3 exercícios com faixa elástica para o tríceps
Os exercícios com faixa elástica para o tríceps são uma boa alternativa para trabalhar os braços por causa da resistência oferecida pelo material da faixa. Além disso, você só precisa da sua própria força para realizá-los. Portanto, você pode treinar na sua casa, em um parque ou em qualquer outro lugar.
As faixas elásticas se caracterizam pelo seu material, que se estende de forma considerável e, ao mesmo tempo, oferece certa resistência. Por esse motivo, elas são amplamente utilizadas em exercícios de musculação e tonificação.
Em relação ao tríceps braquial, há uma série de exercícios recomendados para realizar com a faixa a fim de estimular a parte posterior do braço. A seguir, vamos mostrar alguns deles.
Exercícios com faixa elástica para o tríceps
A vantagem dos exercícios com faixa elástica para o tríceps é que eles proporcionam uma maior amplitude de mobilidade articular. Ao mesmo tempo, também há uma menor probabilidade de lesões na região trabalhada.
Além disso, as faixas servem para substituir halteres de qualquer peso e você só precisa do seu próprio corpo para executar o movimento, o que é chamado de trabalho de calistenia.
Extensão de tríceps para baixo
Este é um dos exercícios com faixa elástica mais comuns para o tríceps. Para fazê-lo, você deve primeiramente fixar a faixa em um local mais alto em relação à sua posição, conforme mostrado na imagem acima na sua variação com a polia. Então, você deve se posicionar de frente para a faixa e segurá-la com as duas mãos.
Você pode manter as pernas afastadas na largura dos ombros ou manter uma postura assimétrica – um pé na frente do outro. Tudo depende de como você se sentir mais confortável.
Não afaste os braços do tronco em nenhum momento e leve os antebraços para baixo tanto quanto a amplitude de movimento te permitir. Execute o movimento de extensão e flexão com o número de repetições que considerar necessário.
Extensão para baixo com uma mão
Este exercício é exatamente igual ao descrito acima. Portanto, você deve assumir a mesma postura corporal já descrita. Porém, agora você vai utilizar apenas uma das mãos.
Se você decidir executar o movimento com as pernas posicionadas de forma assimétrica, leve para a frente a perna oposta ao braço que executará o movimento. Por exemplo: se você iniciar o exercício com o braço direito, então leve a perna esquerda para a frente. Dessa forma, você terá um maior equilíbrio durante a execução.
Uma vez que tiver executado o número planejado de repetições com um braço, faça o exercício com o outro braço e mude a posição das pernas.
Extensão de tríceps acima da cabeça
Para este exercício, você pode deixar a faixa elástica no mesmo local onde foi fixada. No entanto, a sua posição deve mudar: você vai ficar de costas e segurar a faixa acima da cabeça.
A ideia é ficar com uma das pontas da faixa em cada mão, deixando-as o mais próximo possível uma da outra. Além disso, a posição inicial das pernas pode ser assimétrica ou com as pernas afastadas na largura dos ombros.
A partir de então, você deve estender os braços para a frente e um pouco para cima, fazendo o número de repetições que considerar necessário.
A contração muscular como elemento de apoio
Para executar os exercícios com faixa elástica para o tríceps, é aconselhável acompanhar os movimentos com contrações voluntárias dos demais grupos musculares. Ou seja, contrair os músculos abdominais, o peito e as costas para dar apoio ao estímulo.
Além do estímulo, a contração muscular também pode ajudar a manter a postura para evitar qualquer risco de lesão ou movimento brusco.
Exercícios com a faixa elástica com supervisão e com elementos seguros
Assim como qualquer outro exercício, os exercícios com faixa elástica para o tríceps requerem um planejamento cuidadoso e a supervisão adequada.
Portanto, nosso conselho é recorrer a um profissional do treinamento que tenha conhecimento sobre treinos com faixas elásticas para que ele possa te avaliar e ajudar a elaborar um treino que esteja de acordo com as suas necessidades e objetivos.
Além disso, também é necessário executar os exercícios com faixas elásticas adequadas. Compre esses itens em lojas certificadas ou pergunte ao seu treinador se as que você encontrou servem para o treino planejado.
Por último, mas não menos importante, lembre-se de que os exercícios exigem disciplina, estrutura e momentos de descanso. Complemente a atividade física com hábitos saudáveis para obter resultados!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Poblete Valderrama, F., Flores, C., Castro Espinoza, H., Cubillos Ojeda, C., & Ayala García, M. (2016). Fortalecimiento muscular con bandas elásticas para la mejora de la funcionalidad de adultos mayores. Revista Peruana Ciencias de La Actividad Física y El Deporte.
- Perez Gomez, C. A., & Ramos Combariza, O. (2017). USOS Y EFECTOS DE LAS BANDAS ELÁSTICAS SOBRE LAS CUALIDADES FÍSICAS. REVISIÓN. Revista Colombiana de Rehabilitación. https://doi.org/10.30788/revcolreh.v13.n1.2014.36
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.