13 maneiras de tornar os exercícios com pesos mais eficazes

· 6 de outubro de 2018
Vamos dar alguns conselhos para que você consiga ter o maior rendimento possível ao fazer exercícios com pesos. Saber fazê-los da forma correta e no tempo adequado pode potencializar seus resultados

Os exercícios com pesos requerem certa constância para que os resultados sejam visíveis em menos tempo e também para que possam ser mantidos. Neste texto, daremos vários conselhos para que você possa tirar o máximo proveito possível deles.

Como tornar os exercícios com pesos mais eficazes?

Quando começamos a frequentar a academia estamos motivados… Compramos uma roupa adequada, não faltamos nenhum dia e fazemos tudo o que o professor no pede.

Mas, depois de algumas semanas, percebemos que os exercícios com pesos não trouxeram os resultados que esperávamos. Como reverter essa situação? Preste atenção nesses conselhos:

  1. Não perca tempo

Isso quer dizer que de nada adianta você ficar duas horas na academia se não completar nem metade do seu treino. Os descanso são importantes sempre, desde que não sejam muito extensos. Por isso, um pouco de conversa faz bem, mas não fique meia hora conversando sem fazer nada.

Mulher falando no celular na academia

  1. Controle a técnica

Não se trata de fazer dezenas de repetições e séries, nem de levantar cada vez mais peso. A chave está em executar perfeitamente a técnica, mesmo que você leve mais tempo ou faça o exercício mais lentamente.

Pergunte ao professor como tirar o maior proveito de cada exercício, e preste muita atenção ao movimento específico. Não deixe a postura de lado, olhe no espelho e concentre-se.

  1. Não use máquinas

Para que os exercícios com pesos deem mais resultados, aconselhamos que você utilize apenas barras e discos (ou halteres se você está começando), já que as máquinas podem fazer boa parte do trabalho por você.

  1. Levante o peso adequado

É comum que ao começarmos na academia queiramos levantar muitos quilos. No entanto, isso não apenas não é possível, como também é muito arriscado. Você pode se lesionar e precisar ficar longe da academia por semanas ou até meses.

  1. Combine com o cardio

Para que os exercícios com pesos deem resultado, você precisa queimar gorduras. E isso conseguimos combinando o treino com exercícios de cardio.

Mesmo que você não goste de fazer esteira ou bicicleta, recomendamos que você as utilize para aquecer ou finalizar o treinamento. Você vai ganhar muito mais resistência!

  1. Descanse

Querer fazer exercício todos os dias é muito bom, mas o corpo também precisa descansar. Se você deseja ir à academia diariamente, terá que combinar os treinos para trabalhar áreas diferentes a cada dia.

Mulher cansada na academia

  1. Exercite o equilíbrio

Não é preciso treinar para fazer uma apresentação artística, mas o equilíbrio no exercício traz resultados muito bons. Por quê? Porque estimula os músculos e exige muito mais deles.

Por exemplo, você pode usar a bola de pilates ou uma superfície que se mova para trabalhar a estabilidade. 

  1. Lembre-se de alongar ao terminar

Outro dos motivos pelos quais os exercícios com pesos não dão resultado é porque, quando terminamos o treinamento, pegamos nossas coisas e seguimos para o vestiário.

O alongamento ao terminar os exercícios ajuda a relaxar as áreas trabalhadas e evita as lesões. Não se esqueça!

  1. Preste atenção em seu corpo

O corpo dá sinais a todo tempo, e você deve aprender a interpretá-los. Se algum exercício causa dor em uma determinada região, deixe de fazê-lo e fale com o professor.

Talvez você não esteja realizando a técnica correta, ou talvez seja necessário consultar um médico especialista. Não ignore as dores, porque elas podem causar lesões graves ou crônicas.

  1. Crie um objetivo alcançável

Você não pode querer ter músculos marcados como Schwarzenegger com dois dias de treino. Seja realista em suas metas e comemore ao conquistar algo, mesmo que a conquista seja pequena. Assim, você encontrará a motivação que às vezes desaparece.

Mulher fazendo exercício com pesos

  1. Faça registros

O progresso pode ser medido de muitas maneiras, mas é importante ter uma planilha onde você registre os exercícios que faz a cada semana. Assim, você saberá o quanto está melhorando.

  1. Use uma roupa adequada

Tanto a roupa quanto o calçado são fundamentais para se exercitar corretamente. Eles lhe darão liberdade de movimento e a proteção que você precisa. Você não precisa gastar uma fortuna. Um traje cômodo é o suficiente.

  1. Busque um parceiro de treinamento

Fazer exercícios com pesos ou qualquer outro treinamento sozinho é chato e não traz motivação. Que tal ir à academia com seu namorado, melhor amigo ou primo? Você também pode encontrar um parceiro no lugar onde treina. Assim, tudo será mais divertido!

Com esses 13 conselhos, você terá resultados melhores em menos tempo e terá a motivação que tanto precisa.