Como começar uma dieta saudável para emagrecer

3 de março de 2019
Começar uma dieta envolve um período de planejamento e adaptação, caso contrário, podemos obter o efeito contrário ao que procuramos; conheça algumas orientações para começar uma dieta

Se você tem uns quilos a mais e está pensando em começar uma dieta saudável para emagrecer, você está no lugar certo. A seguir, damos uma série de dicas para que você atinja suas objetivos da maneira mais simples possível.

Como começar uma dieta saudável para emagrecer

1. Motivação

A primeira coisa que você deve fazer antes de começar uma dieta saudável para emagrecer é estar motivadoA motivação é a chave para alcançar qualquer meta que estabelecemos e, no caso das dietas, não seria diferente.

Calendário e planejamento alimentar

Habitualmente, a motivação costuma estar presente nos primeiros dias da dieta. À medida que vai avançando, a motivação desaparece e a dieta é abandonada. Para que isso não aconteça, recomendamos que você defina objetivos semanais como os que propomos a seguir:

  • Escolha um dia por semana para se pesar e registrar sua progressão.
  • Anote a distância que você corre ou caminha a cada dia. Verificar se a sua resistência aumenta será uma grande motivação para continuar perdendo peso.
  • Instale em seu celular aplicativos nos quais você pode ver esses dados de uma forma visual e motivadora. 

Se você não estiver motivado o suficiente, recomendamos que você não comece a dieta. Depois de alguns dias você irá abandoná-la e a única coisa que você conseguirá é o temido efeito rebote. Busque a motivação e depois comece a dieta saudável para encontrar seu peso ideal.

2. Comece a fazer exercício

Normalmente, quando pensamos em fazer dieta, a primeira coisa que vem à mente é mudar nossos hábitos alimentares. Essa mudança é fundamental, pois é necessário reduzir a ingestão calórica e eliminar aqueles alimentos que não são saudáveis.

De qualquer forma, devemos ter em mente que a alimentação não é tudo e que o exercício deve ser um pilar fundamental em qualquer tipo de dieta.

Amigas correndo no parque

Se você não pratica nenhum tipo de exercício, o melhor será que você comece a realizá-lo em baixa intensidade.

Caminhar uma hora por dia ou alternar vários metros correndo e outros caminhando é uma boa maneira de começar. Em poucos dias você poderá ver como sua resistência aumenta e você será capaz de prolongar o tempo da atividade e realizá-la com maior intensidade.

Além disso, encorajamos você a fazer exercício através de várias práticas diárias, como as que propomos a seguir:

  • Use as escadas ao invés do elevador
  • Vá andando ao supermercado, à escola dos seus filhos ou para realizar tarefas.
  • Caminhe até seu local de trabalho e, se não for possível, tente não estacionar o carro na porta.

3. Faça 5 refeições por dia

Todos nós já ouvimos em inúmeras ocasiões como é importante fazer 5 refeições por dia. Na prática diária, poucas pessoas fazem isso. O mesmo acontece com as pessoas que realizam algum tipo de dieta, por pensarem que, ao comer mais vezes, a perda de peso será menor.

Na verdade, comer 5 vezes ao dia regula a sensação de fome e impede a compulsão alimentar. café da manhã, o almoço e o jantar são as mais importantes. Para acabar com a sensação de ansiedade e regular a sensação de apetite ao longo do dia, o almoço e o lanche são absolutamente necessários.

Mulher comendo

4. Truques para comer menos e acalmar a ansiedade

Para começar uma dieta saudável para emagrecer e fazer com que perder peso seja mais suportável e você possa atingir seu objetivo, a seguir propomos uma série de truques que farão você comer menos. Basta mudar alguns hábitos para conseguir, com um esforço mínimo, uma maior perda de peso.

  • Coma em prato de sobremesa. É cada vez mais comum comer em tigelas, isso nos faz comer mais e não controlar a quantidade que comemos. Nossa recomendação é que você coma em pratos de sobremesa. É uma maneira simples de ingerir porções menores e você dificilmente notará porque ao ver o prato ainda estará cheio.
  • Ingira poucos alimentos em cada refeição. Quando temos diferentes tipos de comida na mesa, sentimos a necessidade de experimentá-los e acabamos comendo mais do que o necessário. Isso geralmente acontece em lanches. É por isso que recomendamos que você prepare um ou dois pratos. Como resultado, você se limitará a comer a quantidade necessária.
  • Compre comida depois de ter comido. Certamente já aconteceu com você. Você vai comprar comida antes de comer e quando está com fome. Essa sensação faz com que você compre mais comida do que precisa e, ainda por cima, comida que não é saudável. Para que isso não aconteça, a melhor hora para comprar comida é minutos depois de ter terminado de comer.

Se você tem a motivação necessária, perder peso é possível. Além disso, seguindo os passos que propomos, você fará com que o processo de começar uma dieta saudável para emagrecer seja muito mais fácil.

Pinto, J., & Carbajal, Á. (2010). Dieta Equilibrada, Prudente o Saludable. Nutrición y Salud. Garcia-Continente, X., Allué, N., Pérez-Giménez, A., Ariza, C., Sánchez-Martínez, F., López, M. J., & Nebot, M. (2015). Hábitos alimentarios, conductas sedentarias y sobrepeso y obesidad en adolescentes de Barcelona. Anales de Pediatría. http://doi.org/10.1016/j.anpedi.2014.07.006