Os 10 melhores benefícios da bicicleta elíptica

Os benefícios da bicicleta elíptica são verificados todos os dias, desde a redução do risco de lesões até a sua utilidade no aquecimento e no trabalho cardiovascular; veremos os mais importantes a seguir
Os 10 melhores benefícios da bicicleta elíptica

Última atualização: 23 fevereiro, 2019

As máquinas de exercício conseguiram se modernizar para oferecer vários exercícios musculares em um único aparelho. Tanto na academia quanto em casa, as vantagens se multiplicam. O caso da bicicleta elíptica não é uma exceção.

Benefícios da bicicleta elíptica

Esta máquina combina movimentos de esportes como esqui, corrida e o step. Em cada execução, o corpo recebe simultaneamente os benefícios de um movimento complexo e sincronizado de maneira ideal. Entre seus benefícios, encontramos:

1- Ótima para queimar calorias

Considera-se que o exercício de cardio feito nesta máquina é o mais completo. Com treinos de intensidades diferentes, é possível passar 30 minutos na mesma máquina sem se sentir cansado.

Neste tempo e com um nível médio de peso, você pode queimar até 300 calorias em meia hora. Naturalmente, quanto mais tempo de exercício, mais calorias são consumidas.

Menina no transport

2-Trabalha a musculatura dos membros inferiores

Glúteos, quadríceps e pernas em geral são os principais beneficiários do aparelho elíptico. Em uma semana, os resultados se tornam evidentes. Praticando diariamente cerca de 15 minutos, em pouco tempo é possível tonificar as pernas e adquirir força nos membros inferiores.

3-Trabalha os músculos dos braços

Normalmente, ao correr ou andar de bicicleta, os braços são relegados a um mero ponto de apoio ou equilíbrio. Na bicicleta elíptica, eles encontram um ponto de apoio que mantém ativa a área de braços e peitorais.

4- Baixo impacto

Muitas pessoas escolhem bicicletas elípticas como um recurso de treinamento básico quando precisam se recuperar de lesões no joelho ou de diferentes articulações delicadas.

5- Para todas as idades e estados físicos

A bicicleta elíptica é recomendada para pessoas com pouco treinamento, que devem ou querem começar a se exercitar periodicamente. Devemos lembrar a vantagem que é poder regular a intensidade de seu funcionamento.

6- Econômica e sustentável

Ao contrário de aparelhos mais complexos, como a esteira, o aparelho elíptico não consome energia, apenas a muscular. Sendo máquinas leves e simples, seu custo é muito acessível.

7- Pedalar para trás

Dada a possibilidade de adquirir uma bicicleta elíptica, uma opção interessante são aquelas que permitem pedalar para trás. Isso dá força aos músculos isquiotibiais e da panturrilha, além de aprofundar o trabalho no quadríceps.

8- Elas ocupam pouco espaço

Estas máquinas são realmente leves, transportáveis ​​e fáceis de guardar dentro de uma casa. Além de seu preço acessível, a bicicleta elíptica oferece uma proposta perfeita para se exercitar em casa.

mulher fazendo transport

9- Ajuda a regular a respiração e previne o diabetes

O uso regular da bicicleta elíptica promove o uso eficiente de oxigênio pulmonar. Além disso, ao praticar um esporte que exige muita energia, a glicose no sangue é perfeitamente nivelada.

10- Exercitar-se na bicicleta elíptica eleva a serotonina e libera endorfinas

Os famosos hormônios da felicidade são ativados e liberados quando o corpo realiza esportes e exercícios. Isso resulta em uma redução acentuada nos níveis de estresse e ansiedade típicos da rotina diária.

Os benefícios dessas rotinas de exercícios atingem pessoas com características diferentes. Por exemplo, a bicicleta elíptica é muito benéfica em pessoas diagnosticadas com ansiedade e depressão. Também ajuda quem procura parar de fumar.

Dicas finais para se exercitar na bicicleta elíptica

É necessário enfatizar que, para obter os benefícios da bicicleta elíptica, uma boa postura corporal é indispensável. O peito deve estar aberto com os ombros ligeiramente para trás. Durante o treinamento, o abdômen deve permanecer em tensão, para poder estruturar o tronco e a coluna vertebral.

A coluna não pode ser dobrada, e a cabeça deve estar de pé, com o queixo inclinado para baixo. Se o peso do corpo cair nas mãos, o trabalho muscular não estará completo e desnecessárias tensões e possíveis lesões ocorrerão. Pelo contrário, o corpo deve ser apoiado pelas pernas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cunningham, P. J. (1984). U.S. Patent No. 4,436,097. Washington, DC: U.S. Patent and Trademark Office.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.