Para emagrecer, devemos nos concentrar no fisiculturismo ou no cardio?

· 31 de maio de 2019
Uma boa maneira de emagrecer é nos concentrarmos nas atividades físicas, mas será que todas elas são adequadas? Vamos analisar aqui se modalidades como o cardio ou o fisiculturismo podem te ajudar a alcançar esse objetivo.

Emagrecer é uma luta constante para muitas pessoas. Todos nós queremos alcançar o corpo desejado e fazer isso de uma forma rápida. A verdade é que existem muitas maneiras saudáveis de eliminar esses quilos a mais de uma vez por todas. Neste texto, vamos analisar entre o fisiculturismo e o cardio qual pode nos ajudar mais.

Para chegar a uma conclusão, vamos analisar quais são os objetivos perseguidos por essas práticas esportivas. Em seguida, vamos avaliar se eles são compatíveis com a perda de peso.

Além disso, também vamos explicar quais são os principais aspectos que você deve levar em consideração se quiser emagrecer, bem como o papel desempenhado pela atividade física nesse processo.

Escolher entre fisiculturismo e cardio: objetivos do fisiculturismo

O fisiculturismo é um dos esportes que mais exigem do corpo e que o leva ao limite. O sacrifício e a motivação são fundamentais para alcançar os objetivos dessa prática. O objetivo principal é o de atingir um corpo volumoso, muito musculoso e pesado, com um percentual mínimo de gordura.

Nestes casos, o objetivo de crescimento muscular atinge os limites. Os músculos devem ser tão grandes quanto possível, além de estarem tonificados e bem definidos. Para alcançar este aspecto, o treinamento é um trabalho árduo e intenso; a alimentação também é muito específica e é focada no consumo de proteínas.

Então, como você pode ver, esses objetivos são consideravelmente diferentes daqueles de qualquer pessoa que quer emagrecer. A única coisa em comum é o desejo de minimizar o percentual de gordura, pois, em relação ao restante, os objetivos são totalmente opostos.

Escolher entre fisiculturismo e cardio: objetivos do fisiculturismo

Fisiculturismo ou cardio: objetivos do cardio

O principal objetivo do cardio é a queima de calorias e a tonificação muscular. Ele pode ser praticado em muitas intensidades, mas nunca se torna tão exigente quanto o fisiculturismo. Não é melhor nem pior, simplesmente é outra prática esportiva, com objetivos e resultados diferentes.

Tendo em vista o seu objetivo de queimar gordura, o cardio é muito mais recomendado para emagrecer. Uma boa maneira de fazer isso é focar as práticas esportivas nesse tipo de exercício. De qualquer forma, ainda que você se concentre no cardio, lembre-se de que a alimentação também desempenha um papel fundamental.

Se você finalmente decidir praticá-lo, recomendamos que você tenha em mente certos aspectos ao fazer cardio. Se você aplicá-los, você poderá maximizar os resultados e, dessa forma, você vai alcançar os seus objetivos mais cedo.

Além disso, se você não sabe muito bem como começar com esses exercícios, deixamos aqui algumas dicas para configurar os seus programas de cardio. Elas são muito simples e, ao mesmo tempo, muito eficazes.

Atividade física no emagrecimento

Atividade física no emagrecimento

No processo de emagrecimento, a atividade física tem um papel de destaque. Na verdade, se você leva uma vida sedentária, esse é provavelmente um dos motivos pelos quais você acumulou esse excesso de peso que você não consegue perder.

A intensidade e o tipo de atividade física dependem dos objetivos e do condicionamento físico de cada pessoa. No entanto, o que fica claro é que ela não pode faltar na vida cotidiana se você quer viver com mais saúde.

Atividade física básica que você deve incluir na sua rotina

Fazer atividade física não é apenas ir à academia ou correr; você também pode fazer isso no seu dia a dia, modificando um pouco as tarefas que você faz. Caminhar todos os dias durante uma hora ou parar de usar o elevador são dois exemplos disso.

Estes são pequenos gestos com os quais você alcançará resultados em pouco tempo. Além disso, você não só vai emagrecer, como também vai se sentir mais leve e liberar o estresse.

Atividade física e emagrecimento

Assim como dissemos anteriormente, se você só quiser eliminar alguns quilos a mais, não é necessário focar os seus treinos no fisiculturismo ou no cardio. No entanto, também pode ser que você comece a se exercitar lentamente, com a ideia de emagrecer, e acabe gostando e se concentrando em um desses esportes.

Atividade física e emagrecimento

De qualquer forma, se quisermos apenas emagrecer, basta fazer as atividades físicas básicas que mencionamos acima e complementá-las com outros tipos de exercícios, que podem ser de cardio em nível médio.

Os passeios de bicicleta, as aulas de aeróbica ou o step são boas alternativas. Além disso, todas essas propostas têm a grande vantagem de serem divertidas e poderem ser praticadas em grupo. Então, incentive um amigo, compartilhe esses objetivos, e dessa forma, o processo de atingir o peso ideal não será tão difícil.

  • Amzallag, W. (2000). De perder peso al control del peso: Experiencia de un programa. Revista Cubana de Investigaciones Biomedicas.