Exercícios do tipo lagarto para fortalecer o peito e os braços

9 de setembro de 2019
Os exercícios do tipo lagarto permitem que você fique mais em forma. Portanto, neste artigo, vamos contar algumas de suas variantes para fortalecer o tórax e os braços. Anote!

Lagartos ou flexões são um dos exercícios de treinamento mais benéficos e eficazes para o seu corpo com seu próprio peso. Por essa razão, no artigo a seguir, vamos falar dos principais exercícios do tipo lagarto para fortalecer o tórax e os braços, dois dos grupos musculares que mais interessam à maioria dos atletas.

De fato, os lagartos são um exercício muito simples, que tem variações infinitas. Entre seus principais benefícios estão fortalecer e tonificar os músculos do peito e dos braços.

Esses exercícios podem ser incorporados a qualquer treino, embora também seja possível realizá-los em casa. Você só precisa de um tapete para colocar no chão, motivação e muita vontade de trabalhar e melhorar a si mesmo.

O exercício com o próprio peso corporal torna a evolução da sua condição física muito fácil de medir. De toda forma, a progressão é um pouco lenta, por isso recomendamos sempre não perder a motivação e manter a atitude positiva.

Não se esqueça de que, para realizar os lagartos, seu peso influenciará muito na dificuldade que você vai ter para se levantar. Obviamente, quanto menos você pesar, mais fácil será levantar seu próprio corpo repetidas vezes.

Exercícios do tipo lagarto: variantes para peito e braços

Os seguintes exercícios são ideais para fortalecer e tonificar o peito e os braços. Tome nota, escolha o seu favorito e inclua em seu treino.

1. Lagarto com mãos abertas

Para realizá-los, você deve se posicionar com as mãos abertas no chão e o corpo em paralelo, com as pontas dos pés apoiadas. Tal como acontece com as flexões, esse exercício consiste em segurar todo o seu peso e levantá-lo em cada uma das repetições, mantendo o corpo em linha reta durante todo o movimento.

As mãos devem ser colocadas na direção dos ombros, enquanto a força deve ser concentrada nos braços e no peito. Depois de aumentar sua condição física, o número de repetições deve aumentar.

exercícios de lagarto para fortalecer músculos dos braços

2. Lagarto goleiro

Esse segundo exercício que apresentamos permite desenvolver o peito, tríceps, abdômen e ombros. Para realizá-lo, você deve posicionar-se em uma posição com a mão esquerda diretamente abaixo do ombro.

Em seguida, estenda o braço direito completamente para um lado e coloque a mão em uma bola medicinal ou em um degrau baixo.

Em seguida, dobre o cotovelo esquerdo para abaixar o tórax lentamente até o chão, certificando-se de manter a maior parte do peso corporal na mão esquerda. Uma vez que seu abdômen estiver logo acima do solo, levante-se. Faça todas as repetições de um lado e depois mude para o outro.

exercícios de lagarto para fortalecer músculos do peito

3. Lagarto diamante

Esse terceiro tipo enfatiza especialmente o tríceps e o peito. Em uma flexão tradicional, você começa se colocando no chão com as mãos na largura dos ombros. Em seguida, você deve mover as mãos para que fiquem abaixo do peito.

Nessa posição, seus polegares devem estar juntos, assim como seus dedos indicadores. O espaço entre as mãos apoiadas no chão tem a forma de um diamante. A partir daí, execute o exercício da mesma forma que um lagarto tradicional.

Flexão com diamante

4. Lagarto superman

O último dos exercícios do tipo lagarto da lista é o mais divertido e também um dos mais difíceis. Para começar, você deve ficar paralelo ao chão, com os braços apoiando todo o seu peso. Quando você empurrar os braços para cima, coloque-os atrás das orelhas ao chegar no topo.

Como se isso não bastasse, você deve retornar rapidamente as mãos ao chão para não acabar com a cara no chão e sofrer uma lesão. É, sem dúvida alguma, um dos exercícios mais exigentes. Como você deve imaginar, esse exercício envolve o peito, os braços e todos os músculos do corpo.

Fortalecer músculos do peito e braço

Antes de terminar, lembramos que, para que suas sessões de treinamento não sejam muito monótonas, é importante fazer mudanças na técnica. Como você viu, há muitos exercícios que podem ajudar a fortalecer o peito e os braços, assim como o restante dos músculos do corpo.

 

  • ALLEN, C. C., DEAN, K. A., ALAN, J. P., & PETRELLA, J. K. (2013). Upper Body Muscular Activation during Variations of Push-Ups in Healthy Men. International Journal of Exercise Science6(4), 278–288.