

O que é uma Power Ball?

Antes de mais nada, é importante explicar um pouco sobre esse instrumento já conhecido no mundo fitness: a Power Ball. Apesar de não ser algo novo, muitos atletas desconhecem os seus benefícios e funcionamento.

Trata-se de uma bola que tem um giroscópio em seu interior. E para que ela serve? Para fazer uma espécie de “força contrária” ao movimento que estamos realizando.

Inicialmente, a Power Ball era usada por pessoas que faziam reabilitação após um acidente ou uma cirurgia. Não obstante, com o passar do tempo, os treinadores se deram conta de que ela também era muito eficaz no esporte.

De pequeno tamanho, você não vai acreditar na força que tem dentro desse elemento: cabe na palma da mão e exerce uma pressão incrível. Você deve ter muito cuidado quando for usar uma, isso porque um movimento errado pode gerar uma lesão ou dores.

Para utilizá-la, basta inserir a corda de partida na esfera interna e puxe-a para que comece a girar. Em seguida, é hora de realizar movimentos circulares com a mão na direção contrária a do giroscópio.

À medida que você for pegando prática, não será mais necessário a ajuda da corda; a oscilação é feita em relação a quão rapidamente nós giramos a esfera externa.

Para que serve a Power Ball? Podemos nos exercitar com ela, tanto os ombros e os antebraços, assim como os bíceps. Por esse motivo, é muito usada por jogadores profissionais e amadores de tênis, basquete, hóquei, golfe e qualquer outra disciplina que exija esforço dos membros superiores.

Por ser tão pequena, podemos levá-la a todos os lugares e usá-la enquanto assistimos televisão, estamos dentro do metrô ou na fila do banco. Os seus benefícios são incalculáveis e por isso hoje trazemos exercícios para o bíceps com a Power Ball.

power ball para exercícios de reabilitação

Exercícios de bíceps com a Power Ball

As combinações são infinitas, já que, uma vez dominada a técnica do giro, a Power Ball pode ser usada na substituição dos habituais pesos ou discos. Para exercitar os bíceps, recomendamos estes exercícios:

  1. Flexão de cotovelo

Pegue a Power Ball com a mão direita e flexione o cotovelo. Mova o braço para cima e para baixo como se fosse um pássaro voando. A ideia é que o cotovelo nunca ultrapasse a linha do ombro ao subir e que não encoste no tronco ao descer.

Você pode fazer este exercício de pé ou sentado. Faça 20 repetições e mude para o lado esquerdo.

  1. Rosca Zottman

Este é um dos exercícios para bíceps com a Power Ball que estão substituindo os treinos com os pesos. Ele permite trabalhar essa área e, apesar de ser um movimento um pouco atípico, os resultados são mais do que notórios.

O resultado será melhor ainda se você tiver duas bolas para fazer o exercício com ambos os braços ao mesmo tempo; caso contrário, comece com o lado que preferir. De pé, estenda os braços e use a Power Ball. As palmas devem estar voltadas para a cintura.

Quando chegar à altura dos ombros, gire os pulsos para que as palmas apontem para a frente. Ao esticar os braços, volte a colocar as mãos na posição inicial. Realize 20 repetições.

  1. Flexão de bíceps

Neste caso, também podemos optar por fazer um braço de cada vez ou os dois ao mesmo tempo. Nesta segunda alternativa, o movimento é alternado; isso quer dizer que, quando o braço estiver estendido, o outro deve ficar flexionado.

Fique de pé e pegue as Power Ball; coloque-as nas palmas das mãos, apontando para a frente. Flexione o cotovelo direito e faça com que a bola fique o mais próximo possível do ombro.

Mantenha a postura por alguns segundos, e alongue. É nessa hora que o outro braço deve fazer o mesmo exercício. Você deve completar 20 repetições para cada lado.

conheça a power ball

  1. Flexões concentradas

O último dos exercícios de bíceps com a Power Ball é um dos mais conhecidos na academia. Para realizá-lo, você terá que estar sentado em um banco com as pernas afastadas na largura dos ombros.

Segure a bola com a mão direita, leve o tronco ligeiramente para a frente — ele deve ficar entre as pernas — e mantenha a mão esquerda sobre o joelho desse lado.

A seguir, estique o braço que está com a Power Ball e flexione o cotovelo, que deve estar apoiado na face interna do joelho, até chegar à altura do ombro. Repita 20 vezes e mude de lado.

Em síntese, todos estes exercícios são simples e envolvem um risco de lesão realmente baixo. Lembre-se, como conselho final, de executar a técnica corretamente e de aumentar a exigência dos exercícios de forma progressiva.