Uma vida fitness é uma vida mais saudável
A palavra fitness está na moda: podemos vê-la nas redes sociais, na publicidade, nas revistas… Mas o que exatamente ela significa? Quais são os benefícios de viver uma vida mais saudável? Como começo a aproveitar suas vantagens? Vamos falar sobre tudo isso no artigo a seguir.
Por que levar uma vida fitness?
Mais além de estar bem para o verão ou para as férias, ser fitness é um estilo de vida; é manter nossos corpos saudáveis tanto por dentro quanto por fora. Não podemos nos esquecer de que ele é o veículo com o qual devemos viver diariamente e, portanto… Ele merece ser bem tratado!
O sedentarismo, o excesso de peso e outros maus hábitos vão contra a filosofia fitness. Não precisamos perder 20 quilos em um mês ou ir à academia todos os dias para cuidar do nosso corpo; mas devemos prestar atenção às coisas que fazemos que possam ter efeitos prejudiciais.
Chaves para um estilo de vida mais fit e saudável
Como mencionado anteriormente, não é uma questão de obsessão com academia e dieta; mas sim de encontrar o equilíbrio saudável entre o exercício físico, a alimentação e as nossas obrigações.
É fundamental que o corpo receba a quantidade certa de calorias por dia e que esteja bem nutrido, além de descansar o suficiente para se recuperar do treino.
Para levar uma vida saudável e seguir as leis fitness, você deve se lembrar de que você não está disputando uma corrida de alta velocidade, mas sim uma maratona: mantenha o objetivo em vista e faça pequenas melhorias todos os dias. E mantenha essas mudanças ao longo do tempo!
Alguns segredos que podem ser úteis:
1. Defina uma meta
O objetivo pode ser perder peso, reduzir o colesterol, ter uma aparência melhor ou usar certas roupas. Quando você começar a levar uma vida saudável, mantenha esse objetivo em mente, mas não fique obcecado com ele, pois isso é contraproducente. Faça as mudanças lentamente, seja perseverante e se comprometa.
Também recomendamos que você determine pequenos objetivos. Desta forma, você não vai se sentir frustrado quando vários dias tiverem se passado mas a balança ainda não marcar o que você deseja.
Por exemplo, você pode ter a meta intermediária de reduzir um quilo por semana ao invés de quatro em um mês. Na verdade, dá na mesma, mas ir superando cada degrau vai te dar confiança suficiente para continuar com a vida fit.
2. Faça compras mais inteligentes
Em primeiro lugar, não faça as compras com o estômago vazio… Isso vai fazer você pagar por coisas que você não quer ou que não são saudáveis! Tente dividir suas compras entre o supermercado e as lojas de alimentos naturais.
Prepare o menu da semana com antecedência e tente sempre ter vários ingredientes ou lanches saudáveis à mão para quando estiver com fome e não tiver tempo para cozinhar.
Um truque muito eficaz é deixar uma cesta com frutas na mesa da cozinha (ou na bancada). Assim, quando a ansiedade atacar, ela pode ser neutralizada com uma maçã e não com um pacote de batatas fritas.
3. Beba muita água
Diga adeus aos refrigerantes, tente beber menos café e deixe o álcool apenas para os finais de semana ou ocasiões especiais. Para saciar a sua sede, a melhor opção é a água, que também hidrata as células, não incha o abdômen e não tem açúcares e outras substâncias nocivas à saúde.
Você também pode incluir infusões; como por exemplo, o chá verde ou qualquer outro chá, desde que você os adoce com mel ou stévia, não com açúcar. Adicione limão, gengibre ou folhas de hortelã para melhorar o seu sabor. E, é claro, não se esqueça dos smoothies e vitaminas de frutas que te hidratam e ao mesmo tempo te alimentam.
Levar uma vida saudável é mais fácil do que você imagina. É apenas uma questão de encarar isso como um objetivo e não se render. Siga sem pressa mas sem parar e, assim, os resultados vão ser mantidos!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Riebe, D., Greene, G. W., Ruggiero, L., Stillwell, K. M., Blissmer, B., Nigg, C. R., & Caldwell, M. (2003). Evaluation of a healthy-lifestyle approach to weight management. Preventive medicine, 36(1), 45-54.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.