Exercícios para trabalhar todo o seu abdômen

8 de julho de 2019
Se você é um daqueles esportistas que têm problemas com os abdominais, este artigo é ideal para você. Descubra algumas dicas para trabalhar todo o seu abdômen!

O abdômen é uma das partes do corpo que mais preocupa os esportistas. Neste artigo explicamos como você pode fazer exercícios para trabalhar todo o seu abdômen em uma semana inteira de treino. Você se anima a tentar?

Embora seja verdade que alguns conseguem alcançar abdominais definidos, outros têm dificuldade para tonificar a área e eliminar a gordura acumulada. Atingir o objetivo da definição é possível realizando os exercícios adequados e controlando a alimentação. 

A única forma de queimar a gordura da barriga é criando um déficit calórico. A maneira mais saudável de fazer isso é através do exercício constante, seja cardio ou musculação, e de uma dieta saudável e baixa em calorias.

Tenha em mente que fazer tudo isso não é uma garantia de que você perderá gordura abdominal. Isso depende da sua genética, da sua idade e dos seus hormônios, entre outros fatores que nem sempre estão sob seu controle.

No entanto, você deve saber que é possível melhorar o abdômen introduzindo os exercícios apropriados no treino. A seguir, preparamos um treino para uma semana inteira que permitirá que você trabalhe a área adequadamente.

Exercícios para trabalhar todo o seu abdômen

1. Abdominal lateral

O abdominal lateral testa seu equilíbrio enquanto você trabalha seus músculos oblíquos. Para realizá-lo você deve se posicionar no chão e se inclinar para o lado direito, enquanto apoia a palma da mão direita no chão.

Mantendo seu peso, estenda lentamente a perna esquerda. Lembre-se de que a mão esquerda deve estar atrás da sua cabeça.

Em seguida, levante a perna até a altura dos quadris, enquanto estende o braço sobre a perna com a palma da mão para a frente. Retorne à posição inicial e repita de 6 a 8 vezes. Você pode começar com duas séries de 10 repetições e depois mudar de lado.

O abdominal lateral testa seu equilíbrio enquanto você trabalha seus músculos oblíquos

2. Prancha

Em segundo lugar, a prancha é uma forma incrível de trabalhar seu abdômen. Fazer este exercício com o apoio dos cotovelos favorece um maior trabalho dos músculos. No entanto, se você é iniciante, comece apoiando as mãos no chão.

Basicamente, você deve começar com os antebraços no chão e os joelhos levantados, de modo que apenas seus dedos dos pés e braços toquem o chão.

Certifique-se de contrair seus abdominais e manter as costas retas todo o tempo. Mantenha a posição por 30 segundos a dois minutos completos. Se você quiser um desafio adicional, tente realizar a prancha com um equipamento de suspensão TRX.

A prancha é uma forma incrível de trabalhar seu abdômen

3. Giro russo

O giro russo é realmente a maneira mais eficaz de tonificar os músculos oblíquos. Comece sentado no chão com um haltere na mão e levante os pés do chão. Os joelhos devem ficar flexionados e a parte superior do corpo deve ser levantada para criar uma forma de V com as pernas.

O exercício consiste em mover o halter de um lado do corpo para o outro, de preferência tocando o peso no chão de cada lado durante cada repetição. Faça isso de 30 segundos a um minuto, descanse alguns segundos e repita.

O giro russo é realmente a maneira mais eficaz de tonificar os músculos oblíquos

4. Abdominal vertical

Deite-se no chão com as pernas para cima, retas ou ligeiramente dobradas, e direcione as solas dos pés para o alto. Imagine que você está segurando algo frágil com os pés, como se fosse uma bandeja de copos cheios de água.

Levante seu corpo direto para cima até que seus quadris fiquem ligeiramente separados do chão. Este é um movimento muito simples, mas muito intenso. Faça-o lentamente e realize de 1 a 3 séries de 12 a 20 repetições.

O abdominal vertical é um movimento muito simples, mas muito intenso

5. Exercícios de cardio

O cardio é uma das melhores maneiras de perder calorias e queimar gordura, o que te permitirá definir seu abdômen. É importante destacar que seu corpo se adapta rapidamente à intensidade do exercício.

Isso significa que se você faz constantemente o mesmo exercício cardiovascular em um ritmo idêntico durante um longo período de tempo, seu corpo se adapta e os resultados passam a ser menores. Varie o treino!

O cardio é uma das melhores maneiras de perder calorias e queimar gordura

Antes de terminar, lembre-se que o mais importante é que você não precisa de nenhum equipamento especial para trabalhar seu abdômen.

Como você pode observar, você pode fazer uma grande variedade de exercícios somente com seu próprio peso corporal. Então, o que você está esperando para começar a trabalhar todo o seu abdômen desta maneira tão simples?