Você conhece a novidade Bokwa Fitness?

3 de fevereiro de 2020
O Bokwa Fitness está se tornando cada vez mais popular entre os atletas. Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre essa nova modalidade e os resultados que você pode esperar dela.

O Bokwa Fitness é uma nova modalidade em grupo que aproveita o impacto de músicas com ritmos fascinantes para exercitar os músculos do corpo. Os passos são simples de serem executados e memorizados, tornando-a assim uma atividade de coordenação ideal para as pessoas de todas as idades.

Como atividade em grupo, ela possui uma abordagem inovadora e completamente diferente, o que faz com que ela esteja cada vez mais presente na maioria das academias. Esse tipo de exercício garante ao mesmo tempo diversão e benefícios musculares.

Basicamente, este é um treino com exercícios cardiovasculares estimulantes e viciantes ao ritmo de uma música. Portanto, trata-se simplesmente de sentir a música e se mexer livremente!

Os movimentos do Bokwa Fitness consistem em tentar desenhar figuras e letras com os pés. Graças a essas combinações, os atletas podem memorizar as coreografias facilmente e também criar novas coreografias de forma independente, sem a ajuda do professor.

No entanto, o papel do monitor no início das aulas é uma das chaves para os participantes.

O Bokwa Fitness é um programa de cardio intenso para a dança e o condicionamento físico que é muito fácil de aprender. Outro destaque é que as aulas são tanto para jovens quanto para idosos de todos os níveis e condições físicas.  

Devido à mistura da música usada durante as aulas, os passos divertidos e previsíveis e a grande motivação gerada nos participantes, estes se tornam viciados no Bokwa Fitness. Embora seja necessária uma certa capacidade de coordenação, a diversão tem prioridade sobre a memorização da coreografia.

Quais são as origens do Bokwa Fitness?

O Bokwa Fitness é um programa de exercícios de dança baseado na tradição musical sul-africana de Kwaito. O fundador foi Paul Mavi, que projetou o Bokwa em 2002 em Los Angeles, e ele agora se espalhou pelas academias do mundo inteiro.

Bokwa Fitness

De fato, essa dança inspirada na África do Sul faz sucesso em todas as academias, pois ela é uma mistura de dança africana com referências ao boxe, às artes marciais e à musculação.   

Essa simples atividade de dança em grupo é diferente de qualquer outro programa de treinamento existente até o momento. Uma das peculiaridades do Bokwa Fitness é que os passos de dança são baseados em letras e números, não em coreografias.

Portanto, o fato de poder controlar os passos rapidamente torna o exercício fácil e agradável, ao contrário de outros esportes que exigem concentração permanente e muito mais prática.

Como atividade física, o Bokwa Fitness é uma boa maneira de aliviar o estresse após um dia de trabalho duro. Além disso, ele também pode melhorar o condicionamento físico significativamente em termos de cardio e musculatura. Se você experimentar, temos certeza de que você não vai se arrepender!   

Quais partes do corpo são trabalhadas?

Essa atividade é uma combinação de boxe e dança que aprimora as pernas e te deixa de bom humor. É um exercício cardiovascular que coloca todos os músculos do seu corpo em movimento.

Por isso ele é excelente para queimar calorias e manter a forma. De fato, essa dança aumenta a resistência muscular, a força e a resistência, permitindo assim um impacto na maioria dos músculos do corpo.

Bokwa Fitness

Como você pode imaginar, a parte inferior do corpo não tem descanso no Bokwa Fitness. A sequência de movimentos envolve os glúteos, coxas e panturrilhas. Trata-se de uma atividade principalmente de cardio e a maioria das aulas geralmente dura aproximadamente 45 minutos.

Além disso, você também deve saber que as exigências de cada sessão são variáveis e, como é óbvio, é possível queimar mais ou menos calorias de acordo com a intensidade da execução dos movimentos. No entanto, não tenha dúvidas de que o seu abdômen será fortalecido e você perderá os quilos a mais.

Em conclusão, independentemente de você ter ou não aptidão para a dança, o Bokwa Fitness é adequado para todos os níveis de condicionamento físico e para todas as idades. 

Se você estiver interessado em praticá-lo, lembre-se de que é essencial se equipar com um bom calçado para evitar qualquer tipo de lesão inesperada. A partir daí, é hora de aproveitar!

  • Popović, K., & Popović, K. (2018). Business-to-Business Case Story: Bokwa Fitness. In Satellite MarketingTM (pp. 173–180). Productivity Press. https://doi.org/10.1201/9781315381657-7