Vantagens e desvantagens de ter uma academia em casa

1 de fevereiro de 2020
Para instalar uma academia em casa, você deve considerar certos pontos que farão da sua decisão um sucesso ou um fracasso. Portanto, compartilharemos as vantagens e desvantagens de adquirir equipamentos para treinar por conta própria.

Frequentar a academia é uma das maneiras de manter o corpo saudável e em forma. Para encontrar uma alternativa à falta de tempo ou para ter mais comodidade, algumas pessoas decidem instalar uma academia em casa em vez de ir a uma. Quais as vantagens e desvantagens dessa decisão?

À primeira vista, ter uma academia onde você mora parece ótimo, pois você pode usá-la quando e como quiser. No entanto, após algum tempo, pode haver alguns inconvenientes, como falta de disciplina ou problemas com as máquinas.

Vantagens de uma academia em casa

Como mencionado anteriormente, se você pretende investir em uma academia em casa, é melhor observar as vantagens e desvantagens que compartilharemos abaixo.

1. Você economiza tempo e dinheiro

Ao ter todo o equipamento e acessórios para treinar em casa, você não precisa mais pagar a mensalidade de uma academia ou gastar dinheiro em transporte para ir até o local. Além disso, você pode gerenciar seu tempo como quiser e não se ater a nenhuma programação.

Logicamente, o gasto com máquinas, pesos e outros equipamentos para construir uma academia geralmente não é pequeno. No entanto, pode valer a pena fazer um grande investimento que fará você economizar a longo prazo.

Além disso, o tempo é outro elemento a favor de ter uma academia em casa. Muitos ficam satisfeitos ao saber que não perderão tempo ao precisar se locomover para um outro local, nem terão que mudar suas atividades para cumprir a programação da academia.

2. Liberdade em todos os sentidos

Ao montar uma academia em casa, você tem a liberdade de decorá-la, tocar a música que você gosta, fazer os treinos de sua escolha e usar as roupas com as quais você se sente mais confortável, independentemente da aparência.

Normalmente, as academias têm regras a serem seguidas. Às vezes, essas regras nos limitam em certos aspectos, como o uso do banheiro, armários para guardar nossas coisas ou a ingestão de alimentos.

Vantagens de uma academia em casa

Da mesma forma, há certos momentos do dia em que a academia está extremamente cheia. Isso dificulta o treinamento confortável, pois você pode ter que esperar a sua vez de usar uma máquina, pesos e bolas, entre outros equipamentos.

3. Variedade

Uma academia em casa nunca será chato, porque você tem o controle das atividades que realiza. Da mesma maneira, você pode implementar todo o conteúdo de treinamento ao qual você tem acesso.

Por exemplo, em alguns dias você pode fazer exercícios abdominais, Yoga e correr. Em outros dias, você pode fazer exercícios aeróbicos, musculação, burpees ou outros exercícios para aproveitar a sua academia personalizada.

Desvantagens de uma academia em casa

1. Falta de espaço

Um dos inconvenientes mais comuns de ter uma academia em casa é não ter espaço suficiente. As pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas acham difícil adaptar uma área da casa para instalar tudo.

Da mesma forma, se for possível criar um pequeno espaço para treinar e colocar as máquinas, é provável que seja bastante limitado e desconfortável.

2. Desculpas e falta de motivação, algo comum quando se tem uma academia em casa

O simples fato de estar em casa pode ser uma ótima desculpa para não treinar ou treinar menos. Distrações simples como televisão, dormir, usar redes sociais ou até tarefas domésticas podem ser muito poderosas.

Por outro lado, a presença de amigos e treinadores também desempenha um papel importante. Ao ficar completamente sozinho, fica mais difícil conseguir o entusiasmo para treinar. Você deve estar em constante busca de motivação para não perder o hábito de se exercitar.

3. Não saber como treinar corretamente

Algumas pessoas tentam treinar por conta própria, mas por não conseguirem ver os resultados, decidem se matricular em uma academia. O detalhe é que a maioria das academias inclui um profissional que lhe diz o que fazer para obter o melhor progresso.

Não saber como treinar corretamente

Portanto, como não há um treinador na sua casa, fica mais difícil encontrar os exercícios certos para cada indivíduo. Além disso, você corre o risco de se machucar fazendo um exercício errado ou ao usar uma máquina incorretamente.

Cada pessoa é única no mundo. Por esse motivo, para algumas pessoas, vale a pena ter uma academia em casa, mas há quem prefira ir até uma academia com profissionais treinados para ajudar.

Mas além da dúvida de ter uma academia em casa ou frequentar uma, o essencial é treinar e estar em forma. O ideal é avaliar o que melhor se adapta à sua personalidade e com o que você se sentiria mais confortável e, com base nisso, escolher o que pode beneficiá-lo.

  • Cranney, L., Phongsavan, P., Kariuki, M., Stride, V., Scott, A., Hua, M., & Bauman, A. (2016). Impact of an outdoor gym on park users’ physical activity: A natural experiment. Health and Place37, 26–34. https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2015.11.002
  • Kapperman, G., & Kapperman, G. A. (2017). You are your own gym. British Journal of Visual Impairment35(2), 178–180. https://doi.org/10.1177/0264619616685375
  • Khaghani-Far, I., Nikitina, S., Báez, M., Taran, E. A., & Casati, F. (2016). Fitness Applications for Home-Based Training. IEEE Pervasive Computing15(4), 56–65. https://doi.org/10.1109/MPRV.2016.76