Exercícios e máquinas que você deve evitar na academia

28 de janeiro de 2019
Por seus riscos à nossa saúde, existem alguns exercícios e máquinas que é conveniente evitar, já que podemos obter os mesmos benefícios e resultados com alternativas menos perigosas.

Na academia usamos exercícios e máquinas regularmente; no entanto alguns deles têm maior probabilidade de causar danos aos músculos, aos tendões ou às articulações que outros. Por esta razão, é necessário saber quais exercícios e máquinas você deve evitar, tanto quanto possível, na hora de treinar.

Existem muitas áreas do corpo que podem ser afetadas por um treino inadequado. Isso se deve a vários fatores, como o desgaste, uma má execução do exercício ou o overtraining. No entanto, no mundo dos esportes existem diferentes exercícios e máquinas que podem ser mais prejudiciais, por isso você deve ter cuidado.

Isso não significa que sejam exercícios ou máquinas ruins, mas que possuem um alto nível de risco para um benefício muito limitado. Inclusive, você pode substituir esses exercícios ou essas máquinas por outros que favoreçam mais o seu potencial sem prejudicá-lo ou colocá-lo em perigo. Seja cauteloso e cuide do seu corpo.

Exercícios e máquinas que você deve evitar

Leg press

A leg press é uma máquina que exercita o quadríceps. A maneira correta de usá-la é sentar com os pés sob a prensa e elevar os pés para que os joelhos fiquem esticados.

O ponto chave é que você utiliza a força do quadríceps para elevar a prensa. No entanto, isso coloca os joelhos em uma posição que eles não deveriam estar; os tendões e os ligamentos sofrem uma tensão que não é recomendada.

Em vez de usar a leg press para exercitar o quadríceps, o melhor é fazer agachamentos com uma perna. Geralmente são chamados de agachamento ‘pistol’, muito comuns no CrossFit.

Consiste em fazer um agachamento com o seu peso em apenas uma perna, enquanto a outra fica estendida para a frente. Dessa forma, você treinará o quadríceps sem que os joelhos recebam o mesmo dano que na leg press.

Abdominais crunch

Os abdominais são um exercício essencial para ter uma barriga lisa e definida. O exercício abdominal mais conhecido é o crunch, que é executado com as costas no chão e os joelhos flexionados. Este tipo de abdominal dá resultados, no entanto, há uma variedade de exercícios mais eficazes e que tonificam melhor toda a área abdominal.

Garota fazendo abdominais

O problema dos abdominais crunch é que eles exercem muita tensão nas costas em cada repetição. Além disso, não é tão eficaz quanto parece. Por esta razão, é muito melhor que você substitua as abdominais crunch pela prancha; é um exercício que trabalha todos os músculos do abdômen e que também queima calorias.

Para fazer a prancha, posicione-se deitado virado para baixo e apoie-se sobre o antebraço e os pés, com os joelhos esticados e os quadris perto do chão. Mantenha essa posição reta por 30 segundos, ou, se você tem mais resistência, pode manter a posição por 1 minuto.

Prensa de peito

A prensa de peito é uma máquina para fortalecer braços, ombros e peito. A característica negativa principal da prensa de peito é que apenas alguns grupos de músculos são trabalhados de forma isolada, além de ser realizado um movimento não natural para o corpo; o que pode prejudicar suas articulações e tendões.

Além disso, o fato de o exercício ser executado sentado subtrai eficácia do treinamento. No geral exercícios e máquinas sentadas estão entre os que você deve evitar, pois as opções em pé trarão mais resultados.

Homem malhando peitoral na máquina

Ao invés de utilizar a prensa, faça flexões; desta forma, você exercita o peito de maneira equilibrada e sem o risco de suas articulações sofrerem danos. Há uma variedade de tipos de flexões para aumentar a dificuldade e seguir progredindo sem usar a prensa de peito.

Agachamentos parciais

Os agachamentos são um exercício excelente, pois melhoram a postura, reforçam as pernas e moldam os glúteos. Um dos estilos deste exercício é o agachamento parcial, que não é muito eficaz. Isso se deve ao fato de os músculos não exercem a força por completo, como em um agachamento normal. 

Inclusive, realizar agachamentos parciais aumenta a chance de lesionar os ligamentos dos joelhos. Você pode substituir este exercício por agachamentos normais; são um pouco mais exigentes, mas os resultados são ótimos e você pode adicionar outros estilos se quiser trabalhar áreas específicas das suas pernas.

O importante é que você descarte os agachamentos parciais, já que o benefício é quase zero. Muitas vezes acabamos fazendo o agachamento parcial por preguiça de fazer o completo. Dedique-se à ténica do exercício! Você também pode fazer agachamentos com salto, agachamentos sumô, agachamento pistol’, entre outros.

Tenha sempre em mente estes exercícios e máquinas que você deve evitar para prevenir qualquer dano; e, por sua vez, invista seu tempo em treinos que darão melhores resultados.

Lembre-se de que seu corpo é o seu bem mais precioso e, por este motivo, você deve mantê-lo em excelentes condições. Portanto, não se exponha a riscos de danificar o seu corpo através de Exercícios e máquinas que você deve evitar porque no final não são tão bons. É melhor prevenir do que remediar!