Opções para incluir no treino e exercitar os ombros

18 de janeiro de 2020
Exercitar os ombros é essencial ao treinar na academia. A seguir, você descobrirá quais são os melhores exercícios que deve incluir no treinamento semanal.

Os ombros são um dos grupos musculares mais utilizados na parte superior do corpo durante o treinamento com pesos. Eles são usados ​​não apenas durante exercícios específicos, mas também ​​ao trabalhar outros grupos muscularess. Portanto, é interessante saber quais são os melhores exercícios para exercitar os ombros.

Primeiro, é necessário esclarecer que esta é a articulação mais versátil do corpo e com a maior amplitude de movimento. No entanto, com essa versatilidade do ombro vem a sua fraqueza: lesões.

A dor no ombro está relacionada a posturas ruins e pode ser corrigida em muitos casos com uma boa técnica, alongamento e menor peso.

Entre outras razões, os ombros geralmente são lesionados devido a tendinites, estiramentos, luxações ou lesões do manguito rotador. Por esse motivo, é muito importante fortalecê-los ativamente, exercitando-se regularmente.

Construir ombros mais fortes é possível em casa quanto ou na academia, e você não precisa de muito equipamento extra.

De fato, você pode usar apenas o seu próprio peso corporal, mas também ajuda ter faixas de resistência ou halteres. Isso aumenta a variedade de exercícios que você pode realizar e, assim, acelerar os resultados.

Os melhores exercícios para exercitar os ombros

Se você sofreu uma lesão no ombro no passado ou se deseja evitar problemas futuros, pode ser interessante experimentar os exercícios a seguir para exercitar os ombros. Tome nota, escolha o seu favorito e inclua-o no treinamento!

1. Elevação lateral com halteres

Este primeiro movimento que apresentaremos a você é uma excelente maneira de trabalhar os ombros. Para realizá-lo, você deve ficar de pé, com os pés afastados na altura dos quadris e os braços localizados ao lado do corpo, segurando um haltere em cada mão.

Em seguida, levante os braços para os lados até que fiquem nivelados com os ombros. Mantenha as palmas das mãos abaixadas. Lentamente, abaixe os braços e repita o movimento. Recomendamos que você inicie o exercício com pouco peso e aumente gradualmente a carga.

Os melhores exercícios para exercitar os ombros

2. Elevação frontal com halteres

A elevação frontal é um dos exercícios de isolamento mais fáceis para os ombros. Uma das suas virtudes é que melhora a estabilidade da articulação do ombro. Para começar, você deve ficar de pé e segurar um haltere em cada mão na frente das coxas.

O trabalho é levantar os braços à sua frente e fazer uma pausa quando os halteres atingirem a altura dos ombros. Em seguida, retorne lentamente os pesos à posição inicial.

Para realizar o exercício corretamente, é importante que você abaixe os pesos lentamente e com controle para evitar sofrer lesões ou desconforto nas costas. Concentre-se em obter uma boa contração do ombro.

Elevação frontal com halteres

3. Remo vertical com barra

Este é outro ótimo movimento para os ombros, embora você deva garantir que está realizando o exercício corretamente para se beneficiar dos seus efeitos positivos.

Para começar, você deve ficar em pé, segurar uma barra e apoiá-la na parte superior das coxas, com os braços estendidos e uma leve flexão nos cotovelos. As costas também devem estar retas.

Agora, expire e use os ombros para levantar a barra, levantando os cotovelos para cima e para o lado. Mantenha a barra perto do seu corpo enquanto a levanta, até que quase toque o queixo. Os cotovelos devem conduzir o movimento e devem sempre ficar mais altos que os antebraços.

Para terminar uma repetição, abaixe lentamente a barra até a posição inicial. Inspire enquanto executa essa parte do movimento. Continue para completar o número recomendado de repetições.

Remo vertical com barra

4. Press militar, o mais famoso dos exercícios para exercitar os ombros

Este último exercício que apresentaremos é voltado para todo o músculo e é excelente para o crescimento muscular. Além disso, também exercita os músculos do tríceps e do peito.

Para executá-lo, você deve ficar com os dois pés abertos na largura dos ombros enquanto segura um haltere em cada mão, conforme mostrado na capa deste artigo. Em seguida, é hora de dar um passo à frente em uma postura escalonada.

Leve os pesos ao nível dos ombros, com as palmas para a frente. Estenda os braços acima dos ombros e mantenha as costas retas. Abaixe lentamente os pesos até o nível dos ombros para concluir a repetição.

Em suma, existem muitos exercícios que você pode fazer para exercitar os ombros. O mais importante é realizar um bom aquecimento e limitar as cargas para evitar lesões na articulação. Comece a trabalhar esses músculos da melhor maneira!

  • Galcerán Montana, I. (2013). Tratamiento acuático de las lesiones del hombro en deportistas. Fisioterapia, 23, 38–48. https://doi.org/10.1016/s0211-5638(01)72965-3
  • Patino, O. (2012). Rehabilitación de la Inestabilidad del Hombro. Artroscopia, 19, 73–80. https://doi.org/10.1016/B978-84-9113-259-2/00024-6
  • Gabucio, P. (2008). Tratamiento del hombro doloroso mediante terapia manual Treatment of the painful shoulder by means of manual therapy . Fisioter, 7(1), 23–33.
  • Suárez Sanabria N, O. P. A. (2013). Biomecánica del hombro y bases fisiológicas de los ejercicios de Codman. Rev CES Med, 27(2), 205–218. https://doi.org/10.21615/ces med.v27i2.2190