Treinamento funcional: o que é e quais seus benefícios?

5 de fevereiro de 2019
Saiba o que é um treinamento funcional, uma maneira de se exercitar sem perder tempo nem fazer grandes esforços; aproveite cada momento que puder para treinar.

Talvez você já tenha ouvido ou lido sobre treinamento funcional… Mas o que é isso? É uma das maneiras de se exercitar que mais está na moda atualmente, porém vamos ver para o que ele serve. Qualquer um pode escolhê-lo como exercício? Vamos responder a estas e outras perguntas no artigo a seguir.

Treinamento funcional: o que é?

Cada vez mais pessoas – muitas delas celebridades – estão praticando o treinamento funcional. E, certamente, isso faz com que as academias que o oferecem também aumentem.

Se mantivermos a sua definição oficial, poderíamos dizer que se trata de uma modalidade onde são feitos exercícios que levam em consideração o funcionamento natural do corpo. Isso significa que os músculos são exercitados imitando o cotidiano, ou seja, aquilo que fazemos no dia a dia.

mulher diante de escadaria

A melhor parte deste tipo de treinamento é que ele nos permite fazer nossas tarefas de uma forma mais adequada e com um risco menor de lesão.

Os princípios do treinamento funcional são melhorar a postura e ter mais força e resistência, mas ele não é pensado para atletas de elite, mas sim para pessoas comuns. Portanto, ele não segue as mesmas leis que as sessões com aparelhos na academia, por exemplo.

Isso mesmo, porque ao contrário dos aparelhos, o treinamento funcional não trabalha isoladamente os grupos musculares. Portanto, você não vai treinar pernas em um dia, costas em outro, braços no terceiro e assim por diante. Você vai mover o corpo todo, todos os dias!

Além disso, você nunca vai ficar entediado, porque cada sessão é diferente da anterior. Você não vai mais precisar fazer as famosas séries ou repetições dos exercícios para conseguir tonificar, fortalecer ou reduzir medidas.

Quais são os benefícios do treinamento funcional?

Embora se possa pensar que ele é algo moderno e que chegou nas academias neste século, o fato é que o treinamento funcional começou nos anos 80, mas foi baseado em um treinamento russo dos anos 20.

Michael Boyle é o criador dessa modalidade que usa os movimentos naturais e dinâmicos do corpo para fortalecê-lo e trabalhá-lo. Com o passar do tempo, ele deixou de ser um treino para evitar dores nas costas e passou a ser uma das melhores opções para emagrecer, fazer cardio e definir os músculos.

movimentos naturais como o agachamento

Em cada sessão os exercícios são de grande intensidade, mas feitos em um tempo muito curto. Uma aula pode durar cerca de 30 minutos e ter os mesmos resultados – ou até mesmo melhores – do que uma hora fazendo exercícios de cardio ou aeróbicos.

Em um treino típico, inúmeros movimentos são trabalhados e alguns acessórios ou complementos são adicionados. Um deles é a corda, graças à qual a estabilidade e a força abdominal são trabalhadas.

Benefícios

Os benefícios, que começam a ser vistos logo após o início do treinamento, desde que a pessoa seja consistente e tenha uma alimentação saudável, são os seguintes:

  • Melhora a mobilidade articular e muscular
  • Tem um alto gasto calórico, portanto serve para emagrecer
  • Trabalha os músculos principais e secundários
  • Tem um impacto favorável em várias habilidades motoras, tais como equilíbrio, coordenação e agilidade, por exemplo
  • Permite manter uma postura corporal adequada e reduz dores
  • É muito divertido, elimina o estresse e favorece a integração social
  • Fortalece o core, ou área abdominal, bem como as costas e a lombar
  • Reduz o tempo que passamos na academia, já que as aulas não ultrapassam meia hora de duração

A melhor parte de tudo é que o treinamento funcional pode ser praticado por quase todo mundo, porque as aulas são montadas sob medida e os exercícios vão dos mais simples aos mais complicados. Assim, consulte um treinador para saber como e quando começar, de acordo com as suas capacidades.