Sete posturas de Yoga para perder peso: reduza o abdômen e pernas
A cada dia descobrimos novos benefícios da Yoga: reduz o estresse, melhora o sono noturno, potencializa a concentração. Mas, além disso, podemos fazer Yoga para perder peso já que algumas posturas ajudam a diminuir o abdômen e pernas, alinhar a postura e eliminar dores musculares.
A Yoga se estrutura a partir de posições, e cada uma delas impacta algum aspecto da pessoa, físico ou mental. Não é necessário uma flexibilidade extraordinária para praticar Yoga, mas a constância é a chave para conseguir praticar e evoluir.
Treino de Yoga para perder peso
Se o seu objetivo é emagrecer, a Yoga é uma boa opção. Ela permite perder peso, respeitando ao máximo o corpo, sem a utilização de produtos artificiais. Só é preciso empenho e constância.
O efeito mais visível ao fazer Yoga é que podemos reduzir o abdômen e as pernas. Para esse fim, são propostas várias posturas, entre as quais algumas que são muito eficazes. Todas têm em comum que a região abdominal e as pernas estão ativas durante todo o exercício.
1 – Aquecimento: “Tadasana”
Ao iniciar qualquer treino de movimentos, é necessário dedicar um tempo para o aquecimento. A Yoga não é exceção.
- Essa postura deve ser realizada de pé. As costas devem estar bem retas e os ombros relaxados, para trás e para baixo; os pés devem ser mantidos separados.
- Uma vez estando nessa postura, é preciso inalar lentamente, ao mesmo tempo em que se levantam os braços em forma de cruz.
- As mãos se unem por cima da cabeça. Mantenha-se nessa posição durante vinte segundos e expire.
2 – Flexão: “Padahastasana”
A partir da postura anterior, flexiona-se o corpo, levando as mãos aos pés. Não é uma posição fácil para os novatos, mas a repetição e constância te ajudarão a conseguir fazê-la e aproveitar essa postura de Yoga para perder peso.
Deve-se manter a posição durante sessenta segundos e repetir o exercício dez vezes; o abdômen e as pernas concentram todo o esforço, o que ajuda a tonificar e eliminar gordura.
3 – Postura do guerreiro: “Virabhadrasana”
- O ponto inicial é colocar o corpo em posição vertical e separar os pés uns seis centímetros. Levante os braços e estique-os; as palmas das mãos se juntam sobre a cabeça.
- A partir dessa postura, dê um passo grande com a perna direita, que formará um ângulo de noventa graus entre o fêmur e a tíbia. A esquerda se mantém parada e fica tensionada.
- A cabeça se inclina para trás e as costas permanecem retas.
- Essa postura deve ser mantida durante dez segundos e depois volte à posição original.
4 – O triângulo: “Trikonasana”
- A partir da posição de corpo ereto, separe as pernas o máximo que você conseguir.
- Vire o pé direito em noventa graus para a direita.
- Mantenha os quadris e as pernas paradas e abaixe a parte superior do corpo para a direita. A mão se aproxima o máximo possível do tornozelo direito; já o braço esquerdo aponta para cima.
- Mantenha-se nessa postura durante dez segundos e volte ao ponto de início.
5 – A prancha: “Phalakasana”
- Na posição de barriga para baixo, coloque as duas pernas juntas, os pés apoiados nas pontas dos dedos. O corpo fica em linha reta e os braços perpendiculares ao chão; as mãos se apoiam planas nele.
- Levante o braço esquerdo e gire o tronco.
- Retorne à posição inicial. Repita o movimento para a direita.
- O objetivo será repetir cinco vezes o ciclo.
6 – O camelo: “Ustrasana”
- De joelhos, leve o tronco para trás e toque os tornozelos com as mãos.
- A respiração é importante, por isso, inale o ar ao começar o exercício e exale-o enquanto se mantém nessa posição.
- Sessenta segundos é o suficiente. Em seguida, retorne à posição inicial.
7 – O barco: “Paripurna Navasana”
Essa postura trabalha muito os músculos, o que requer uma boa resistência. É uma das posições que mais ajudam a reduzir o abdômen e pernas entre as posições de Yoga para perder peso.
- Sente no chão, mantenha o corpo ereto, ligeiramente inclinado para trás.
- As pernas devem ficar esticadas, formando um “V”, com o seu vértice do chão.
- Estique os braços para a frente.
- Mantenha-se nessa posição durante sessenta segundos.
- Balance para frente e para trás.
Há posturas que não são indicadas para mulheres grávidas ou pessoas com problemas de coluna. Nesses casos, você deve consultar um profissional.
De qualquer modo, agora você já sabe que podemos praticar Yoga para perder peso. Sempre devemos acompanhar os exercícios de uma dieta equilibrada, hidratação e um descanso adequado. Namaste!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.