Treinos com a máquina de remo à base de água

· 31 de maio de 2019
Quais são os benefícios dos treinos com a máquina de remo à base de água? Esses treinos buscam, principalmente, fortalecer diferentes músculos do nosso corpo, além de promover a elasticidade e a resistência.

Os treinos com a máquina de remo à base de água estão ganhando cada vez mais espaço dentro do mundo fitness. Essas máquinas oferecem um exercício completo, porém sem causar impacto nos joelhos. O objetivo é o de fortalecer os músculos abdominais, glúteos, quadríceps, peitorais, isquiotibiais e outros músculos.

Existem dois tipos de aparelho para praticar o remo indoor:

  • Máquinas com base na resistência do ar: presentes em praticamente qualquer centro esportivo.
  • Máquinas que usam a força da água para gerar resistência.

Esses treinos têm a sua origem no remo tradicional praticado em caiaques, canoas ou barcos ao ar livre, principalmente em rios. No entanto, devido ao ritmo frenético da vida moderna, sair para remar três ou quatro vezes por semana é impossível para a maioria das pessoas.

Graças ao seu sistema, essas máquinas simulam a ação verdadeira. Desta forma, elas replicam a enorme lista de benefícios que o remo proporciona como exercício. Como elas funcionam?

Vamos remar!

O uso de uma máquina de remo à base de água envolve um esforço para quase todos os músculos do corpo. Ou seja, esta é uma atividade de resistência global.

Além disso, o impacto nas articulações causado por este exercício não é muito traumático, de tal forma que é quase impossível ter algum tipo de problema, a menos que a técnica seja mal aplicada.

O remo é ideal para a reabilitação, pois permite reconstruir a força e o tônus muscular. Além disso, também é possível aumentar a mobilidade e a flexibilidade progressivamente.

Por outro lado, ele também é um excelente exercício cardiovascular. O coração aumenta a frequência cardíaca com relativa intensidade, de modo que podemos manter o ritmo da atividade por mais tempo sem afetar o organismo.

Esse tipo de treino também é muito eficiente para queimar calorias. Do mesmo modo, permite desenvolver costas fortes e equilibradas, graças ao trabalho conjunto dos músculos estabilizadores e posturais.

Treine em grupo com as máquinas de remo

Treine em grupo com as máquinas de remo

Nos últimos tempos, o remo se tornou tão popular quanto o spinning. Isto ocorre porque esta é uma atividade que pode ser feita em grupo, como se fosse uma competição em um rio.

Muitas vezes, os exercícios praticados em grupo são mais eficazes do que aqueles que são feitos individualmente. O desafio de não ser o mais lento de uma turma sempre é um estímulo a mais para o esforço.

Da mesma forma que caminhar, a ação de remar é completamente natural. Portanto, adotar a técnica apropriada não requer muito tempo. De fato, com o acompanhamento adequado, uma única sessão já será suficiente para saber como proceder.

Treinos com a máquina de remo à base de água: mais do que empurrar e puxar

Cada treino pode ser organizado seguindo padrões de percursos longos (três quilômetros ou mais); intervalos de intensidade variável também podem ser feitos. Porém, além desses parâmetros, os movimentos com as máquinas de remo à base de água são divididos em três fases:

  • The catch: este é o ponto de partida. As pernas estão completamente flexionadas e os braços estendidos para a frente.
  • The drive: As pernas se estendem ao mesmo tempo em que o quadril é empurrado para trás. Simultaneamente, puxa-se o remo até colocar as mãos sob o peito.
  • Recovery: de volta à posição inicial. Primeiramente, os braços são estendidos e então as pernas são flexionadas. Todas as transições devem ser feitas da forma mais fluida possível.

Máquinas de remo à base de água e máquinas tradicionais: diferenças

As máquinas de remo à base de água são mais agradáveis e divertidas. Elas permitem a sensação da prática ao ar livre e, assim, oferecem uma experiência muito mais real, porém ainda no conforto da academia.

São ferramentas que facilitam a capacidade de ajuste. Por outro lado, os exercícios nas máquinas com base na resistência do ar exigem menos esforço. Entre outras coisas porque elas não têm a resistência natural gerada pela água.

As máquinas de remo à base de água são mais agradáveis e divertidas

Erros mais comuns ao remar fora d’água

O erro mais comum ao fazer esses exercícios é não tomar cuidado com a postura das costas. Se elas não forem mantidas completamente retas, se torna impossível que a ação da parte superior do corpo fique focada apenas nos braços e ombros, uma das chaves para o sucesso desses treinos.

Outros erros típicos neste exercício são:

  • Segurar o remo pelo lado de fora ou com as mãos muito juntas.
  • Flexionar os pulsos.
  • Sentar-se com os joelhos separados.
  • Fazer movimentos muito bruscos.

Em resumo, os treinos com a máquina de remo à base de água sempre devem ser feitos com calma e muita paciência. Da mesma forma, o respeito absoluto à técnica é completamente necessário.

A pressa ou a velocidade frenética, sem prestar a devida atenção ao que está sendo feito, só vai gerar lesões e problemas, cuja gravidade pode ser considerável.

  • Mäestu, J., Jürimäe, J., & Jürimäe, T. (2005). Monitoring of performance and training in rowing. Sports Medicine. https://doi.org/10.2165/00007256-200535070-00005
  • García-Pallars, J., & Izquierdo, M. (2011). Strategies to optimize concurrent training of strength and aerobic fitness for rowing and canoeing. Sports Medicine. https://doi.org/10.2165/11539690-000000000-00000
  • Gee, T. I., Olsen, P. D., Berger, N. J., Golby, J., & Thompson, K. G. (2011). Strength and conditioning practices in rowing. Journal of Strength and Conditioning Research25(3), 668–682. https://doi.org/10.1519/JSC.0b013e3181e2e10e