Caminhar ajuda a reduzir a medida da cintura?

· 13 de setembro de 2018
Caminhar é uma das maneiras mais simples e fáceis de se exercitar e, felizmente, é também uma excelente maneira de reduzir a medida da cintura. Descubra mais no artigo a seguir.

Se você está querendo reduzir a medida da cintura, você deve saber que é possível conseguir isso caminhando. Mas você não pode se esquecer de que o segredo para perder peso é queimar mais calorias do que você consome diariamente. Portanto, além de caminhar, será necessário ter uma dieta saudável que permita perder peso em todo o corpo.

Os alimentos que você come refletem da aparência do seu corpo. Nutrir seu corpo com alimentos saudáveis ajuda você a ter a energia que você precisa para os seus treinos. Portanto, você deve saber que, mesmo que você caminhe diariamente, isso não vai reverter os efeitos de uma dieta pouco saudável.

Além da dieta, a caminhada é um dos exercícios mais fáceis de se fazer e que contribui para um peso saudável. É uma atividade que você já faz todos os dias, que não requer equipamento especial e que é apropriada para qualquer nível de condição física.

Além disso, caminhar traz inúmeros benefícios, incluindo reduzir a medida da cintura. No entanto, os fatores que interferem na queima de calorias são a quantidade de tempo que você passa caminhando e a velocidade com que você caminha.

Estudos têm demonstrado que a caminhada é a atividade aeróbica mais popular e que tem uma das menores taxas de lesões entre qualquer forma de exercício.

Mulheres caminhando no parque

Caminhar, um exercício de corpo inteiro para reduzir a medida da cintura

Caminhar é um exercício cardiovascular de corpo inteiro que exige principalmente os músculos da parte inferior do corpo. Embora não exercite a barriga diretamente, ele pode ter um efeito no tamanho do abdômen.

A explicação é simples: seus treinos diários precisam de energia, que é extraída do corpo inteiro. Quanto mais longo for o exercício, mais energia você vai usar. Como resultado, você perderá mais peso, terá um corpo mais magro e uma barriga mais chapada.

No entanto, para conseguir uma barriga chapada e reduzir a medida da cintura, você deve estar disposto a dedicar uma quantidade razoável de tempo ao seu programa. Mas, ainda que você não tenha muito tempo, existem algumas maneiras de queimar mais calorias enquanto caminha.

Por um lado, se você quiser desafiar a si mesmo, você pode caminhar por subidas ou descidas, o que vai permitir aumentar a intensidade e queimar mais calorias, acelerando assim os resultados da perda de peso. Por outro lado, você também pode tentar o treinamento intervalado, que envolve a alternância entre os ciclos de trabalho e de recuperação.

Além disso, você não deve se esquecer de que se você comer alimentos que não são saudáveis e que contêm um alto teor calórico você pode atrapalhar o seu objetivo de conseguir uma barriga chapada e reduzir a medida da cintura.

Portanto, recomendamos que você considere comer alimentos frescos e integrais, como por exemplo legumes, frutas, nozes, produtos lácteos com baixo teor de gordura ou cereais integrais.

“Motivação é aquilo que te faz começar. Hábito é aquilo que te faz continuar”

–Jim Ryun–

Quais são os benefícios de caminhar?

Além de conseguir reduzir a cintura, caminhar traz vários benefícios. Tome nota, vamos te contar tudo a seguir!

1.-Diminui o nível de açúcar

Em primeiro lugar, você deve saber que caminhar reduz o nível de açúcar no sangue. Tenha em mente que níveis mais elevados de glicose no sangue são um fator de risco para o diabetes. Estudos confirmam que as pessoas que caminham têm um risco 12% menor de diabetes tipo 2.

Homem e mulher caminhando na praia

2.-Melhora a memória e a função cognitiva

Por várias vezes, o Journal of American Geriatrics Society confirmou que homens e mulheres que caminham diariamente têm melhor desempenho cognitivo em comparação a quem que não pratica nenhum exercício.

3.-Vida mais longa

Uma pesquisa publicada pela Revista Internacional de Nutrição Comportamental  e Atividade Física confirma que caminhar por aproximadamente 3 horas por semana está associado a um risco 11% menor de morte prematura em comparação a quem que não praticam nenhuma atividade.

4.-Reduz o estresse

Finalmente, você deve saber que caminhar reduz o estresse e melhora o humor. Assim como outros exercícios aeróbicos, especialmente quando feitos na natureza. A caminhada estimula a produção de neurotransmissores no cérebro, como por exemplo as endorfinas, que ajudam a melhorar o estado mental.

Por último, não se esqueça de que para conseguir reduzir a medida da cintura, você deve se comprometer, no mínimo, a caminhar pelo menos 5-6 vezes por semana.

Não esqueça que a velocidade na qual você caminha é vital para perder peso. Além disso, a distância que você percorre é igualmente importante para perder gordura abdominal. Então, o que você está esperando para caminhar e aproveitar todos esses benefícios?