Eu preciso fazer cardio? Quais os benefícios desse tipo de exercício?

· 27 de agosto de 2018
Exercícios cardiovasculares nos ajudam a perder peso, melhorar a nossa saúde e bem-estar físico. Descubra por que você precisa fazer cardio a seguir.

Uma das maneiras de manter nossa saúde em dia é por meio da prática de atividades esportiva. Independentemente do local ou ambiente onde você as pratica, você colherá seus benefícios. Uma das opções são os exercícios cardio, aprenda tudo sobre eles e por que é preciso fazer cardio para se manter saudável.

O que é cardio?

Essa nomenclatura envolve as atividades físicas que treinam a parte cardiovascular do corpo. Cardio é uma atividade integral, que concentra seus esforços no desenvolvimento do bom desempenho do coração e vasos sanguíneos, além do sistema circulatório.

Por que eu preciso fazer cardio?

Homem correndo na esteira

O coração age ou funciona como o músculo que bombeia o sangue pelas vias aéreas; que são as artérias, veias e vasos dentro do seu corpo. Nesse processo participam as válvulas do coração, que produzem contrações em uma determinada taxa de acordo com a atividade realizada.

O transporte de sangue pelos canais e vasos de seu corpo fornece o oxigênio necessário para as células. Além disso, o sistema cardiovascular é responsável por coletar resíduos ou substâncias nocivas ao corpo, como o dióxido de carbono, e depositá-los nos rins para serem excretados.

Com os exercícios cardio, procuramos também alcançar um equilíbrio entre os dois sistemas nervosos que trabalham em seu corpo, o sistema simpático e o sistema parassimpático.

Esses sistemas podem acelerar ou desacelerar a frequência cardíaca, aumentar ou diminuir a pressão arterial e a capacidade do coração, fazendo com que o coração bombeie mais ou menos sangue conforme o seu corpo requer em determinado momento.

Por exemplo, durante uma atividade física, os músculos precisarão de mais oxigênio e energia, e o sistema simpático é responsável por acelerar a entrega da quantidade necessária. Outra função do exercício cardio é que ele ativa o sistema endócrino ou regulador dos hormônios do corpo. Entendeu por que é preciso fazer cardio?

Exercícios que ativam o sistema cardiovascular

Você tem razões importantes para praticar cardio. Existem muitas opções e você pode escolher a que mais gosta ou variar. Anote as seguintes maneiras de ativar seu sistema cardiovascular:

  • Dançar
  • Natação
  • Correr em qualquer modalidade
  • Andar de bicicleta
  • Patinação
Homem controlando frequência cardíaca em um relógio

Muitos se dedicam à prática de exercícios cardiovasculares porque veem isso como uma boa opção para queimar gordura. Mas a prática de cardio isolada não reduzirá somente a gordura em seu corpo, você também poderá ter uma diminuição na massa muscular – e talvez até onde você não quer ou precise.

Portanto, você deve intercalar ou combinar seus exercícios de cardio com outras atividades, como levantamento de peso, remo ou barra. Através destes você irá criar alguma resistência dos músculos do corpo para ganhar volume.

Cardio para iniciantes

Agora que já sabemos é preciso fazer cardio, vamos ver como fazer.

Para alguns, pensar em fazer exercícios pode ser um grande desafio. Vamos ajudá-lo a dar o primeiro passo, pois você só precisará de um pouco de espaço e uma roupa confortável.

Seu treino deve possuir 3 fases:

Aquecimento

Homem alongando no parque

Nesta fase você pode executar os seguintes movimentos:

  • Gire os ombros com os braços estendidos, simulando desenhos em círculos.
  • Rotação do pescoço e da cintura. Gire sua cintura em círculos.
  • Caminhada estacionária.
  • Levante os calcanhares, alternando-os.
  • Fique em pé e dobre a cintura, tentando tocar o chão sem flexionar as pernas.

Treinamento

Durante esta fase você pode fazer:

  • Passos retos ou passos laterais estendidos, estendendo os braços. Tente girar sua cintura ao final de cada passo.
  • Em seguida, posicione-se ereto e dê um chute para a frente, para que sua perna atinja a altura da sua cintura. Repita com a outra perna.
  • Pule para frente em posição ereta e dê dois socos no ar, um e dois. Esse movimento pode ser combinado com o chute frontal.
  • Coloque-se de volta em pé e jogue o joelho para cima, na altura da sua cintura. Repita com a outra perna.

Repita quantas vezes puder, o mais rápido que conseguir.

Retornar ao estado de repouso

Nesse momento, você pode:

  • Estique o pescoço para cima e para baixo. Tente tocar o tronco com o queixo e, em seguida, leve a cabeça para trás por alguns segundos.
  • Com as pernas firmes no chão, vire o tronco para um lado e o outro, permanecendo ali por alguns segundos para oferecer alguma resistência aos músculos do core.
  • Com as pernas firmes, flexione o tronco da cintura para os dois lados alternadamente.

É um treino muito simples para você que quer começar a fazer cardio. Você pode variar a intensidade ou mudar o ambiente, praticar ao ar livre ou em uma academia ou mesmo em casa. O mais importante é que você dê o primeiro passo e tenha uma atitude positiva para começar a cuidar da sua condição física. É preciso fazer cardio e cuidar da saúde! Mãos à obra!