Coulis de ameixa: dê um toque especial cheio de benefícios a seus pratos

· 5 de setembro de 2018
Além de ajudar você a perder peso, as ameixas têm propriedades antioxidantes e laxantes. Se você consumi-las regularmente, você vai notar melhorias na pele e menos marcas típicas do envelhecimento, além de tratar problemas como a constipação.

O coulis é geralmente definido como um concentrado de fruta com açúcar filtrado com um coador ou elemento semelhante. Pode ser feito de qualquer fruta, mas hoje nós escolhemos essa receita de coulis de ameixa. Você vai se surpreender de tão fácil que é prepará-la e com a grande variedade de receitas com as quais ela pode ser combinada.

Receita de coulis de ameixa

Ingredientes:

500 gramas de ameixa
40 gramas de açúcar
40 mililitros de água

ameixas em um pote

Modo de Preparo:

Primeiro lave as ameixas e corte-as ao meio para remover o caroço. Uma vez feito isso, você deve colocá-las em uma caçarola juntamente com o açúcar e a água.

Em seguida, cubra a caçarola e espere ferver. Nesse momento, reduza o fogo e continue cozinhando por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Por fim, passamos a mistura pelo espremedor para que ela adquira a textura característica dos coulis. Tão fácil e com apenas três ingredientes: seu delicioso coulis de ameixa já está pronto.

Propriedades das ameixas

A propriedade mais conhecida das ameixas é o seu poder laxativo. Portanto, elas são especialmente recomendadas para aquelas pessoas que sofrem de problemas de constipação, seja ocasional ou crônica. Se for o seu caso, um par de ameixas como lanche no meio da manhã e outro par como lanche de tarde será uma maneira natural e eficaz para acabar com esses problemas.

Se, por outro lado, você não tiver problemas de trânsito intestinal, recomendamos que você consuma ameixas de maneira moderada. Caso contrário, você terá problemas de estômago devido a seus efeitos laxantes. Consumida na sua medida adequada, facilitará a digestão e ajudará a digerir refeições pesadas.

Outra propriedade da ameixa é seu alto teor de potássio. É por isso que é recomendado para aquelas pessoas que tendem a reter fluidos ou que querem perder peso. Além disso, o potássio ajuda a manter a saúde cardíaca e renal. Além de tudo isso ainda devemos mencionar as propriedades antioxidantes.

Portanto, a ameixa é uma fruta aliada à nossa dieta. Acima de tudo, recomendamos consumi-la na primavera, que é quando elas são coletadas e podemos encontrá-las mais saborosas, com melhor qualidade e a um bom preço.

Que pratos os coulis de ameixa podem acompanhar?

O coulis de ameixa pode ser o acompanhamento de qualquer prato, doce ou salgado. Aqui nós te damos uma série de propostas de receita em que você pode incluir este delicioso acompanhamento.

Ameixas no pé de ameixa

  • Decoração: Uma das maneiras mais comuns de usar coulis – especialmente na alta gastronomia – é como decoração. Depois de ter cozinhado a carne ou peixe e quiser apresentá-lo de uma maneira especial, você pode adicionar uma colher de coulis no prato como decoração. A maneira mais comum de apresentá-lo é fazendo uma linha de coulis na borda do prato.
  • Cobertura: Como já comentamos anteriormente, o coulis é uma preparação que combina com qualquer tipo de alimento. Nós também podemos usá-lo na preparação de sobremesas, como biscoitos ou muffins. Incluir o coulis nestas receitas é tão simples quanto espalhar uma camada fina na superfície e deixar esfriar. Outra opção é dividir o bolo e enchê-lo com esta preparação doce. Em qualquer caso, recomendamos que você não adicione muita quantidade, porque como você pode ver na receita o sabor é bastante doce.
  • Sorvetes: Uma das maneiras mais deliciosas de aproveitar o coulis é no sorvete. Nós encorajamos você a parar de comprar sorvete. Faça você mesmo! Eles são feitos com muita facilidade e você pode tê-los no freezer por um longo tempo. Eles também são muito mais saudáveis ​​do que aqueles que você pode encontrar em qualquer supermercado. Para incluir os coulis na preparação do sorvete você deve primeiro fazer o sorvete seguindo, por exemplo, uma receita como esta. Uma vez que esteja pronto, você deve intercalar camadas de sorvete com de coulis. As camadas de coulis devem ser muito mais finaos. Então você pode congelar e depois de algumas horas um delicioso sorvete de coulis caseiro estará pronto.