3 exercícios com faixas elásticas para corredores iniciantes

17 de junho de 2019
As faixas elásticas podem ser usadas de muitas maneiras, dependendo do grupo muscular a ser trabalhado e dos objetivos de cada atleta. Hoje falaremos sobre alguns exercícios dedicados aos corredores.

Os exercícios com faixas elásticas podem ser grandes aliados para todas as pessoas que desejam se tornar corredores. Estes elementos são ideais para trabalhar grande parte dos músculos que aqueles que praticam corrida utilizam no momento do treino.

Vantagem dos exercícios com faixas elásticas para os corredores

Os exercícios com faixas elásticas oferecem muitos benefícios. Entre os mais destacados, existe a possibilidade de preparar o corpo para correr. Por isso eles são muito recomendados para quem está começando com a corrida.

Com os exercícios adequados, é possível trabalhar praticamente todos os grupos musculares do corpo. Assim, é possível aumentar a resistência muscular através do alongamento de cada um dos músculos. De fato, este alongamento é mais fácil de conseguir através das faixas elásticas do que com exercícios com pesos.

Além disso, os exercícios com faixas elásticas são excelentes para tonificar o corpo. No caso dos corredores, permite realizar diferentes movimentos que trazem resultados parecidos aos executados durante o treino com pesos.

Outra vantagem das faixas elásticas é que seu uso reduz consideravelmente a probabilidade de sofrer algum tipo de lesão. Além disso, trata-se de uma ferramenta muito prática e acessível, não é preciso muito espaço ou outros equipamentos para poder executar os exercícios.

Os melhores exercícios com faixas elásticas

Com as faixas elásticas é possível realizar uma grande quantidade e exercícios. Porém, se o que você busca é melhorar o rendimento ou preparar o corpo para correr, é necessário fazer alguns trabalhos focados nestes objetivos. O ideal é ter ajuda de um profissional e fazer um circuito com repetições e descansos.

Fortalecimento e passada lateral com faixas elásticas

Um dos exercícios mais efetivos é a passada lateral com faixas elásticas. Para fazê-lo, é necessário que a pessoa fique parada, com os pés a uma distância equivalente à largura dos ombros.

exercicios com mini bands

Depois, deve-se colocar a faixa elástica em volta dos tornozelos e esticar o pé direito para o mesmo lado, esticando a faixa. Enquanto isso, o pé esquerdo deve ficar parado. É necessário repetir 10 vezes este exercício e depois fazer o mesmo processo com o outro pé.

Outra variação consiste em que a pessoa encoste em um banco ou colchonete de forma lateral. Depois, colocar a faixa na altura das coxas e esticar uma das pernas, enquanto a outra fica apoiada. Repetir este exercício pelo menos 15 vezes com cada perna.

Agachamentos

Os agachamentos são um dos exercícios mais efetivos para fortalecer grande parte dos músculos das pernas. Se também forem feitos com as faixas elásticas, o resultado será superior.

Para fazer agachamentos, deve-se colocar a faixa nos joelhos. Depois, a pessoa deve ficar em pé, com as pernas levemente abertas, e flexionar os joelhos até completar o exercício. Para que os agachamentos sejam efetivos, deve-se fazer entre 15 e 20 repetições.

agachamentos com faixas

Fortalecimento de quadril e elevação da perna

Este exercício é muito recomendado para fortalecer o quadril. Para colocar em prática, é necessário, além da faixa elástica, um pequeno banco ou cadeira que tenha entre 40 e 50 centímetros de altura. Este banco vai servir para que a pessoa apoie os pés.

Seguindo com o exercício, deve-se colocar um dos pés no banco, com a perna fica flexionada, e puxá-la para o mais perto possível do peito.

Outra forma efetiva de conseguir fortalecer os quadris é realizando uma elevação da perna. Para isso, a pessoa deve ficar em pé com a faixa elástica em volta de ambos os pés. Depois, deve abrir as pernas até que estejam paralelas ao quadril.

fortalecimento e exercícios com faixas elásticas

Uma vez nessa posição, o próximo passo é levantar um dos pés até formar um ângulo reto na altura do quadril. É sugerido repetir o exercício entre 10 e 12 vezes com cada perna.

Os exercícios com faixas elásticas são, sem dúvida, uma opção valiosa que todos os atletas podem aderir, mas especialmente os corredores. Este tipo de trabalho físico fortalece os músculos do corpo e dão ênfase especial naqueles importantes para o bom rendimento de um corredor.

  • Ortega, A., Chamorro, C., & Gallego, O. (2011). Nuevo sistema de entrenamiento físico con bandas elásticas y dinamometría computarizada MULTIBAND. Revista Politécnica, 49–56. https://doi.org/ISSN 1900-2351