Exercícios para idosos fazerem em casa

21 de março de 2020
Na situação que estamos vivendo atualmente com o coronavírus, devemos ficar em casa para evitar a propagação da pandemia. Portanto, neste artigo damos dicas de exercícios para idosos fazerem sem sair de casa.

Longos períodos de permanência em casa, por qualquer motivo que seja, geralmente deixam as pessoas desanimadas e elas deixam de se exercitar. Isso acontece com todo mundo, mas principalmente com os mais velhos. Conheça neste artigo alternativas de exercícios para idosos fazerem em casa.

Em uma situação como a que está ocorrendo no mundo atualmente, é importante manter-se ativo enquanto durar o período de alarme, especialmente se tratando daqueles que têm mais idade.

As pessoas idosas são especialmente vulneráveis ​​nessa situação. Quando param de se exercitar, sofrem rapidamente uma diminuição na qualidade de vida. Neste artigo, daremos algumas dicas para a prática de exercícios em casa, indicada especialmente para idosos.

Exercícios para idosos

A importância das pessoas idosas realizarem exercício está sendo enfatizada nestes tempos de quarentena. Entre seus inúmeros benefícios, podemos destacar alguns, como a aceleração do metabolismo e a prevenção de processos degenerativos, como a osteoporose ou a sarcopenia.

Outros benefícios dos exercícios para os idosos:

  1. Fortalecimento dos músculos e das articulações.
  2. Aumenta a força e a autonomia. Como resultado, atrasa a necessidade de recorrer ao uso de bengalas ou andadores.
  3. Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto e o derrame.
  4. Melhora o quadro de trombose ou edema nas pernas.
  5. Reduz os sintomas inflamatórios em processos degenerativos, como a artrose.
  6. Previne o avanço de processos patológicos como a diabetes, a hipercolesterolemia ou a pressão alta.

Como adaptar os exercícios à situação atual?

Vivemos uma situação sem precedentes no mundo. A pandemia do coronavírus é uma questão atual e deve ser mencionada neste artigo, pois condicionará nossas vidas pelas próximas semanas. Portanto, temos que nos adaptar a ela.

Este artigo tem como objetivo ajudá-lo a não abandonar a atividade física regular e a tirar proveito dessa inatividade causada pela quarentena para começar a se exercitar em casa.

Vamos explicar alguns exercícios que você pode realizar para queimar calorias e exercitar a musculatura sem sair de casa, lembrando que caminhar e correr na rua não são opções viáveis. Você pode realizar todos esses exercícios em ambientes fechados ou em um jardim ou quintal.

Agachamento

O agachamento é um dos exercícios que mais estimulam a parte inferior do corpo. Com ele, você trabalha os glúteos, o quadríceps, os isquiotibiais e a região lombar.

Exercícios para idosos fazerem em casa

É um exercício muito completo que pode ajudar os idosos a fortalecerem os músculos das pernas e a se tornarem mais independentes. Além disso, como também fortalece a região lombar, pode prevenir e tratar os sintomas da dor lombar crônica associada à idade.

No entanto, nos casos de haver alguma condição como artrose ou dor do tipo ciática, você deve praticá-los com muita cautela e sob a supervisão de um profissional.

Pular corda

Pular corda é outro excelente exercício para queimar calorias e trabalhar a região dos gêmeos. Você pode realizá-lo em diferentes intensidades e adicionar graus de dificuldade, como saltar de forma dupla ou cruzada.

Pular corda é outro excelente exercício para queimar calorias e trabalhar a região dos gêmeos

Esse exercício fortalece as articulações dos joelhos e tornozelos das pessoas idosas. Dessa forma, contribui para a prevenção da osteoartrite associada à idade. Além disso, como queima muitas calorias, acelera o metabolismo e evita o acúmulo de gorduras.

Flexão

A flexão é, sem dúvida, o melhor exercício para trabalhar a parte superior do corpo usando apenas o peso corporal. Ela estimula o peitoral, o tríceps, os ombros e o abdômen. Também é um exercício muito completo.

Em uma situação como a que está ocorrendo no mundo atualmente, é importante manter-se ativo enquanto durar o período de alarme, especialmente se tratando dos mais velhos

Se a sua forma física não permite fazer flexões, você pode colocar uma almofada ou travesseiro para encurtar o movimento ou para você se apoiar nos joelhos, em vez de nos pés.

Burpee

burpee une os três exercícios anteriores em uma combinação tão eficaz quanto extenuante. Consiste em deitar-se no chão, realizar uma flexão, levantar-se fazendo um agachamento e finalizar executando um salto vertical.

Esse exercício requer uma certa prática, mas uma vez que você o domina, é muito fácil de fazer. Queima muitas calorias, pois trabalha praticamente todo o corpo. Uma sessão de 100 burpees pode queimar entre 200 e 300 calorias, dependendo do seu peso e da intensidade com que você a realiza.

Exercícios de força

Você também pode realizar diferentes exercícios de força, semelhantes aos que as pessoas praticam em qualquer academia, usando o material que tiver disponível em casa.

Com cadeiras, garrafas cheias de água ou uma vassoura, você pode realizar muitos exercícios. Se você também tiver um par de halteres leves, os exercícios ficarão ainda mais fáceis.

É interessante fazer uma série combinando vários exercícios e com pouco tempo de descanso. Assim, você também estimula os músculos e trabalha a resistência aeróbica.

Conclusão sobre os exercícios para idosos em casa

Esses exercícios são perfeitos para qualquer faixa etária, mas nesse momento vamos indicá-los especialmente para os idosos. Anime-se e exercite-se!