Os melhores exercícios para definir o abdômen rapidamente

· 7 de setembro de 2018
Às vezes a busca por definir o abdômen é quase desesperada, mas a verdade é que existem alguns exercícios que nos ajudam mais do que outros a obter resultados rapidamente

Depois de baixar o peso, definir o abdômen é o objetivo mais citado por quem procura uma academia. Para treinar essa ou qualquer outra área do corpo, você só precisa de vontade e determinação. É possível conseguir resultados rápidos, mas não milagrosos.

Por que exercitar a região abdominal?

Além do fator estético, a eliminação da gordura que fica entre a barriga e os músculos abdominais é de vital importância para a saúde. Entre os benefícios de exercitar regularmente essa área do corpo estão os seguintes:

  • O abdômen é um elemento estabilizador do corpo.
  • Protege as costas e facilita uma postura melhor.
  • Diminui os riscos de sofrer doenças cardiovasculares ou desordens metabólicas.
  • Os músculos abdominais servem de escudo protetor para os órgãos internos.
Mulher com o abdômen definido

O corpo: uma unidade integral

Nunca devemos esquecer o fato que o corpo humano funciona de maneira integral. Qualquer treino de exercícios que seja feito pensando exclusivamente em trabalhar e desenvolver uma única região muscular estará destinado ao fracasso.

Por isso, se a meta é definir o abdômen, não podemos fazer apenas exercícios como abdominais ou pranchas. Desde exercícios para as pernas até os ombros, devemos colocar de tudo um pouco nos treinos para poder maximizar os resultados.

Antes de começar a fazer qualquer treino, deve-se preparar o corpo. Isso demanda a realização de um aquecimento adequado para evitar lesões. Uma boa ideia é o trote durante 20 minutos, a bicicleta, alongamento, etc.

Três exercícios para definir o abdômen

Aqui estão três exercícios muito recomendados para isso:

Abdominais

Esse é o exercício mais conhecido e mais utilizado na hora de fortalecer toda a região abdominal, incluindo os oblíquos internos e externos.

Há diferentes variações de abdominais, de acordo com o nível de quem for fazer e de seus objetivos. Para a versão “clássica”, é preciso deitar-se de barriga para cima, preferivelmente sobre um colchonete ou uma manta grossa, e não diretamente no chão.

Mulher fazendo abdominais no colchonete

Os joelhos são flexionados até desenharem um triângulo equilátero com o piso. As mãos são postas sobre os ombros, cruzando os braços sobre o peito. O treino consiste em levantar progressivamente a cabeça, o omoplata e o tronco, até contrair o abdômen.

As plantas dos pés devem permanecer completamente apoiadas. É preciso voltar à posição inicial e fazer todas as repetições possíveis em um intervalo de tempo de um minuto. Descanse 30 segundos e repita todo o processo duas ou três vezes.

Agachamentos

Outro exercício “clássico” que oferece muitas possibilidades de execução. Além de fortalecer o abdômen, também entram em ação os músculos das pernas e os glúteos.

Homem fazendo agachamento no parque

Para definir o abdômen, uma das variações é: primeiro, fique em frente a um banco. Dê um passo com o pé esquerdo, colocando-o sobre o banco. Quando sentir um apoio total, o passo seguinte é elevar o direito até colocá-lo também sobre o banco.

Depois, volte a posição inicial, começando com o pé direito. Repita o exercício, mas de forma inversa: avançando com o pé direito e deixando o esquerdo atrás.

Devem ser feitas 20 repetições (10 de cada lado). Descanse por 30 segundos antes de repetir todo o treino por mais três vezes. Outra opção é pegar um peso com as duas mãos, mantendo-o na altura do peito.

Superman

Esse exercício de (aparente) fácil execução fortalece a parte interna do abdômen, ao mesmo tempo que tonifica os músculos das costas.

É preciso ficar de barriga para baixo no chão, com as mãos esticadas em cima da cabeça e as palmas apontando para baixo. As pernas devem estar completamente retas, apontando para trás.

mulher fazer o exercício do superman

Contraia os glúteos, ao mesmo tempo que eleva as pernas (sem flexionar) e a parte superior do tronco. A única parte do corpo que deve ficar em contato com o piso é o abdômen.

Para que o treino seja mais eficaz, mantenha a posição por dois segundos e descanse pelo mesmo intervalo de tempo. Realize 30 repetições durante um minuto.

Sem uma dieta equilibrada, você não terá resultados

Existem outros exercícios para definir o abdômen. Tesoura e prancha são alguns deles. No entanto, é indispensável manter uma dieta balanceada.

O menu deve incluir elementos de todos os grupos alimentícios, que sejam baixos em gorduras saturadas e açúcar. O hábito de comer pouco e passar fome também não é nada positivo para conseguir e manter resultados a longo prazo.