Exercícios cardiovasculares de baixo impacto

4 de outubro de 2019
Se você está pensando em entrar no vasto mundo dos exercícios cardiovasculares, considere as alternativas a seguir. Neste artigo mostramos algumas opções de baixo impacto.

Talvez você pense que fazer cardio é para pessoas muito treinadas ou que vão à academia há muito tempo. No entanto, podemos realizar exercícios cardiovasculares de baixo impacto sendo iniciantes. Falaremos mais sobre isso neste artigo.

Exercícios cardiovasculares: no seu próprio ritmo

Não importa se você nunca foi à uma academia em sua vida ou se a deixou há muito tempo. Os exercícios cardiovasculares podem se adaptar ao seu estado atual, ao seu condicionamento físico e aos seus objetivos.

Para que dê os resultados esperados, você não deve abandoná-los ou encará-los como uma obrigação. Recomendamos que você comece devagar, no seu próprio ritmo e sem impor esforços impossíveis.

A ideia é que você curta realizar os exercícios, não que não se divirta e que não tenha interesse nem em vestir sua roupa de academia. Você nem precisa se matricular em uma academia, já que tem a possibilidade de se exercitar em casa ou em um parque. Existem muitas opções além do running!

Exercícios cardiovasculares de baixo impacto

Não importa o que você faça, o que importa é que você se mova. Sob esse preceito, você pode fazer quase tudo o que gosta e tudo o que quiser. Mas se você não sabe qual disciplina escolher, recomendamos algumas opções de exercícios cardiovasculares para iniciantes:

1. Nadar

A natação é um dos esportes mais completos e se adapta a todas as idades. Você pode “apenas” nadar  ou realizar alguma outra atividade na água, como a hidroginástica.

O melhor de tudo é que você não sentirá o impacto do exercício nos joelhos ou em qualquer outra articulação. Sem perceber, você estará trabalhando seus músculos de uma maneira incrível.

Exercícios cardiovasculares para iniciantes

2. Caminhar

Se você quer perder peso, os médicos provavelmente te aconselharão a caminhar. Não é necessário caminhar por quilômetros, mas pelo menos dar algumas voltas ao redor do quarteirão todos os dias.

Pouco a pouco você pode aumentar a distância e a velocidade, buscando terrenos com alguma inclinação ou dificuldade. Você pode, inclusive, segurar bastões e praticar o que é conhecido como “caminhada nórdica”, um exercício da moda e com muitos benefícios.

Se você acha entediante ou você não tem interesse em andar na rua (ou em qualquer outro local ao ar livre), recomendamos que você dê uma chance à esteira. Não importa a época do ano ou o clima… há pessoas, inclusive, que assistem a uma série ou a um filme enquanto caminham.

3. Calistenia

O próprio peso do corpo pode ser usado para fazer exercícios se formos profissionais ou iniciantes. É aconselhável começar com um treino de baixo impacto. Você pode fazer, por exemplo, abdominais, agachamentos, flexões, lunges, etc.

4. Remar

Trata-se de um exercício de baixo impacto muito interessante. Antes de descartá-lo por não morar perto de um rio ou lago, você pode experimentá-lo na academia. Existem máquinas que permitem simular o movimento do remo sem problemas.

Existem máquinas que permitem simular o movimento do remo sem problemas.

5. Andar de bicicleta

Outra opção de exercício cardiovascular de baixo impacto, desde que pedalemos lenta e conscientemente. Se você não tem uma bicicleta ou não gosta de fazer exercícios ao ar livre, sempre há a opção de usar uma bicicleta de spinning na academia.

No entanto, a prática ao ar livre oferece benefícios adicionais, como estar em contato com a natureza.

6. Esquiar

Sim, também é uma atividade física de baixo impacto. Embora sejam necessários prática e conhecimento básico, pode ser uma excelente ideia para treinar quando estiver frio e nevando. Assim como no remo, existem equipamentos que simulam esses movimentos.

7. Zumba

A zumba é uma prática cada vez mais difundida em todo o mundo, que combina a dança com certas coreografias. É o exercício da moda entre as mulheres, que passam um tempo divertido se movendo com músicas atuais.

Além disso, por ser praticada em grupo, tem como benefício o fator social. Pode ser o que você precisa para formar um grupo de amigos com os mesmos gostos.

O aeróbico é um exercício que, sem dúvida, podemos incluir no treino cardiovascular

8. Aeróbico

O aeróbico é um exercício que, sem dúvida, podemos incluir no treino cardiovascular, desde que o façamos no nosso próprio ritmo. Se você não tem problemas no joelho, pode usar o step (ou subir e descer as escadas).

Converse com o instrutor responsável para que ele ofereça alternativas de baixo impacto dentro do treino. Aos poucos você verá como terá mais capacidade para completar sessões intermediárias e avançadas.

Como você pode ver, os exercícios cardiovasculares não são apenas para pessoas experientes, há opções de baixo impacto. Portanto, não hesite em praticar vários até encontrar o que você mais gosta!

  • Borgarello, G. (2015). Entrenamiento para personas con obesidad mórbida. GymRutina.
  • Serratosa Fernández, L. (2001). Adaptaciones cardiovasculares del deportista. In 2do. Congreso Virtual de Cardiología Congreso Internacional de Cardiología por Internet. Retrieved from http://www.fac.org.ar/scvc/llave/PDF/serratoe.PDF
  • González-Montesinos, J. L., Vaz Pardal, C., Santos, J. R. F., Muñoz, A. A., Sepúlveda, J. L. C., & De Los Monteros, R. G. E. (2012). Efectos del entrenamiento de la musculatura respiratoria sobre el rendimiento. Revisión bibliográfica. Revista Andaluza de Medicina Del Deporte. Elsevier Doyma. https://doi.org/10.1016/S1888-7546(12)70025-4
  • Bonilla, J. F., Msc, B., Moreno Zabaleta, J. C., Jf, B., & Jc, M. (2010). Continuos and intervalic training on cardiovascular fitness in sedentary women. Rev. Cienc. Salud8(1), 31–41.