Treinamento funcional em casa para o corpo todo

· 3 de novembro de 2018
Manter nosso corpo ativo e saudável deveria ser uma das tarefas mais importantes em todos os momentos de nossas vidas. Há um tipo de exercício que pode ser adaptado perfeitamente até mesmo para treinar em casa: o treinamento funcional

Sem dúvidas o treinamento funcional tornou-se uma das opções favoritas para muitas pessoas quando o objetivo é exercitar seu corpo para manter a saúde ou melhorar seu desempenho atlético. Você sabia que é possível realizar um treinamento funcional em casa?

Entre os muitos benefícios que apresentaremos abaixo, um dos mais destacados é que você pode executar um treinamento funcional em casa perfeitamente. Assim, você pode se adaptar pouco a pouco até que você decida começar a academia.

Claro, você também pode continuar a tirar proveito disso no conforto da sua casa por um período indefinido de tempo. Você está interessado em aprender mais sobre esses exercícios? Nós te contaremos tudo o que você precisa saber sobre eles.

Benefícios do treinamento funcional

Mas, antes de falar dos exercícios, é necessário enfatizar as grandes vantagens que este tipo de exercício apresenta. Algumas delas são:

  • Permite fortalecer os músculos por meio de movimentos naturais e diários.
  • Ajuda a melhorar a estabilidade e a postura, uma vez que exercita o core, composto pelos músculos abdominais e lombares.
  • Melhora notavelmente a capacidade aeróbica.
  • Pode variar de acordo com os objetivos de cada um.
  • Baixo risco de lesão durante a prática e é muito útil para impedir que ocorram lesões em outras áreas.
  • Os resultados são vistos a curto prazo, porque muitas calorias são queimadas.
  • O próprio corpo é o eixo da rotina, que além de tudo também é muito fácil de aprender.
  • Cada indivíduo se exercita no seu ritmo e de acordo com suas habilidades.
Mulher fazendo abdominais em casa

Como fazer um treinamento funcional em casa

Geralmente, os circuitos de treinamento funcional envolvem um esforço significativo em curtos períodos de tempo. Por isso, além da facilidade de fazê-los sem sair de casa, existe a de precisarmos de poucos minutos para tirar proveito de seus notáveis benefícios.

A seguir, alguns exercícios de treinamento funcional em casa:

1. Burpee

Sem dúvidas, este é um exercício funcional por excelência. Já que o burpee, que exercita muitos músculos ao mesmo tempo, consiste em cair no chão com o tronco e as pernas retas. O ponto de apoio são as palmas das mãos e as pontas dos pés.

Alunos fazendo burpees em uma aula

Para retornar à posição inicial, devemos aproximar os pés o máximo possível das mãos e levantar com um pequeno salto. Com certeza a exigência aeróbica é muito grande neste exercício.

2. Agachamento

Outro clássico: o agachamento. Ele permite que você trabalhe suas pernas usando seu peso corporal. Para isso é essencial manter as costas retas quando você abaixa os quadris até a linha dos joelhos ou até abaixo deles.

Com o tempo, você pode adicionar dificuldade a este movimento com os agachamentos com salto —são iguais, mas nos levantamos com um salto leve— ou com os mais complexos, que são os agachamentos pistola. Nesse caso, um pé fica estendido para frente enquanto agachamos com o resto.

Estudos indicam que mesmo cargas leves já são úteis para melhorar nossos resultados. Você pode segurar algum objeto pesado da casa nas mãos enquanto agacha, se quiser.

3. Prancha

Pode ser frontal, lateral, com os pés abertos, com apoio nas palmas das mãos ou antebraços. As variáveis são muitas, todas igualmente benéficas. De maneira geral, a prancha permite exercitar o core com muito eficiência. Sem dúvidas, é um exercício essencial para um treinamento funcional em casa.

Mulher fazendo o exercício prancha

4. Flexões de braço

Em seguida, um ótimo recurso para trabalhar o peito e os braços. É a clássica flexão que tanto odiávamos na escola. Embora seja um exercício básico, é uma das formas favoritas de usar o peso corporal como ferramenta de treinamento.

Existe também a possibilidade de fazê-la com deslocamento lateral. O procedimento é quase o mesmo: fazemos a flexão de uma maneira normal e, uma vez que estamos com os braços e os pés esticados, nos movemos um passo para o lado antes de fazer outra repetição.

Se ficar muito difícil, você pode apoiar os joelhos. Estudos mostram que variações exercem diferentes pressões na lombar. Se sentir dores, apoie os joelhos.

5. Afundos

É outro dos exercícios mais reconhecidos nesta disciplina. Para começar, com as mãos na altura da cintura —você pode segurar halteres para adicionar peso, você deve trazer um pé à frente e dobrar os joelhos. Ao mesmo tempo em que a perna da frente deve servir como apoio, o outro joelho encosta no chão.

Mulher fazendo afundos na sala de casa

6. Levantamento terra

Além de tudo, usando um item como uma bola de ginástica ou peso kettlebell, você pode fazer um levantamento terra como se estivesse treinando em uma academia. A vantagem deste exercício é que ele permite simular o movimento que fazemos ao levantar uma caixa do chão, por exemplo.

É importante manter as costas retas enquanto fazemos este exercício. Além disso, devemos olhar para frente e a força deve ser feita com as pernas, não com a cintura.

Em suma, com esses exercícios simples de treinamento funcional em casa, você pode começar nesta atividade e permanecer ativo todos os dias. Você só precisa de um espaço adequado e alguns minutos por dia. Não espere mais para começar a se movimentar!