7 exercícios para os membros superiores com a faixa elástica

· 6 de outubro de 2018
A vantagem desse acessório para treinar é que podemos regular a intensidade e treinar em qualquer lugar. Por essa razão, os exercícios, além de serem simples, servem para pessoas de todas as idades se exercitarem de acordo com as suas capacidades e as suas metas.

Dentre os mais diversos acessórios que temos à disposição para exercitar o nosso corpo, a faixa elástica se destaca devido a sua praticidade. Isso porque podemos usá-la em qualquer lugar e podemos trabalhar uma quantidade grande de grupos muscular. Confira exercícios para os membros superiores a seguir.

Não vamos perder mais tempo… Ao trabalho!

Exercícios para os membros superiores com a faixa elástica

  1. Remada

Para começar com essa série de exercícios para os membros superiores, você deve passar a faixa elástica por baixo dos seus pés, pisando na metade da sua extensão e segurando uma ponta em cada mão. Ela deverá ficar dividida em duas partes iguais.

O exercício consiste em puxar a faixa flexionando os cotovelos. A particularidade desse exercício é que os cotovelos devem estar apontando para fora. Quando você flexionar totalmente, eles devem estar acima dos ombros.

Uma variação desse exercício é realizá-lo com as mãos juntas. É claro que você deve juntar as extremidades do elástico para que o movimento seja mais fechado.

  1. Elevação lateral

Este exercício é semelhante ao anterior: novamente, vamos pisar na faixa elástica com um pé. Em seguida, com uma mão em cada extremidade, nós iremos estender os braços para os lados, formando uma espécie de cruz com o nosso corpo e os braços.

O movimento é, basicamente, o bater das asas dos pássaros.

Os braços devem permanecer um pouco estendidos; ou seja, os cotovelos devem ter um pequeno ângulo de flexão. Não levante muito os braços, basta passar um pouco da altura dos ombros que o exercício será bem feito.

Mulher mostrando uma faixa elástica

  1. Elevação frontal

Embora um seja um exercício similar ao anterior, ele possui algumas diferenças visíveis. Isso porque ele trabalha diferentes grupos musculares dos ombros. Nessas elevações, devemos pisar no elástico com ambos os pés.

Em seguida, realize o mesmo movimento que no exercício anterior, mas só que virado para frente. De novo, você deve levantar o elástico desde a altura da cintura até um pouco acima dos ombros.

  1. Extensão de ombros com a faixa elástica

Trata-se de um dos exercícios para os membros superiores que mais praticamos na academia. Assim como os primeiros apresentados, devemos passar a faixa elástica sob um pé. Neste caso, ela deve ficar localizada no calcanhar do pé.

Depois, imite o movimento que você faria se estivesse sentado em um banco. Ou seja, você deve manter a faixa elástica com os cotovelos flexionados a 90° e puxá-los para cima, de modo que passe da altura da sua cabeça. Os braços devem terminar estendidos.

  1. Peito

Para esse exercício, você deve passar o elástico por uma coluna ou uma parede, para que funcionem como suporte. Fique de pé a uma distância média, de modo que a faixa elástica fique firme enquanto você tiver com os braços estendidos segurando cada extremidade.

O trabalho consiste em abrir os braços e fazer com que eles atinjam a extensão máxima. Duas considerações importantes: novamente, você deve manter os braços na altura dos ombros e, além disso, eles devem estar ligeiramente flexionados como acontece nas elevações.

  1. Rotação externa

Nossa próxima opção de exercícios para os membros superiores é uma maneira excelente de trabalhar o manguito rotador do ombro. Com o elástico preso a uma coluna ou uma parede, segure as duas extremidades com uma mão.

Você deve ficar de pé, permanecendo ao lado do suporte em que o elástico irá ficar preso. Em seguida, com o braço mais distante da coluna, forme um ângulo de 90 graus com o cotovelo.

Finalmente, gire o ombro, levando a sua mão para fora do seu corpo; ou seja, o punho deve apontar para fora. Não se esqueça que os braços devem ficar sempre com o cotovelo flexionado.

  1. Extensão de ombro alternado

Neste caso, vamos ver outro exemplo de extensão de ombro. A diferença é que agora você deve fazer um braço de cada vez, mas parecido com o tipo de trabalho que fazemos com os halteres.

Alunos fazendo elevações de ombros com faixa

Segure a faixa elástica, colocando-a na parte inferior de uma coluna ou de outro suporte estável. Em seguida, posicione-se a uma distância que permita uma certa estabilidade.

Adote a mesma posição que você fez na elevação de ombro descrita acima. Em vez de estender os dois braços simultaneamente, faça um de cada vez.

Portanto, como você pôde ver, há várias opções de exercícios para membros superiores com a faixa elástica são extremamente simples e variáveis.

Além disso, podemos regular as séries, as repetições e a exigência de cada trabalho segundo a nossa necessidade.  Não hesite mais, e faça agora mesmo esses exercícios para membros superiores independentemente da sua condição física. Você pode malhar ombros, braços, peito e costas na sua própria casa!