Conheça os múltiplos benefícios de pular corda

· 20 de agosto de 2018
Pular corda é um exercício aeróbico completo, pois exercita todo o corpo. Ao pular corda constantemente, você conseguirá manter seu corpo em forma e saudável.

Se você quiser se exercitar sem ir à academia, pular corda é o esporte ideal por sua simplicidade e facilidade. Além disso, você só precisará aprender a respeito de técnicas e tipos de pulos realizados e será possível ver as inúmeras vantagens e benefícios de pular corda em pouco tempo de prática.

8 benefícios de pular corda

Sem dúvidas, este exercício é tão simples de executar que em pouco tempo você estará treinando perfeitamente e verá excelentes resultados.

Melhora a circulação sanguínea

Para começar, um dos benefícios de pular corda é que o exercício ajuda o sangue a fluir através das artérias, reduzindo o risco de acidentes vasculares cerebrais.

Melhor saúde cardiovascular

Controlando os batimentos cardíacos por um medidor

Esse benefício é tanto para mulheres quanto para os homens. Isso porque diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca, enquanto aumenta o consumo de oxigênio do nosso corpo.

Queima calorias

Para perder peso, pular corda é ideal pois você vai conseguir queimar cerca de 300 calorias em 30 minutos.

Desenvolve a capacidade pulmonar

Ou seja, seus pulmões serão mais eficientes, facilitando a respiração e evitando doenças respiratórias. Além disso, outro dos benefícios de pular corda é que ela aumenta a resistência física.

Evita o estresse

Homem com várias demandas no trabalho

Isso é possível porque o exercício libera hormônios que geram uma atitude positiva, o que te permite enfrentar situações difíceis da melhor forma possível e assim evitar doenças causadas pelo estresse.

Elimina toxinas

Pular corda permitirá que você sue muito e, assim, você poderá eliminar as toxinas do seu corpo.

Melhora a coordenação

Pular corda te possibilita exercitar todos os sentidos e a concentração mental, nesse sentido, um dos benefícios de pular corda é que o cérebro coordenará todos os movimentos do corpo da melhor forma possível.

Aumenta a velocidade e a agilidade

Além de tudo, irá desenvolver fibras musculares, o que é muito importante, já que elas são as responsáveis pelos esforços rápidos e fornecer agilidade.

Dicas para pular corda

Seguir as dicas a seguir possibilitará que você obtenha bons resultados ao executar os exercícios

  • Para começar, realize exercícios de aquecimento ou alongamentos.
  • É importante começar pouco a pouco se você não está acostumado com isso.
  • Desse modo, acelere o ritmo de pulos à medida que você se exercita.
  • Para se adaptar, combine esse treino com outros tipos de exercícios.
  • Use roupas e sapatos apropriados para tal atividade.
  • Além disso, tenha um bom plano para atingir seus objetivos.
  • Do mesmo modo, mantenha uma boa alimentação.

6 técnicas para um pulo eficaz

Com uma boa técnica e a posição correta para pular corda, você será capaz de dominar o exercício rapidamente.

1. Mantenha a cabeça ereta e olhando para frente, não para baixo.

2. Os joelhos devem estar ligeiramente flexionados e o tronco reto.

3. Os cotovelos devem estar próximos ao corpo.

4. Para bater a corda, faça isso com o pulso, ou seja, não com os braços.

5. Use um calçado confortável com uma sola adequada para amortecer os pulos.

6. Os pulos podem ter entre 3-4 centímetros. Para pular, você deve tomar impulso com as pontas dos dedos e, ao cair, também se apoiar nelas.

Benefícios de pular corda

Menina pulando corda ao ar livre

Entre as vantagens oferecidas por esta prática, uma delas é o fato de que não é necessário ir à academia ou pagar algo, já que você pode realizar esse exercício em qualquer lugar e em espaços pequenos. Além disso, outra vantagem oferecida por esta modalidade é o fato de ser muito divertida, o que faz bem para a mente. Ela pode ser praticada por iniciantes, atletas profissionais e esportistas.

Tipos básicos de pulo

Você deve começar com exercícios básicos, depois, poderá aumentar o tempo e adicionar mais pulos ao seu treino. Dessa forma, você achará mais fácil pular e, ao mesmo tempo, poderá aproveitar mais.

Entre os diferentes tipos, temos: pulo básico com os pés juntos, alternando com um pé na frente, pulo alternando os joelhos, abrindo e fechando as pernas, pulo com os calcanhares alternados e deslocamento lateral.

Desvantagens de pular corda

O impacto do seu corpo caindo pode ferir suas articulações ou joelhos. Além isso, os quadris também estão propensos a danos sérios. Portanto, é essencial usar calçados esportivos apropriados. Entretanto, se você quiser ganhar músculos, este não é o exercício apropriado, a menos que você os combine com outras atividades anaeróbicas.

Como deve ser a corda

Existem cordas de algodão e plástico, estas são as mais recomendadas pela sua velocidade, proporcionando exercícios mais intensos. Além disso, a corda deve ser apropriada à sua altura. Para se certificar disso, fique bem no meio dela e levante as alças até a altura das axilas. Essa será a medida correta.

Outro fato importante é que o piso deve ser feito de madeira ou encerado para suportar melhor o impacto do pulo. Por outro lado, os pisos de concreto não são recomendados porque você pode sofrer uma lesão ao cair do pulo.

Hoje, essa atividade é uma alternativa para realizar exercícios sem custo algum, em qualquer lugar. Vá em frente, pule corda e mantenha uma vida saudável e ativa.