Os 5 melhores exercícios para iniciantes

· 15 de março de 2019
Se você quer começar a fazer parte do mundo da prática esportiva, aqui estão alguns exercícios para iniciantes. Anote e inclua-os no seu plano de treino!

Se você quer entrar em forma, o mais importante é mudar a mentalidade e começar a prática esportiva o quanto antes. Sabemos que, se você não tem muita experiência, pode ser complicado e, por isso, preparamos uma lista com os melhores exercícios para iniciantes.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que você não deve realizar exercícios que possam prejudicá-lo ou lesioná-lo. Sua evolução deve ser gradual e acompanhada de melhorias no desempenho.

De fato, se você se forçar demais, correrá o risco de sofrer algum tipo de lesão muscular e, consequentemente, isso poderá afetar sua motivação e forçá-lo a descansar durante muito tempo.

Um programa de exercícios moderados pode ajudá-lo a reduzir esse risco. A perda de peso, que pode ocorrer como resultado do exercício, também pode ajudá-lo a se motivar. Não esqueça de combinar o exercício com uma boa alimentação.

Os 5 melhores exercícios para iniciantes

A seguir, apresentamos nossa lista com os melhores exercícios para iniciantes que consideramos serem ideais para aqueles que estão começando na prática esportiva:

1.- Flexões

O primeiro movimento que você deve incluir em um treino para iniciantes é o das flexões. Para poder realizá-las, você deve se colocar no chão com as mãos separadas na largura dos ombros, de modo que seja formada uma linha reta da cabeça aos calcanhares.

Mulher fazendo flexões

Em seguida, abaixe seu corpo até que o peito esteja próximo do chão. Depois suba explosivamente, estendendo os braços por completo.

Este movimento utiliza vários grupos musculares para um crescimento máximo e fortalece as articulações dos ombros. É realmente um exercício de corpo inteiro que estimula a consciência de todo o corpo para manter uma estrutura sólida.

2.- Afundos

Existem muitos tipos diferentes de afundo, mas a maioria das pessoas pratica o afundo invertido. Certamente ele é uma excelente maneira de fortalecer as pernas, tanto na anterior quanto posterior, enquanto coordenam os movimentos e as contrações musculares na perna dianteira e traseira.

Exercícios para iniciantes: afundos

Na verdade, não há muitos exercícios que permitem fazer tudo isso de uma só vez. Tenha em mente que, se você não tem a força e a consciência corporal suficientes, você corre o risco de realizar o exercícios de uma maneira errada, o que pode prejudicar os joelhos ou as costas e, como resultado, você pode se machucar.

“A motivação é o que coloca você em movimento e o hábito é o que faz você continuar”

-Jim Ryun-

3.- Exercícios cardiovasculares

Como iniciante, recomendamos que você introduza alguns exercícios de cardio de intensidade moderada. Você pode caminhar a passo rápido, correr ou andar de bicicleta. Não se esqueça de começar com 15 minutos por dia e aumentar o ritmo de forma gradual.

Mulher pulando corda no parque

Você deve saber que, por meio desse treinamento de baixo impacto, o objetivo é conhecer seu corpo, que o coração se fortaleça, que a frequência respiratória aumente e que você transpire.

Além disso, exercícios cardiovasculares permitirão que você queime gordura e desenvolva sua resistência cardiovascular. Um dos pontos fortes é que você pode praticá-los na academia ou ao ar livre.

4.- Curl com halteres

Este exercício é ideal para iniciantes na academia. Para realizá-lo, você deve ficar de pé com um haltere em cada mão. Nesse momento, você deve manter a parte superior de seus braços imóvel e dobrá-los até que os pesos estejam no nível dos ombros.

Lembre-se de se concentrar em manter os cotovelos imóveis e tenha em mente que apenas o braço deve se mover. Além disso, você deve pressionar seus bíceps na parte superior da contração, depois abaixar lentamente e realizar mais repetições.

Curl de bíceps como exercício para iniciantes

Este é o movimento perfeito para desenvolver os músculos dos braços. Manter a parte superior de seu braço imóvel permite concentrar toda a força no bíceps. Não fique obcecado com o peso e aumente pouco a pouco.

5.- Flexões de tríceps

Para realizar as flexões de tríceps você só precisa de um banco ou qualquer apoio. Em seguida, você deve se apoiar de costas e colocar ambas as mãos na largura do ombro, além de estender as pernas para frente.

Depois, abaixe o corpo lentamente enquanto flexiona os cotovelos até que o braço fique em um ângulo de 90 graus. Use seu tríceps para se levantar novamente até atingir a posição inicial.

Tríceps banco

É um exercício muito eficaz e fácil de se realizar em uma cadeira, escada ou mesa. Fortalece os braços, o peito e os ombros.

Para finalizar, tenha em mente que esses exercícios para iniciantes são ideais para as pessoas que querem ter suas primeiras experiências com o esporte.

Recomendamos que você construa sua motivação, além de apreciar cada pequeno passo que o aproximará de qualquer que seja seu objetivo, seja ele reduzir o estresse, perder peso ou estar em forma.