Razões e dicas para começar a praticar CrossFit

· 12 de agosto de 2018
O CrossFit é uma prática de treinamento que está fazendo sucesso. Sua intensidade e variedade de exercícios a tornam completamente viciante, sendo impossível de se entediar; sem dúvida, é uma das melhores maneiras de praticar exercício hoje em dia.

A menos que você tenha vivido em uma caverna nos últimos quatro ou cinco anos, com certeza você está ciente de que o CrossFit está na moda. Veja razões e dicas para começar a praticar CrossFit!

Nos últimos anos, os lugares que oferecem este esporte aumentaram exponencialmente. Isso aconteceu porque, embora pareça uma tendência passageira, as vantagens oferecidas pelo CrossFit o transformam em uma prática que chegou para ficar.

Caso você seja uma daquelas pessoas que ainda não têm vontade de experimentá-lo, oferecemos a seguir uma série de motivos para começar a praticar CrossFit ou, pelo menos, dar uma chance para experimentar e formar sua própria perspectiva.

Parece que as pessoas se conscientizaram aos poucos sobre o que é o CrossFit, seja porque conhecem alguém que o pratica ou porque um box abriu perto de suas casas ou trabalhos.

Começar a praticar CrossFit é se superar

Antes de tudo, no CrossFit não há essa necessidade de ir além de suas possibilidades que encontramos em outros esportes.

Obviamente, você tem que se exercitar para sempre ser o melhor, mas o objetivo é melhorar a si mesmo e não competir com um adversário.

Como isso é alcançado? Em primeiro lugar, devemos obter uma base sólida de força, mobilidade e flexibilidade. Para isso, comece devagar, ouça seus treinadores e atente para a qualidade no movimento, sem se preocupar com quanto peso a pessoa do lado está levantando.

Quem muito quer, nada tem

Além disso, uma das vantagens do CrossFit é a maleabilidade dos treinamentos, que podem ser adaptados à habilidade e capacidade de cada sujeito. Mais uma vez, vemos a importância de conhecer nosso corpo e os limites através da percepção corporal.

Homem e mulher fazendo exercícios de CrossFit

Dê ao seu corpo o combustível certo

O que comemos é, muitas vezes, mais importante do que o treinamento que realizamos e o peso que levantamos.

Por isso, a nutrição é fundamental em todos os aspectos da vida, pois afeta os níveis de energia, a recuperação, as defesas contra doenças, etc.

Isso significa que a qualidade do que você come é mais importante do que a quantidade, coma de maneira variada e saudável.

Tire suas dúvidas

Tudo que você não entende, você deverá perguntar. Além de tudo, se não resolvermos nossas dúvidas, faremos os exercícios de forma errada e isso terá reflexos nos nossos resultados.

Nós não deveríamos ter medo de tirar dúvidas, todos nós já fomos novatos em algum momento e passamos pela mesma coisa.

O importante é: aprender a técnica corretamente para começar a praticar CrossFit, e repetir os exercícios adequadamente até dominá-los e não ser mais um novato!

O CrossFit não é tudo

A verdade é que o CrossFit é um método de treinamento físico e força focado na preparação física geral. É verdade que rapidamente se tornou um esporte por si só – e bastante popular – mas isso não significa que deva ser necessariamente o seu esporte.

Ou seja, ter um bom treinamento físico geral permite enfrentar novos desafios; o CrossFit não deve ser a sua vida, mas começar a praticar CrossFit pode te ajudar a ter uma vida melhor.

Mulher verificando algo no celular durante o treino na academia

Nunca será mais fácil, só doerá menos

Quanto mais entramos no “mundo da dor”, menos sofremos. O fato é que nós nos tornamos mais fortes, aumentamos nossa capacidade aeróbica e nos tornamos mentalmente mais resistentes.

Tudo isso, combinado com a experiência, faz com que possamos saber até aonde podemos chegar sem prejudicar a saúde.

Todos nós temos um dia ruim

De modo geral, nem todos os dias teremos todo o tempo que gostaríamos para treinar; haverá também dias em que você sente que não está avançando e que está decaindo.

Mas esses são os dias em que não podemos desistir; por isso, faça o melhor treinamento possível, alongue e descanse novamente. Não é o fim do mundo para de evoluir por um tempo.

Além disso, não se deve confundir intensidade com exercício puxado. Se estamos tendo um dia ruim, vamos continuar dando nosso máximo no treinamento, não desista, somente reduza um pouco a intensidade e concentre-se na técnica.

“Nunca conseguirás atingir grandes feitos na tua vida se apenas trabalhares nos dias em que te sentes bem”

-Jerry West-

Divirta-se

Não se esqueça que esta é a principal razão pela qual nos propusemos a começar a praticar CrossFit: porque gostamos e porque é divertido.

A realidade é que existem exercícios que não são tão divertidos, são desagradáveis , mas quando terminamos há um sentimento muito especial da felicidade pela famosa serotonina.

Seja um “Firebreather” ao começar a praticar CrossFit

Trata-se de um termo criado por Greg Amundson, um dos pioneiros do CrossFit; “Firebreather” é usado para descrever a pessoa que encara as vitórias e as derrotas com um espírito indomável, com a energia otimista que somente um coração de atleta tem.

Atleta cansado mas ainda se esforçando

Respeite o tempo de descanso

É fácil cair na armadilha do exagerar no treinamento, ou também no problema da sub recuperação.

Tão importante quanto o treinamento é o tempo de descanso; por isso é preferível descansar um dia extra por via das dúvidas e até descansar uma semana inteira a cada quatro ou seis semanas de treinamento.

Se  formos ao limite todos os dias, é muito provável que provoquemos uma lesão mais cedo ou mais tarde.

Em suma, coma bem, se hidrate e descanse; pois é nessa hora que os efeitos que procuramos durante o treinamento se materializam.