Benefícios de usar faixas elásticas para treinar

3 de fevereiro de 2020
As faixas elásticas são um dos melhores equipamentos que você pode usar para seus exercícios. Neste artigo, você descobrirá quais são os benefícios desse elemento aparentemente tão simples.

Entre os equipamentos preferidos pelos atletas para entrar em forma, cada vez mais vemos o uso de faixas elásticas para treinar. Entre outras coisas, as faixas permitem realizar qualquer tipo de exercício, por isso é interessante saber quais são os benefícios de incluí-las no treino.

Essas ferramentas de exercício são uma opção interessante para atletas de qualquer idade ou nível de condicionamento físico. Graças ao uso das faixas elásticas, o corpo se exercita contra a resistência, e isso proporciona aos músculos um treino eficaz.

Por serem pequenas e portáteis, as faixas de elásticas são uma ótima maneira de entrar em forma. Como se isso não bastasse, elas constituem um equipamento muito econômico, possível de ser usado em qualquer lugar.

Utilizadas há muitos anos por fisioterapeutas em processos de reabilitação, as faixas de resistência já foram incorporadasem muitos programas de treinamento.

E este é um complemento incrivelmente simples, mas que por sua vez é extremamente eficaz para trabalhar todos os músculos do corpo.

Até mesmo os amantes dos exercícios com peso corporal que desejam aumentar a dificuldade dos seus exercícios podem adicionar as faixas elásticas aos seus treinamentos.

Quais são os benefícios de treinar com as faixas elásticas?

Como você verá abaixo, os exercícios com faixas elásticas são surpreendentemente eficazes e oferecem muitos benefícios. Listaremos alguns abaixo!

1. Para todos os níveis

Adaptável a vários níveis de condicionamento físico, as faixas elásticas são ideais para todas as pessoas, seja para pessoas com menos experiência ou para profissionais. A resistência adicional das faixas elásticas exige força dos músculos e impulsiona todos os atletas a aumentar a dificuldade e trabalhar um pouco mais.

Quais são os benefícios do uso de faixas elásticas?

2. Podem ser combinadas com outro equipamento

As faixas elásticas são excelentes ferramentas de exercícios multiuso que podem ajudar a melhorar a forma física. Embora as faixas de resistência funcionem muito bem sozinhas, elas também podem ser combinadas com outros equipamentos de ginástica.

Na verdade, é uma boa ideia utilizar as faixas elásticas com pesos, máquinas e exercícios de resistência. Leve em consideração que cada equipamento exercita os músculos de uma maneira diferente, para que não haja dúvida de que se trata de um complemento ideal.

3. Faça exercícios em qualquer lugar graças ao uso de faixas elásticas

Obviamente, as faixas de resistência são muito leves, o que as torna extremamente portáteis. Isso possibilita que você treine em qualquer lugar, sem limitações de tempo ou espaço. Ao contrário dos halteres ou dos aparelhos de ginástica, elas não exigem muito espaço para uso e armazenamento.

4. Treinamento de força

Esse equipamento oferece um desafio único para os músculos quando se trata de treinamento de força. Quando a amplitude do movimento do exercício aumenta, a resistência fornecida pelo equipamento elástico também cresce.

Com uma resistência progressiva, a quantidade de fibras musculares usadas no exercício aumenta à medida que a amplitude de movimento cresce.

Quanto mais fibras musculares forem utilizadas, maiores serão as adaptações na força muscular. Essa ação faz com que os músculos se contraiam, o que estimula o crescimento ósseo e muscular.

Treinamento de força

5. Variedade de exercícios

De um modo geral, as faixas elásticas são ótimas para os atletas que desejam experimentar e manter seas treinos com constantes variações. Na verdade, elas podem ser usadas ​​para realizar exercícios de corpo inteiro que desafiam quase todos os principais grupos musculares.

Isso é explicado pelo fato de que, como mencionamos, esse equipamento permite a realização de vários exercícios e oferece muitas possibilidades, sendo ideal para quebrar a monotonia. As possibilidades são realmente infinitas!

Como você deve ter visto, as faixas podem ser usadas em uma variedade de treinamentos diferentes e proporcionam vários benefícios. Agora que você tem todas essas informações, por que não incluir essas faixas nos seus treinos semanais?

  • Ortega, A., Chamorro, C., & Gallego, O. (2011). Nuevo sistema de entrenamiento físico con bandas elásticas y dinamometría computarizada MULTIBAND. Revista Politécnica, 49–56. https://doi.org/ISSN 1900-2351
  • Gomes, W. A., Coutinho, M., & Marchetti, P. H. (2013). Revisão dos efeitos biomecânicos do uso de banda elástica no joelho durante o agachamento no levantamento básico. Revista Centro de Pesquisas Avançadas Em Qualidade de Vida, 5(3).
  • Perez Gomez, C. A., & Ramos Combariza, O. (2018). Usos y efectos de las bandas elásticas sobre las cualidades físicas. Revisión. Revista Colombiana de Rehabilitación, 13(1), 106. https://doi.org/10.30788/revcolreh.v13.n1.2014.36