Veja alguns dos benefícios do treino com a fitball

Os benefícios do treino com a fitball, uma bola grande que vemos nas academias, já estão totalmente comprovados. Não apenas em termos de saúde para o nosso sistema musculoesquelético, mas também por uma questão de estética.
Veja alguns dos benefícios do treino com a fitball

Última atualização: 22 dezembro, 2019

A seguir, vamos apresentar um treino que é ideal para tonificar e fortalecer os músculos abdominais e lombares. Os benefícios do treino com a fitball, a famosa bola gigante, são incríveis. Beleza e saúde são as áreas nas quais estão os seus maiores benefícios. 

Fitball e saúde 

Conhecida como bola suíça, essa bola tem um diâmetro que varia entre 35 e 85 centímetros. Geralmente é usada nas academias, mas também na reabilitação e na fisioterapia para bebês e no tratamento neurológico de adultos com problemas ortopédicos.

O alívio da dor lombar é outro benefício do treino com fitballpois a bola faz com que os músculos estabilizadores sejam trabalhados. Se o problema estiver relacionado ao nervo ciático, à estenose espinhal ou à artrite da coluna vertebral, treinar com a bola também será muito útil.

Como prevenção contra o surgimento dessas condições, o método fitball é um grande aliado. Trabalhar com esse elemento melhora a postura e a estabilidade geral, pois a força dos músculos da área central do corpo aumenta.

fitball ideal para cada um vai depender da sua altura. Para pessoas com altura inferior a 1,53 m, a bola deve ter 45 centímetros. Entre 1,54 m e 1,70 m, ela pode ser de 55 cm. Se a altura estiver entre 1,71 m e 1,81 m, a fitball deve ser de 65 cm e a de 75 cm serve para as pessoas com mais de 1,80 m de altura.

Exercícios com a fitball 

Primeiramente, as extensões das costas são um excelente exercício para aliviar a dor lombar. Para executá-las, deite-se de bruços, com a bola na altura do estômago e as pernas estendidas.

Então, apoiado nas pontas dos pés, coloque as mãos na parte de trás do pescoço e olhe para o teto durante alguns segundos. Para finalizar, retorne à posição inicial.

Exercício com a bola suíça

Também podemos apoiar as costas na bola para alongar a coluna e os músculos do abdômen. Para isso, simultaneamente coloque os pés no chão e os braços em volta da bola durante cerca de 30 segundos.

Benefícios do treino com fitball

Por outro lado, se nos sentarmos sobre a fitball, vamos forçar o corpo a manter o equilíbrio, o que aumentará o trabalho para os músculos estabilizadores.

Também podemos quicar sobre a bola com os pés no chão. Este é um excelente exercício cardiovascular que também ajuda a aumentar a estabilidade, uma vez que força a coluna a permanecer reta.   

exercícios para treinar as costas com a bola suíça

Nessa mesma posição, também podemos transferir o peso para diferentes áreas do corpo. Isso pode ser feito levantando um braço e depois o outro. Também podemos elevar as pernas e alternar braços e pernas para forçar o corpo a manter o equilíbrio, reajustando a sua posição.

Benefícios do treino com a fitball 

Estes exercícios demonstram os benefícios do treino com a fitball. Com eles, não apenas tonificamos e fortalecemos os músculos do corpo, mas também podemos aliviar vários tipos de dores. Além disso, a postura corporal é corrigida, as lesões são evitadas e o equilíbrio e a estabilidade são melhorados.

Ideal para os músculos do core

Os músculos lombares, os glúteos, a pelve, os abdominais e os músculos da coluna vertebral, conhecidos como músculos do core, recebem benefícios consideráveis ​​por meio do treino com a fitball.

Por exemplo, com o simples ato de nos ajoelharmos sobre a bola e tentarmos manter o tronco erguido durante alguns segundos, já vamos fortalecer a área. Mas, se ainda não tivermos prática, é necessário começar nos apoiando em uma parede.

Enquanto isso, as flexões abdominais são executadas apoiando a região lombar na bola e os pés no chão, afastados de acordo com a largura dos quadris. Este é um exercício simples e verdadeiramente eficaz. 

Ao fazê-lo, os joelhos devem permanecer flexionados e as mãos devem ficar apoiadas na nuca, enquanto o tronco é elevado. Uma variação desse exercício consiste em levantar-se para os lados alternadamente, a fim de trabalhar os abdominais oblíquos.

Benefícios do treino com fitball

Esses mesmos músculos também podem ser trabalhados de uma maneira diferente. Deitados de lado na fitball, apoiados sobre o quadril, devemos estender as pernas. Os pés devem ficar apoiados de lado no chão ou na parede, para obtermos estabilidade.

Uma vez nessa posição, o próximo passo será colocar as mãos sobre a nuca, elevar o tronco e retornar à posição inicial. Então, troque de lado.

Benefícios do treino com fitball

Treino com a fitball: outros exercícios para abdominais e pernas

Para trabalhar a área abdominal, também existem outras possibilidades. Para executar uma delas, ajoelhado no chão ou sobre um colchonete, apoie os antebraços na bola e, então, role-a para a frente, enquanto estende os braços e os abdominais. Finalmente, retorne à posição inicial.

Esse exercício é recomendado para pessoas com um bom trabalho abdominal prévio, pois ele exige um grande esforço. Devemos nos lembrar de que esses são treinos progressivos e que devem ser feitos de acordo com o ritmo de cada pessoa.

Benefícios do treino com fitball

Por fim, para trabalhar os isquiotibiais e os glúteos, vamos fazer a elevação de quadril. Primeiramente, deite-se de barriga para cima no chão, com as pernas estendidas, apoiando os calcanhares na fitball. Podemos estender os braços para os lados para ganhar estabilidade.

O movimento consiste em elevar o quadril enquanto contraímos os glúteos e puxamos a bola levemente em nossa direção. É melhor começar com poucas repetições e, pouco a pouco, ir aumentando.

Benefícios do treino com fitball

Em resumo, fica claro que o treino com a fitball oferece muitas possibilidadesAlém disso, se você praticá-lo regularmente, você poderá apreciar os seus excelentes resultados. Então, comece a incluir esse elemento na sua rotina semanal!   


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.