Há diferença entre emagrecer e perder peso?

· 30 de julho de 2018
É comum pensar que ambas as expressões se referem à mesma coisa. No entanto, os especialistas em nutrição nos explicam que há uma diferença e por que é mais importante emagrecer do que perder peso.

A maioria das pessoas que querem estar em forma já passou por isso: fazem uma dieta rigorosa para emagrecer e, quando sobem na balança, descobrem que perderam alguns quilos. Mas, depois de alguns dias, recuperam o dobro. Na verdade, existe uma grande diferença entre emagrecer e perder peso.  

Qual é a diferença entre emagrecer e perder peso?

Em primeiro lugar, é necessário fazer uma distinção entre perder ‘peso’ e perder ‘gordura‘. O peso de uma pessoa corresponde a um todo, isto é, gordura corporal, músculo, estrutura óssea e órgãos.

Ao fazer uma dieta, é certo que o que se deseja é eliminar o excesso de gordura no corpo, não perder peso em músculo. Portanto, a expressão correta é perder gordura ou emagrecer. Quando você emagrece, está eliminando a gordura corporal extra que é prejudicial à sua saúde.

Barriga com bastante gordura acumulada

Então, é possível emagrecer sem perder peso, porque o que é perdido em gordura pode ser adquirido em músculo. Esse é o real objetivo de uma boa dieta para estar em forma.

Dicas para distinguir a diferença entre emagrecer e perder peso

  • Existem dietas relâmpago que prometem uma perda de vários quilos em poucos dias. Na verdade, o que está sendo perdido não é gordura, mas água e massa muscular. E não se esqueça que o corpo precisa de energia para funcionar no seu dia a dia.
  • Em uma dieta privada de alimentos, o metabolismo diminui e a energia é obtida da massa muscular, não da gordura acumulada. Ao sair da dieta, ocorre o tão indesejado efeito rebote; e não apenas o “peso” perdido é recuperado, mas, muitas vezes se engorda o dobro.
  • Em contraste, quando você emagrece, podemos ver uma definição do corpo. Talvez as roupas fiquem folgadas, você comece a ver a forma da cintura e assim por diante. Isso acontece porque a gordura extra está sendo eliminada corretamente; o que se perde é volume, não peso.
  • Outra diferença entre emagrecer e perder peso é a energia. Quando a massa gorda está sendo perdida, o corpo recupera energia à medida que a musculatura se torna mais forte.
  • Pelo contrário, se você está perdendo músculos, a energia é baixa e fraca. O corpo imediatamente começa a exigir a ingestão de alimentos para se recuperar e isso acaba em compulsão de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares e carboidratos.

Comida e exercício

Mulher fazendo exercícios com bola na academia

  • A alimentação é a diferença chave entre perder peso e emagrecer. Uma dieta equilibrada e saudável, combinada ao exercício físico, ativa o metabolismo, gerando uma eliminação adequada da gordura corporal.
  • O plano ideal para estar em forma deve contar com as três refeições principais e mais duas ingestões de alimentos entre as refeições. Uma sensação duradoura de saciedade é produzida, porque o organismo mantém um nível glicêmico estável ao longo do dia.
  • A dieta deve ser acompanhada de exercícios que ajudem a fortalecer os músculos. É comum perder peso rapidamente e sentir fraqueza; essa sensação acontece porque a gordura obsoleta não está sendo eliminada. Um bom plano de exercício físico é fundamental para conseguir músculos definidos, tonificados e fortes.
  • O treinamento ideal é aquele que combina trabalho cardiovascular, que queima calorias, com trabalho de força que tonifica os músculos e aumenta o metabolismo. O que se consegue é que o metabolismo fique ativo, queimando gordura e recuperando massa muscular, mesmo após o término do treinamento.

Metas à longo prazo, emagrecer e perder peso

Em conclusão, a grande diferença entre emagrecer e perder peso é observada nos resultados a longo prazo. Perder peso rapidamente é possível submetendo o corpo a uma alimentação pobre. Só que isso gera um ciclo vicioso nada saudável, que leva a beliscar, voltar a engordar, sentir-se frustrado e continuar comendo mal.

Por outro lado, quando você está emagrecendo adequadamente, o organismo obtém a energia necessária para funcionar melhor. Isso se traduz em sentir-se bem, vigoroso, com vontade de se exercitar; há a criação de um hábito saudável e duradouro.

É claro que, para conseguir isso, você precisa ter a motivação correta e uma certa constância, assim como a orientação de especialistas qualificados no assunto.