6 alimentos pré-treino: como potencializar seu treino

· 18 de setembro de 2018
Para aproveitar ao máximo o treinamento, você precisa saber quais alimentos você deve comer antes de se exercitar.

A maioria das pessoas presta mais atenção às refeições após o treinamento e pouquíssimas dão importância suficiente aos alimentos pré-treino. Isso é um erro.

A verdade é que a nutrição adequada antes do exercício é essencial para que o corpo tenha a energia necessária durante todo o treinamento.

A importância dos alimentos pré-treino

Em muitas ocasiões, as pessoas que estão seguindo uma dieta ou exercícios especiais em busca de um objetivo como perder peso ou ganhar massa muscular, são mais focadas na nutrição pós-treino. No entanto, a refeição pré-treino é tão importante quanto o que você come depois de se exercitar.

Por outro lado, há um mito famoso que não consumir nenhum tipo de alimento antes do treinamento irá acelerar a queima de calorias. Essa premissa não é apenas falsa, mas também perigosa.

Fazer exercícios em jejum pode descompensar o corpo e causar tontura, desmaios e mal-estar geral. Além disso, o corpo não terá a mesma carga de energia para fazer o treinamento de forma otimizada.

Os alimentos que você deve comer antes de se exercitar são tão importantes quanto a alimentação do resto do dia. Na verdade, a refeição pré-treino é especialmente projetada para fornecer ao corpo a energia de que tanto precisará.

Com os alimentos recomendados, o desempenho durante e após o exercício será melhor. Devemos reconhecer a importância dos alimentos pré-treino e escolher os mais adequados. Afinal, essa é a chave para alcançar os objetivos desejados.

Os alimentos que você deve comer antes de se exercitar

Carboidratos

Uma travessa de macarrão

Os carboidratos são uma fonte estável de energia. Alimentos que contêm carboidratos são necessários para que o corpo se mantenha com muita energia durante todo o treinamento.

Lembre-se de que nem todos os carboidratos são recomendados, especialmente se a pessoa estiver em uma dieta especial.

Nesse caso, os carboidratos mais recomendados para comer antes do exercício são frutas, cereais, arroz e até macarrão. Um copo de aveia ou banana assada também podem ser excelentes alimentos pré-treino .

Sucos de vegetais variados

Os sucos vegetais são sempre uma opção excelente e saudável para se alimentar antes de praticar qualquer tipo de exercício. Os sucos mais recomendados são os de vegetais verdes. No entanto, de acordo com o gosto da pessoa, diferentes combinações de vegetais podem ser criadas.

Fibra

fibra é sem dúvida uma das melhores fontes de energia. Por isso, é sempre uma boa opção consumi-la antes do treino para que o corpo tenha energia suficiente durante e após o exercício. A fibra pode ser encontrada em uma grande variedade de cereais e também em algumas frutas.

Proteínas

O consumo de proteínas em quantidades moderadas também é recomendado. A razão? As proteínas tornam mais fácil para o corpo criar ou formar tecidos nos diferentes músculos que serão exercitados. Portanto, seu consumo é de extrema importância para o atleta.

Açúcar

Torrões de açúcar

O açúcar também é um componente recomendado para o pré-treino. Ele desempenha um papel fundamental no bom desempenho do organismo durante o exercício, bem como no resto do dia.

Naturalmente, o consumo de açúcar deve ser moderado e, de preferência, através de opções como o açúcar natural presente nas frutas.

Líquidos

Manter o corpo bem hidratado também é fundamental para um desempenho ideal. Em muitas ocasiões, as pessoas se concentram mais na hidratação durante o exercício. No entanto, é necessário começar a hidratar o corpo antes do treino.

É aconselhável beber bastante água e também bebidas esportivas que contenham sódio. Dessa forma, o atleta terá a hidratação que seu corpo requer.

O consumo de alimentos antes do exercício deve ser moderado. É melhor comer alguns dos alimentos recomendados acima, mas sempre em pequenas quantidades e pelo menos uma hora antes de iniciar o treinamento.

Os alimentos que você deve ingerir antes do exercício devem complementar sua rotina diária de treinamento e alimentação. Não só é importante comer antes do exercício, mas também fazê-lo da maneira certa.  Escolher os alimentos mais apropriados para dar ao corpo energia suficiente é a chave para alcançar os objetivos propostos.