Será que o consumo de álcool atrapalha os resultados do treino?

· 14 de agosto de 2018
Muitas pessoas ficam com a consciência pesada depois de tomar umas cervejas ou alguma bebida alcoólica depois de treinar pois sabemos que esportes e álcool não são bons aliados. Mas você sabe até que ponto o álcool atrapalha os resultados do treino?

Embora nós já sejamos atletas e desfrutemos disso, ou mesmo se apenas gostamos de fazer exercício, não há como negar que nós também gostamos de desfrutar do nosso tempo livre e beber um pouco de álcool com os amigos, especialmente nos fins de semana. Mas o álcool atrapalha os resultados do treino. Em que medida isso acontece? Siga lendo e descubra.

Será que o álcool atrapalha os resultados do treino?

Alguns pesquisadores do Instituto de Alimentação, Nutrição e Saúde da Nova Zelândia se dispuseram a analisar os efeitos do álcool na recuperação muscular após um treinamento intenso. Para conseguir isso, eles reuniram um grupo de pessoas com uma média de idade de 23 anos, que treinavam regularmente e se submeteram a um exercício de contração excêntrica.

Mulher cansada após realizar treino intenso

Depois desse exercício, cada um ganhou uma bebida alcoólica com refrigerante; sendo que cada um consumiu 1 grama para cada quilograma de seu peso corporal. Enquanto isso, um outro grupo se submeteu ao mesmo treinamento, e ganhou um suco de laranja para ser comparado ao grupo que consumiu álcool.

Quais foram os resultados? O álcool atrapalha os resultados do treino? Aqueles que só tomaram um suco diminuíram a sua força máxima por volta de 12,28 a 19%, já aqueles que consumiram o álcool sofreram uma diminuição de 34 a 40%. Isso significa que o álcool pode influenciar de maneira negativa nos resultados de um treinamento duro, além de causar catabolismo dos músculos.

O álcool pode frear os resultados do exercício na recuperação muscular

Os músculos crescem, em parte, graças aos hormônios do crescimento. Consequentemente, se os níveis estiverem muito baixos, o crescimento dos músculos será afetado. Descobriu-se em outros estudos que o álcool pode abaixar os níveis desse hormônio em até cerca de 70%.

O mesmo acontece com a testosterona, o hormônio que também influencia também o crescimento muscular, especialmente nos homens. Acredita-se que o álcool gera uma substância tóxica no fígado que inibe a produção de testosterona e produz um aumento do cortisol, que pode causar catabolismo dos músculos.  Então sim, o álcool atrapalha os resultados do treino nesse sentido.

Copo de whisky com gelo

Além disso, o álcool reduz em 73% a velocidade em que o seu corpo queima a gordura, ou seja, a oxidação lipídica. Isso é mais grave do que parece, uma vez que nosso corpo precisa de nutrientes de algum lugar.

Após o consumo de álcool, o fígado vai metabolizá-lo, produzindo acetato e levando-o para a corrente sanguínea para usá-lo como combustível. Enquanto isso acontece no nosso fígado, o nosso corpo absorve menos nutrientes, já que está “ocupado” tentando assimilar todo o álcool que tomamos.

Isso significa que não podemos ingerir álcool?

Você sabe que nós temos vários lemas. Entre eles, está o lema de que não devemos nos restringir totalmente e tornar nossa vida chata. Este último lema é aplicável ao álcool.

Apesar desses estudos terem sido realizados e do resultado mostrar que o consumo de álcool atrapalha os resultados do treino, você sabe que você pode tomar álcool para se divertir e relaxar. Mas isso deve ser feito nos momentos certos e do jeito menos prejudicial.

Foi demonstrado que esses efeitos negativos do álcool no organismo acontecem sempre e quando excedemos a grama de álcool por quilo de peso corporal. Para se ter uma ideia, uma pessoa pesando 85 quilos poderia beber cerca de seis latas de cerveja sem problema. Isso é um verdadeiro exagero!

Obviamente que quanto menos álcool consumirmos melhor, mas beber umas cervejinhas com os amigos nos fins de semana não significará que estamos jogando fora tudo que conseguimos alcançar através dos exercícios. Nada faz mal se você souber definir um lugar para aquilo na sua vida e na sua dieta, e se você tiver controle sobre isso. Desfrute dos esportes e também das cervejinhas com os amigos. É só ter equilíbrio.