Treino TRX: descubra todos os seus benefícios

· 10 de março de 2019
O TRX é um sistema de treinamento que foi criado pelos SEALs norte-americanos, e a razão principal para isso é que os mesmos careciam de espaço e de aparelhos para treinar e manter as condições físicas apropriadas.

O treinamento em suspensão é um dos que estão mais na moda nos últimos anos. Mas o que é o TRX? Como se pratica e quais são as ferramentas necessárias para se exercitar com esse elemento fitness? Descubra essas respostas e todos os benefícios do TRX a seguir.

O que é o treino TRX?

Muitas pessoas já ouviram falar do TRX, mas nem sempre sabem o que é com precisão. O Total-body Resistance Exercise ou TRX é um treino em suspensão, no qual se utiliza o próprio peso corporal durante toda a série.

Para realizar um treino rápido, o ex-membro dos SEALs Randy Hetrick deu início a um treinamento se valendo dos cintos de paraquedas e do seu próprio peso corporal.

O resultado da criação foi extraordinário, chegando ao ponto de Hetrick, posteriormente, tornar-se o fundador da academia Fitness Anywhere.

Esse tipo de treino consegue trabalhar e tonificar praticamente todos os músculos do corpo usando o próprio peso corporal; mais especificamente, é aí que está seu diferencial. Pode-se praticá-lo em qualquer espaço e não requer uma quantidade grande de máquinas ou outros aparelhos.

Alunas em uma aula com TRX

Benefícios e vantagens do TRX

Treina o corpo todo

Um dos principais benefícios do TRX é a possibilidade de trabalhar todos os músculos do corpo, planejando as séries de exercícios que vão ser realizados.

Nesse sentido, não se trata de uma atividade física limitada a um único grupo muscular, mas sim uma que consegue combinar, trabalhar e tonificar todas as partes do corpo. Além disso, a pessoa pode concentrar os exercícios naquelas áreas do corpo que quer melhorar.

Não precisa de máquinas

Umas das maiores vantagens do TRX é que se trata de um treino que não exige a grande quantidade de máquinas da academia. Não é preciso também preparar um espaço grande para a sua prática, por isso acaba sendo uma opção extremamente prática.

Se você levar em conta o espaço suficiente para praticar o TRX, é possível praticá-lo em casa ou em qualquer espaço livre.

Diminui as lesões

O treino em suspensão do tipo TRX é, muitas vezes, recomendado por especialistas como um complemento para o tratamento de determinadas lesões.

É preciso lembrar que, para realizar esse exercício, deve-se aprender e manter uma postura adequada; essa é a única forma de evitar lesões e ao mesmo tempo tirar o máximo de proveito dessa atividade.

Reduz os problemas nas costas

O TRX coloca uma ênfase especial sobre a área inferior das costas. Na verdade, essa área tem um alto nível de tonificação com o exercício, ajudando a reduzir as dores nas costas, como a lombalgia.  Além disso, são trabalhados os músculos os abdominais e os lombares, indispensáveis para o fortalecimento de toda essa área.

Perda de peso

A prática regular de TRX é recomendada para todos aquelas pessoas que desejam perder peso. Além de alcançar esse objetivo, o corpo vai ficando tonificado, dessa forma a pele não fica flácida como acontece com outro tipo de atividades ou dietas restritas.

Alunos fazendo afundo com o trx

Ideal para todas as idades

É um tipo de exercício eficaz, mas de baixo impacto. Então todas as idades podem aproveitar os benefícios do TRX; até mesmo as pessoas da terceira idade podem praticar essa modalidade de exercício.

Contudo, é sempre necessário e recomendável perguntar ao seu médico de confiança sobre recomendações pessoais antes de começar a atividade.

Riscos do TRX

Os perigos de praticar TRX são muito baixos; não obstante, como em toda a atividade física, sempre existem alguns. Nesse caso, os ricos estão ligados à uma má postura na hora de fazer o exercício. Por essa razão, é recomendável começar a praticar TRX com um instrutor para, assim, evitar lesões de qualquer tipo.

Se a pessoa tiver condição patológica preexistente ou determinadas lesões, é fundamental buscar o aconselhamento de um médico especialista antes de dar início a qualquer tipo de exercício físico.

É recomendável igualmente se aconselhar quanto aos limites da intensidade dos exercícios que vão ser realizados. O objetivo é fazer com que o TRX seja uma atividade que melhore a saúde e o bem-estar geral daqueles que a praticam.

O que é o treino TRX? Sem dúvida alguma é uma atividade que chegou para ficar tanto por causa de sua praticidade quanto por sua eficácia. Com poucos instrumentos é possível fortalecer e tonificar todos os grupos musculares do corpo. Vamos treinar!