Os melhores exercícios para alongar os ombros
Devido à posição que adotamos em frente ao computador ou quando dormimos, a área dos ombros é geralmente a mais castigada. Se acrescentarmos a isso exercícios sem aquecimento ou com muito peso, é compreensível que aconteçam tantas lesões. Hoje vamos apresentar alguns exercícios para alongar os ombros e reverter a situação.
Os melhores exercícios para alongar os ombros
Hoje é comum sentir tensão nos ombros. O trabalho sedentário, o exercício não monitorado, maus hábitos quando dormimos ou carregamos coisas… Tudo afeta essa área, composta de cinco articulações.
Tanto a cervical quanto a escápula têm reflexos nos ombros. Portanto, é essencial trabalhar toda a região e, assim, reduzir as contraturas e a rigidez. Preste atenção nesses exercícios para alongar os ombros:
1. Postura correta
Para começar, esse ‘exercício’ será muito bom para os ombros, mas também para a coluna. Você provavelmente não percebe isso, mas você dobra suas costas uma grande parte do dia. Levar os ombros para a frente é uma das causas da dor.
Para fazer este exercício, você deve ficar de pé, de costas para a parede e com os calcanhares grudados nos rodapés. Sem levantar os ombros, junte as escápulas e traga levemente o pescoço para trás. Não dobre a parte inferior das costas!
2. Alongamento com o braço paralelo
Este exercício de alongamento pode ser feito em pé ou sentado e é ideal para quando estamos no escritório. Com as costas firmes e retas, cruze o braço direito em frente ao tronco. Segure com a mão esquerda na altura do cotovelo e estique bem os dedos.
Finalmente, vire a cabeça para os lados, como se dissesse “não”, mas muito devagar. Após 15 segundos, faça o mesmo com o braço esquerdo.
3. Alongamento superior com fita
Você pode usar uma fita elástico, uma faixa TRX ou até mesmo uma toalha enrolada. Alguns usam também uma barra. A ideia é que você tenha algo da mesma largura que os seus ombros.
Levante-se e pegue o objeto escolhido com as duas mãos na frente do corpo. Levante até passar da cabeça. Tente esticar o máximo possível, sem flexionar os cotovelos em nenhum momento. Continue sem se mexer alguns segundos e volte à posição inicial.
4. Abertura de peito
Outra opção para alongar os ombros que precisa de uma faixa. É melhor se o objeto puder ser esticado, para dar alguma resistência ao movimento. De pé ou sentado com as costas retas, pegue uma corda ou uma faixa com as duas mãos.
Estique os braços na frente do corpo, paralelos ao chão. Estique-se para os lados para unir as escápulas e abrir o peito. Mantenha a postura por alguns segundos e comece de novo.
5. Rotação torácica
Você terá que deitar no chão, com a barriga para cima. Flexione os joelhos e leve-os para o lado direito. Estique o braço esquerdo e apoie-o no chão. Vire a cabeça para olhar para essa mão. Aguarde alguns segundos e faça o mesmo para o outro lado.
6. Alongamento cruzado
É basicamente como dar um abraço em si mesmo. Cruze os braços em frente ao peito e tente tocar as costas com as mãos. Esse movimento exerce uma pressão na altura dos ombros.
7. Círculos com ombros
Este trabalho pode ser feito em pé e sentado, mas a primeira opção é melhor. De qualquer forma, mantenha as costas retas. Estenda os braços para os lados e faça um movimento circular no sentido horário dez vezes. Então, repita para o outro lado.
8. Alongamentos contra a parede
Com este exercício você pode esticar os ombros e toda a área escapular. Para começar, fique de pé ao lado de uma parede e apóie sua mão com o braço esticado. Gire o tronco para trás, fazendo um movimento com a cintura e levando o ombro para frente.
Tente fazer os alongamentos todos os dias (ou pelo menos a cada dois dias) e você verá como conseguirá alongar os ombros, reduzir a tensão e aliviar as contraturas. Você pode praticá-los a qualquer hora do dia, mesmo se estiver no escritório ou em casa!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- García, N., Navarro, N., Caballero, R., Díaz, J., & Ojeda, D. B. (2007). Biomecánica del hombro y sus lesiones. Canarias Médicas y Quirúrgicas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.