Se eu quero queimar gordura devo fazer cardio ou pesos?
Muitas pessoas que querem se livrar dos quilos extras se perguntam o que elas precisam fazer para queimar a gordura acumulada. Nesse ponto, há uma pergunta que surge na maioria das situações: se eu quero queimar gordura, devo fazer cardio ou pesos?
É verdade que esses são os dois tipos mais populares de treino, mas em termos gerais a resposta é simples: cardio é muito melhor do que treinar com pesos se você quiser perder calorias. Entretanto, você deve igualmente saber que o treinamento de força com o peso apropriado pode ser um complemento excelente para a perda de peso.
Em um programa de emagrecimento, o treino com pesos também é importante para ajudar a manter o músculo. Na perda de peso com o cardio, em geral há uma eliminação de gordura e músculo. A musculação ajuda a perder mais gordura e menos músculos.
O que as pesquisas dizem?
Você pode perfeitamente usar o treinamento do peso para perder a gordura. Na verdade, ele pode até ser melhor do que o exercício cardiovascular. Levantar pesos você não só geralmente queima tantas calorias como o trabalho cardiovascular, mas os estudos têm demonstrado que ele traz consigo outros benefícios.
Entre outras coisas, as pesquisas confirmaram que o treinamento com peso é mais eficaz do que o exercício cardiovascular na construção do músculo. Também é sabido que o músculo queima mais calorias em repouso do que outros tecidos, incluindo a gordura.
Além disso, o treinamento de peso aumenta a queima de calorias por horas ou dias após o treinamento.
Por outro lado, o cardio é o melhor treino para queimar calorias, além de ter uma maior influência sobre a saúde cardiovascular, uma vez que o coração e os pulmões trabalham mais tempo quando você faz isso.
No entanto, você deve ter em mente que você terá que continuar fazendo longas sessões de cardio, em que o tempo provavelmente se tornará um fator importante. Nesse contexto, o tédio pode aparecer.
Cardio ou pesos para a perda de peso
A primeira coisa que você deve saber é que o pensamento que o cardio equivale a perda de peso e o treinamento de peso é o mesmo que desenvolver o músculo não é inteiramente verdade.
Enquanto o cardio pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de perda de gordura, o treinamento de peso é mais eficaz em muitas maneiras, e também lhe dará uma estrutura corporal mais tonificada.
Levantar pesos pode ajudá-lo a desenvolver a massa muscular. Essa, por sua vez, irá ajudá-lo a perder massa gorda, por isso são excelentes complementos. Se você só quer perder gordura, não se preocupe, isso requer muito esforço e não vai acontecer apenas por ir para a sala de musculação várias vezes por semana.
Quanto ao cardio, você deve saber que existem muitos tipos de exercícios cardiovasculares, como caminhada, andar de bicicleta ou correr. Dependendo de quais são os seus objetivos de condicionamento físico, alguns tipos de cardio podem ser mais apropriados do que outros.
Cardio de baixa intensidade para perda de peso
Por exemplo, se você quiser se concentrar em perda de gordura, então o cardio de baixa intensidade é a sua melhor opção. Nesse sentido, manter um esforço constante ajuda a aumentar a frequência cardíaca e melhora a capacidade do corpo de usar o oxigênio corretamente.
Se seu objetivo é perder peso, então o cardio pode ser um grande passo para aumentar seus níveis de condicionamento físico e queimar calorias rapidamente. Entretanto, para conseguir uma aparência tonificada e esculpida, é importante adicionar o treinamento com pesos à rotina.
Como você já viu, tanto o treinamento com peso quanto o cardio traz vantagens. Para perder peso com sucesso, recomendamos que você inclua em seus programas de treinamento regular uma combinação de ambos os estilos de treinamento. Isso pode ajudá-lo a queimar gordura, ficar em forma e ser mais confiante.
Além disso, lembre-se que o exercício é apenas uma parte do quebra-cabeça quando se trata de perda de gordura. Hábitos alimentares e fatores relativos ao estilo de vida também podem contribuir para seus objetivos. Por que não começar a incluir algumas mudanças na sua rotina?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Márquez A, J. J., García V, V., & Ardila C, R. (2012). Ejercicio y prevención de obesidad y diabetes mellitus gestacional. Revista Chilena de Obstetricia y Ginecología, 77(5), 401–406. https://doi.org/10.4067/S0717-75262012000500013
- Shaw K, Gennat H, O’Rourke P, D. M. C. (2006). Ejercicio para el sobrepeso o la obesidad. Cochrane Database of Systematic Reviews (Online).
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.