Saiba qual é a importância dos processos de anabolismo e catabolismo

27 de setembro de 2019
Você sabe a importância dos processos de catabolismo e anabolismo? São dois conceitos fundamentais para obter bons resultados durante o treino.

Os processos de anabolismo e catabolismo são muito importantes para uma pessoa que se exercita regularmente. Neste artigo explicaremos o que são e por que é necessário conhecer suas funções.

O corpo humano é composto de diferentes sistemas que trabalham quase sem descansar para manter seu funcionamento regular. Existem alguns processos que têm uma importância maior para o desempenho esportivo, como o anabolismo e o catabolismo.

Metabolismo

Antes de nos aprofundarmos nos conceitos de anabolismo e catabolismo, é necessário saber exatamente o que é metabolismo. Metabole vem do grego e significa ‘mudança’. O sufixo -ismo se refere à qualidade. Portanto, metabolismo é a capacidade dos seres humanos de mudar quimicamente algumas substâncias.

Dessa maneira, é o metabolismo que transforma as substâncias que consumimos em energia para a realização de diferentes processos celulares, como o crescimento, a reprodução, a resposta a estímulos, a manutenção de estruturas e outros fatores significativos.

Anabolismo e catabolismo

O metabolismo é dividido em duas partes que trabalham em conjunto e de maneira harmônica no organismo:

Catabolismo

O processo catabólico é responsável pela liberação de energia. Ou seja, degrada os nutrientes orgânicos até convertê-los em um produto simples para fornecê-los como energia química para a célula.

O catabolismo é o que permite ações como a contração muscular, o aquecimento, vários movimentos e também o processo anabólico. Além disso, quando a energia é esgotada ou não é ingerido alimento suficiente, o tecido muscular é consumido.

Os processos de anabolismo e catabolismo são muito importantes em uma pessoa que se exercita regularmente

Anabolismo

Também chamado de biossíntese, ocorre quando as moléculas simples são transformadas em moléculas novas, maiores e mais elaboradas. O objetivo é contribuir para a criação de novos tecidos e a nutrição dos já existentes.

Além de produzir novos tecidos musculares, o anabolismo também mantém reservas de energia para serem utilizadas no futuro, se necessário.

Importância do catabolismo

O catabolismo é importante para as pessoas que praticam atividade física por dois motivos:

Como potencializar o catabolismo

A seguir estão algumas dicas para manter um bom catabolismo:

  • Treinar com frequência: adotar o esporte como um hábito é de grande ajuda para manter o catabolismo em boas condições.
  • Exercícios cardiovasculares: o cardio é ideal para o catabolismo, pois permite o uso de gordura como fonte de energia.
  • Evitar fazer exercícios com o estômago vazio: não ingerir alimentos antes do treino faz com que a energia seja retirada dos tecidos musculares, o que não permite seu fortalecimento. Portanto, você nunca deve deixar de comer. Mesmo se deseja perder peso, o recomendável é ingerir frutas e legumes.

Importância do anabolismo

O anabolismo tem muita importância para os atletas, especialmente para aqueles que desejam fortalecer e aumentar os tecidos musculares.

O corpo humano é composto de diferentes sistemas que trabalham quase sem descansar para manter seu funcionamento regular

Para desenvolver os músculos, é necessário se exercitar e, às vezes, utilizar pesos e outros tipos de equipamento. No entanto, o exercício não é suficiente se não ocorrer um anabolismo correto. Realizar o anabolismo adequado é muito simples, basta levar em consideração as seguintes dicas:

  • Hidratar-se: a hidratação é essencial para manter o corpo estável. Os líquidos devem ser repostos à medida que são perdidos através da urina e do suor.
  • Alimentar-se bem: uma boa alimentação deve ser equilibrada, tanto no que diz respeito aos alimentos a serem ingeridos quanto na frequência com que são consumidos.
  • Descanso: o descanso permite a regeneração e reparação dos tecidos musculares após o exercício. Assim, não descansar o suficiente pode prejudicar os sistemas de recuperação do corpo para se manter saudável.
  • Reabastecer as energias perdidas: após a atividade física, toda a energia foi consumida através do processo catabólico, por isso, a fome geralmente surge no final do treinamento. O ideal é repor essas energias através de alimentos.

Anabolismo e catabolismo são dois processos dentro do metabolismo. Quando se fala sobre ‘ter um metabolismo rápido‘, trata-se, na realidade, desses dois processos funcionando de maneira ideal.

Dessa forma, se você deseja obter bons resultados, não deve esquecer os aspectos necessários para um bom anabolismo e catabolismo.

  • Willoughby, D. S., Stout, J. R., & Wilborn, C. D. (2007). Effects of resistance training and protein plus amino acid supplementation on muscle anabolism, mass, and strength. Amino Acids32(4), 467–477. https://doi.org/10.1007/s00726-006-0398-7
  • Lozano, A. (2010). Metabolismo. In L. E. Beltrán, F. Gutierrez, & G. Rozo Torres (Eds.), Biología: Conceptos y fundamentos básicos. (Segunda ed, pp. 145–164). Bogotá- Colombia: Fundación de Bogotá Jorge Tadeo Lozano. https://doi.org/10.1111/j.1365-2583.2010.01024.x.Decreased
  • Ramírez, A. H. (2010). Metabolismo De Carbohidratos, Lípidos Y Proteínas. Nut. Ani. & Bioquímica2(12), 9. https://doi.org/10.1083/jcb.128.5.949