Como fazer burpees, o exercício para trabalhar todo o corpo

· 10 de agosto de 2018
O nome 'burpee' é atribuído ao psicólogo Royal H. Burpee, que desenvolveu o 'teste de burpee' e criou o burpee como um exercício para a tese de seu Doutorado em Psicologia Aplicada.

Nos treinamentos de atividade física, há centenas de exercícios que trabalham diferentes áreas do corpo. Normalmente, os treinadores classificam os exercícios de acordo com o grupo de músculos e elementos que são exercitados. Há exercícios para musculatura, cardio, resistência, etc. No entanto, há um ótimo exercício que exercita todo o corpo. Descubra como fazer burpees!

Em sua tese “Seven quickly administered tests of physical capacity and their use in detecting physical incapacity for motor activity in men and boys”, Royal H. Burpee introduz o exercício como uma maneira rápida e simples de avaliar o estado físico de uma pessoa.

O exercício foi tão inovador que foi usado até para treinar soldados americanos na Segunda Guerra Mundial. Este exercício tem como objetivo testar a agilidade, força e coordenação. Atualmente burpees são utilizados em todos os tipos de treino, especialmente no CrossFit. Continue lendo e descubra mais sobre este exercício e como fazer burpees!

Como fazer burpees?

Burpees são um excelente exercício que modela o corpo, queima gordura e dá força aos músculos. Mas como fazer burpees? O burpee tradicional consiste nas seguintes etapas:

  • Fique em pé e, em seguida, agache-se e coloque as mãos no chão diretamente à sua frente.
  • Pule com os pés para trás, colocando-se em uma posição de prancha e flexione os cotovelos, trazendo o peito para o chão.
  • Levante o peito, estique os cotovelos e volte à posição de agachamento o mais rápido que puder.
  • Imediatamente salte o mais alto que puder, use o agachamento como um impulso.
Alunos fazendo burpees na academia

Existem outras variações de burpees nas quais se aumenta a dificuldade do exercício. Os burpees estão relacionados com velocidade, mas ao mesmo tempo você deve executar o exercício com a maior precisão possível. Ou seja, verifique se você tem um bom agachamento, uma bom flexão e um bom salto.

Exercita todo o corpo

Muitas vezes, para conseguir um ótimo treinamento para o corpo são criados treinos completos. No caso de uma academia, são utilizadas diferentes máquinas e em alguns treinamentos é utilizado até mesmo um equipamento especial.

Em resumo, o que muitos não sabem é que podem encontrar toda a eficácia de diferentes exercícios em um único exercício. Sim, esse exercício que você acabou de aprender. E agora que já sabe como fazer burpees, pode exercitar seu corpo todo em casa.

Se você dividir o burpee em segmentos, você pode ver as diferentes áreas do corpo que estão sendo trabalhadas e, por sua vez, como o burpee exercita o corpo de uma forma integral:

  • Agachamento: Flexione os joelhos em uma posição de agachamento e trabalhe o quadríceps, os adutores, as glúteos, as panturrilhas, a região lombar e o fêmur.
  • Flexão: em uma flexão exercitamos os peitorais, abdominais, tríceps e deltoides.
  • Transição de agachamento-flexão e salto: durante a transição do agachamento para a flexão, e da flexão para o agachamento para então fazer o salto; são trabalhados muitos músculos. Incluindo os braços, abdômen, glúteos e outros. Além disso, o salto é um exercício de cardio, que aumenta o fluxo de sangue por todo o corpo.

Queima calorias

O agachamento, o salto, a flexão, a continuidade e a conexão entre os exercícios que compõem o burpee são altamente eficazes na queima de calorias. Estudos mostram que exercícios de alta intensidade queimam 50% mais gordura do que exercícios de baixa intensidade.

Além disso, os burpees aceleram o metabolismo, o que significa que, mesmo após fazer os burpees, você continuará queimando calorias.

Então, se você quiser perder algum peso, fortalecer seus músculos e adquirir resistência, faça alguns burpees. É um exercício um tanto exigente, no entanto, vale a pena. Eles são realmente eficazes para perder peso e moldar a silhueta… fora que você já sabe como fazer burpees, é só começar!

Mulher fazendo burpees ao ar livre

Condicionamento físico

Burpees condicionam o corpo dando-lhe condições gerais para outras disciplinas. Isso significa que os burpees são excelentes não apenas para trabalhar o corpo e fazê-lo ficar bem esteticamente. Possibilita esforços posteriores maiores, como subir uma montanha, fazer atletismo, boxe, entre outros. Isso acontece uma vez que aumenta o ritmo cardíaco e dá força aos músculos e ligamentos.

Os sistemas cardiovascular e respiratório melhoram sua condição através dos burpees. Assim como a agilidade mental, já que manter a velocidade e a coordenação dos movimentos forçam o cérebro a permanecer ativo e alerta.

Além disso, você não precisa de nenhum tipo de equipamento ou lugar especial. Você pode fazê-los quando e onde quiser. Desta forma, não há desculpa para não condicionar o corpo completamente através de um único exercício.

Os burpees são dinâmicos e você pode adicioná-los facilmente a qualquer tipo de treinamento. Como eles trabalham todo o corpo, eles são realmente funcionais para amadores e profissionais do mundo dos esportes. Você não deve esquecer de fazer um pequeno aquecimento antes de começar, já que os burpees são um exercício de alta intensidade.

Hidrate-se, esforce-se e não desista. Tire proveito de um exercício que beneficia o funcionamento integral do corpo. Seu corpo vai agradecer!