Exercícios para fortalecer os antebraços em casa

20 de maio de 2020
Em tempos de recomendação de quarentena, ainda é possível fortalecer os antebraços em casa. Apresentamos alguns exercícios para alcançar esse objetivo a seguir.

Quando alguém fala em se exercitar ou malhar, geralmente se refere às pernas, aos braços, aos glúteos ou ao abdômen, já que essas são as áreas que costumam ser desenvolvidas com mais facilidade. Não obstante, todos os grupos musculares do organismo devem ser trabalhados para adquirir um equilíbrio muscular. Por isso, você também deve se preocupar em fortalecer os antebraços, e isso pode ser feito dentro de casa.

Em condições normais, o professor elabora para o atleta um treino completo para os braços com a finalidade de fortalecer os grupos musculares da parte superior do corpo. No entanto, geralmente os músculos que ficam entre o cotovelo e o ombro são os protagonistas do treino, e a parte de baixo do braço fica esquecida.

O objetivo deste artigo é fornecer propostas para essa parte do braço, de modo que você poderá fortalecer os antebraços dentro de casa mesmo durante a quarentena a que muitos países estão submetidos ao redor do mundo. Dito tudo isso, te convidamos a fazer um treino da seguinte maneira:

Exercícios para fortalecer os antebraços em casa

Todos os grupos musculares do corpo são importantes, pois cada um deles possui uma função vital relacionada ao tônus muscular. Por esse motivo, é essencial tentar manter todos eles em boas condições.

Em relação aos músculos do antebraço, sua importância gira em torno da estabilidade das articulações do punho (articulação rádio-ulnar distal e articulação rádio-cárpica) e do cotovelo (articulação úmero-ulnar, articulação úmero-radial e articulação rádio-ulnar proximal).

Dito isso, surge a importância de trabalharmos a área constantemente. Os seguintes exercícios práticos contribuirão na hora de fortalecer os antebraços em casa:

Flexões de punho

Existem muitos tipos de exercícios relacionados com as flexões de punho. Começar a partir do mais básico será uma boa ideia para evitar lesões ou a aparição de dores indesejadas. Para fortalecer os antebraços em casa com as flexões de punho, é necessário se apoiar na parede.

Uma vez na posição, comece a empurrar com os dedos, especificamente com as pontas, procurando se afastar um pouco da parede. Isso faz com que o punho se mova um pouco, o que ativa os músculos do antebraço e promove a irrigação sanguínea.

Flexões na parede

Com o passar do tempo e com a melhora do movimento do exercício, as repetições e a inclinação podem ser aumentadas. Falando em repetições, seu aumento deve ser gradual e sem exageros.

Para isso, a inclinação pode ser aumentada buscando locais mais baixos para se apoiar, como mesas, para dessa forma aproveitar o peso do corpo.

Levantando uma cadeira

Para fazer este exercício, o corpo deve estar deitado de bruços com os braços estendidos acima da cabeça. Uma vez adotada essa posição inicial, você deve pegar a cadeira pelas suas pernas dianteiras, com a finalidade de levantá-la do solo na maior altura possível.

Quando o corpo se acostumar com esse movimento, fortalecer os antebraços em casa será algo muito simples. O ideal é começar com uma cadeira leve para evitar lesões na área do punho ou na região mais distal do antebraço.

Exercícios com pesos

Um dos objetos básicos para fazer exercícios em casa são os pesos ou halteres, ainda que nem todos tenham esse elemento em casa. Não obstante, existem alternativas para substitui-los, como garrafas plásticas cheias de água ou areia.

Para fazer exercícios com pesos para o antebraço, você também precisará de uma mesa ou um outro apoio que esteja na altura do peito. Encostado sobre esse apoio, você deve estender os braços com as palmas das mãos viradas para cima e com um peso em cada mão.

Bíceps com barra
A barra é outro elementos que podemos usar para trabalhar os antebraços.

O trabalho consiste em executar ao menos 10 repetições flexionando os punhos e tentando levantar os pesos sem retirar os antebraços do apoio mencionado anteriormente.

Exercícios sem pesos

Os exercícios anteriores feitos para fortalecer os antebraços em casa também podem ser feitos sem a adição de pesos. A ideia é estimular o músculo com os movimentos para melhorar o tônus muscular aos poucos.

Trabalhar sem pesos é uma ótima ideia quando ainda não se possui um hábito de praticar exercícios, ou quando você ainda está começando a adaptar os antebraços ao exercício físico.

Uma opção muito prática pode ser feita adotando a posição inicial em pé ou sentado, com os braços flexionados a 90 graus e as mãos com as palmas viradas para baixo. A partir dessa posição, os punhos devem ser movimentados levemente formando círculos no ar.

Mesmo em casa, os antebraços também devem ser exercitados!

Deixar de dar a devida importância para alguns grupos musculares pode prejudicar o corpo. Por isso, fortalecer os antebraços mesmo dentro de casa será uma ótima ideia para melhorar a sua condição física.

Além disso, são muitas as variáveis que podem ser manipuladas na hora de executar os exercícios propostos anteriormente. O ideal é continuar pesquisando opções e aproveitar a temporada de isolamento para conseguir bons resultados.

  • Marrero, E. G. M. (2017). Músculos del miembro superior. In Miología, sistema musculoesqueletico. https://doi.org/10.2307/j.ctt1w6tfdv.9
  • Rojas-Martínez, M., García, M., Francesc Alonso, J., Marín, J., & Ángel Mañanas, M. (2011). Evaluación de la Función Neuromuscular del Antebrazo durante contracciones isométricas mediante Electromiografía de Superficie Multicanal. Revista Iberoamericana de Automática e Informática Industrial RIAI. https://doi.org/10.1016/s1697-7912(11)70024-3
  • Kaliski, S. (2005). Dolor en Extremidades Superiores. Reumatología.